Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas para cozinha: espécies e dicas de cultivo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plantas para cozinha

A cozinha é o cômodo da casa preferido pela maioria das pessoas, isso porque lá é o local onde se prepara as refeições, além de ser um ponto  de encontro de amigos e familiares. Portanto, é um espaço  que merece uma decoração acolhedora e as plantas para cozinha podem ajudar.

Pensando nisso, nós selecionamos várias ideias de decoração com plantas e flores para cozinha, assim você pode se inspirar e montar um cantinho com elementos da natureza dentro de casa.

Quais plantas podem ser colocadas na cozinha?

As plantas são ótimas referências para a decoração de ambientes, como a cozinha, para adicionar um toque de cor, purificar o ar e até cultivar produtos frescos que podem ser utilizados para o preparo de alimentos e chás. A seguir, confira 5 tipos de plantas ideias para viver na sua cozinha:

1. Plantas para cozinha: cactos e suculentas

planta de cozinha
Cactos e suculentas são plantas se adaptam bem a uma variedade de diferentes condições de luz.

Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Ambas são ótimas opções de plantas para cozinha. Elas se adaptam com facilidade em diversos ambientes e não se importam com temperaturas mais quentes. Além disso, elas costumam armazenar água em seu interior, não necessitando de regas frequentes, o que as torna plantas muito fáceis de cuidar.

No entanto, por armazenar água com facilidade, os cactos e suculentas necessitam de cuidados na hora das regas, afinal, excesso de água pode acabar apodrecendo a planta. Portanto, o ideal é que estas plantas sejam regadas uma vez na semana.

É importante fazer a verificação do solo antes de oferecer água a ela. Para isso, basta  colocar o dedo na terra para ver se está úmida. As espécies mais indicadas de plantas para cozinha são: 

  • Jibóia;
  • Língua de sogra;
  • Zamioculca.

2. Ervas, temperos e hortaliças

planta para cozinha
Não poderíamos fazer esta lista de plantas para cozinha sem incluir ervas, temperos e hortaliças.

Consumir alimentos da sua própria horta faz bem tanto para a saúde quanto para o bem estar, além disso, ter uma horta na própria cozinha é uma chave para a praticidade. Além de deixar o ambiente decorado, bonito e aromático, ter uma horta na cozinha facilita na hora do preparo das refeições. Afinal, imagina a praticidade de já colher um talo de salsa direto do seu vasinho?

Conhecidas como PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), o manjericão, salsinha, alecrim, cebolinha, orégano, hortelã, tomilho, alfazema são algumas opções de ervas e temperos fáceis de cultivar, que não ocupam tanto espaço e se dão muito bem dentro de cozinhas.

No entanto, vale ressaltar que as hortaliças necessitam de iluminação natural, portanto, o ideal é que elas sejam colocadas próximas de portas ou janelas. Além disso, é interessante usar vasos e jardineiras autoirrigáveis para facilitar o cultivo. 

3. Plantas para cozinha: folhagens

plantas para colocar na cozinha
As folhagens são ótimas opções para decorar ambientes internos.

Caso você não seja adepto da horta, outras opções de plantas para a cozinha são as folhagens. Entre elas, existe uma variedade de plantas que se dão bem nas cozinhas, como é o caso da zamioculca e da espada-de-são-jorge. Para quem gosta de planta pendente, uma ótima opção é a hera ou as samambaias.

4. Flores para cozinha

cozinha decorada com plantas
Para quem gosta de flores, as violetas e bromélias são alguns dos tipos quem podem ser cultivados na cozinha.

Para os apaixonados por flores, o antúrio, a bromélia, as violetas e as orquídeas, podem ser ótimas opções para colorir o ambiente. Além disso, todas elas são plantas fáceis de cuidar. No entanto, para florescer constantemente, estas plantas necessitam da luz solar, assim, suas flores ficam mais bonitas e coloridas. Portanto, garanta que as plantas fiquem próximas de janelas.

Caso contrário, é importante levar as plantas para fora algumas vezes na semana para receber luz. É importante que as flores não recebam temperaturas muito altas, portanto, jamais deixe elas próximas do fogão. 

5. Plantas grandes para cozinha

jardim em casa
Cultivar e cuidar da sua própria seringueiras na sua cozinha é possível, basta seguir os cuidados necessários da planta.

Já pensou em ter uma planta grande para sua cozinha? Se é isso o que está procurando, temos uma ótima opção, as seringueiras (Ficus elásticas). Da família da figueira, essa espécie é muito adaptável a ambientes fechados, basta seguir um cronograma regular de poda para manter o seu tamanho e forma sob controle.

Pode ter plantas na cozinha?

As plantas na cozinha deixam o ambiente mais cheio de vida e cores, além de tornar o cômodo mais aconchegante. Contudo, nem todas as espécies se dão bem em cozinhas, afinal, algumas plantas necessitam de luminosidade ou são sensíveis ao calor. 

E como bem sabemos, a cozinha é uma região suscetível a altas temperaturas, uma vez que o uso do fogão e do forno podem ser frequentes. Então, o grande desafio é conhecer as espécies e ver como é a adaptação a ambientes fechados, como a cozinha. 

flores de decoração

No Blog da Cobasi, você encontra esse tipo de informação sobre os tipos de plantas que mencionamos, como muitas outras espécies.

Se estiver procurando por soluções para montar e cuidar do seu jardim, basta visitar o nosso setor de jardinagem, lá você encontra vasos, plantas, adubo, substrato e tudo o que é essencial para cuidar da sua planta para cozinha

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Reginaldo Fernandes Costa disse:

    Achei muito oportunas as dicas

Deixe o seu comentário