Plantas para cozinha: quais as melhores plantas para decorar este ambiente?

Compartilhar:


plantas para cozinha

As plantas para cozinha são ótimas referências para a decoração do ambiente, mas elas podem ir além disso, sendo utilizadas para o preparo de alimentos e chás. No entanto, é importante ressaltar que nem todas as plantas podem se dar bem com a cozinha

A cozinha é o cômodo da casa preferido pela maioria das pessoas, isso porque lá é o local onde se prepara as refeições, além de ser um local de encontro de amigos e familiares. Portanto, é um local que merece uma decoração acolhedora e as plantas podem ajudar. 

Quais as melhores espécies de plantas para cozinha?

As plantas na cozinha deixam o ambiente mais cheio de vida e cores, além de deixar o cômodo mais aconchegante. Contudo, nem todas as espécies se dão bem em cozinhas, afinal, algumas plantas necessitam de luminosidade ou são sensíveis ao calor.  

E como bem sabemos, a cozinha é uma região bem suscetível a altas temperaturas, uma vez que o uso do fogão e do forno podem ser frequentes

Por isso, separamos algumas espécies de plantas que se dão bem em cozinhas para você se inspirar e aprender como cultivar. 

Cactos e suculentas:

Os cactos e as suculentas são ótimas opções de plantas para cozinha. Elas se adaptam com facilidade em diversos ambientes e não se importam com temperaturas mais quentes. Além disso, elas costumam armazenar água em seu interior, não necessitando de regas frequentes, o que as torna plantas muito fáceis de cuidar

No entanto, por armazenar água com facilidade, os cactos e suculentas necessitam de cuidados na hora das regas, afinal, excesso de água pode acabar apodrecendo a planta

Portanto, o ideal é que estas plantas sejam regadas uma vez na semana. Além disso, é importante fazer a verificação do solo antes de oferecer água a ela. Para isso, basta enfiar o dedo na terra para ver se está úmida. 

Ervas, temperos e hortaliças:

Consumir alimentos da sua própria horta faz bem tanto para a saúde quanto para o bem estar, além disso, ter uma horta na própria cozinha é uma chave para a praticidade

Além de deixar o ambiente decorado, bonito e aromático, ter uma horta na cozinha facilita na hora do preparo das refeições, afinal, imagina a praticidade de já colher um talo de salsa direto do seu vasinho?

Manjericão, salsinha, alecrim, cebolinha, orégano, hortelã, tomilho, alfazema são algumas opções de ervas e temperos fáceis de cultivar, que não ocupam tanto espaço e se dão muito bem dentro de cozinhas. 

No entanto, vale ressaltar que as hortaliças necessitam de iluminação natural, portanto, o ideal é que elas sejam colocadas próximas de portas ou janelas. Além disso, é interessante usar vasos e jardineiras autoirrigáveis para facilitar o cultivo. 

Damos outras dicas de como ter uma horta em casa neste texto

Folhagens:

Caso você não seja adepto a horta, outras opções de plantas para a cozinha são as folhagens. Entre elas, existe uma variedade de plantas que se dão bem nas cozinhas, como é o caso da zamioculca e da espada-de-são-jorge.  

Para quem gosta de planta pendente, uma ótima opção é a jibóia, hera ou as samambaias. No entanto, vale ressaltar que as samambaias não se dão bem em climas quentes e secos. 

plantas decorando a cozinha

Flores:

Para os apaixonados por flores, o antúrio, a bromélia, as violetas e as orquídeas, podem ser ótimas opções para colorir o ambiente. Além disso, todas elas são plantas fáceis de cuidar. 

No entanto, para florescer constantemente, estas plantas necessitam da luz solar, assim, suas flores ficam mais bonitas e coloridas. Portanto, garanta que as plantas fiquem próximas de janelas. 

Caso contrário, é importante levar as plantas para fora algumas vezes na semana para receber luz. Além disso, é importante que as flores não recebam temperaturas muito altas, portanto, jamais deixe elas próximas do fogão. 

Gostou dessas dicas de coração com plantas? Acesse nosso blog e leia mais sobre o tema:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Reginaldo Fernandes Costa disse:

    Achei muito oportunas as dicas

Deixe o seu comentário