Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode dar banho em cachorro com detergente?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pode dar banho com detergente em cachorro

Aposto que você já sabe como dar banho em cachorro, mas nessas horas é comum surgir dúvidas sobre se pode dar banho em cachorro com detergente. 

Isso porque ter um pet é sinônimo de gastar mais, afinal, o bichinho precisa de brinquedos, ração, visitas ao veterinário e muitos outros produtos de higiene, então, a fim de economizar, é comum querer dar banho no animal com o que já se tem em casa. 

Além disso, muitas vezes um tutor inexperiente não sabe os riscos de dar banho no pet com outros produtos e acaba acreditando que shampoos para bebê ou sabão de coco são bons para os animais. 

Pensando nisso, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre os banhos e quais produtos usar.

Faz mal dar banho em cachorro com detergente?

Aposto que você já ouviu falar que dar banho no cachorro com sabão de coco ou com detergente neutro é bom para os pelos. Mas a realidade é que isso não passa de um mito. 

Os detergentes são desenvolvidos para limpar profundamente objetos, por isso, eles são capazes de remover sujeira e gorduras pesadas. Eles são compostos à base de ingredientes químicos muito fortes para os animais, como amônio quaternário e ácido sulfônico.

Ou seja, se você também tem dúvidas se pode dar banho no gato com detergente, saiba que não é uma boa ideia, afinal, ele definitivamente não é um produto feito pensando no pH da pele dos animais. 

Mas você ainda acha o preço desses produtos muito bons e quer mais um motivo para não usar no seu pet? Eles não costumam trazer nenhum tipo de componente hidratante, ou seja, além de fazer mal para o pet, seus pelos ainda vão ficar ressecados.  

Sendo assim, um animal que toma banho com detergente está mais propenso a desenvolver dermatites, pelagem opaca e quebradiça, aumento na produção sebácea e mal cheiro. 

Mas então, o que pode ser usado para dar banho em pet?

O melhor produto para dar banho em cachorro é usar shampoos e condicionadores próprios para animais.

Esses produtos são elaborados levando em conta as características e necessidades dos peludos, como pH e a oleosidade natural do pet, que é responsável por formar uma proteção da pele. 

Os shampoos para animais são capazes de limpar o pet de maneira eficaz, deixando ele cheiroso e equilibrando o pH da pele, isso evita a proliferação de micro-organismos que podem gerar dermatites ou outros problemas de pele, como alergias e eczemas. 

Além disso, os produtos de higiene para pets vão além de apenas limpar o bicho, eles podem servir como tratamentos de hidratação e resconstrução de pelos, evitar a formação de nós, branquear os pelos amarelados ou dar viço aos pelos negros. 

Conheça alguns tipos de shampoo para cachorro

Shampoo Hipoalergênico: 

É bem comum alguns animais terem alergia a alguns componentes da fórmula dos shampoos, afinal, eles são como os humanos. Contudo, dificilmente o tutor irá conseguir identificar uma alergia no animal sem ser na prática, ou seja, testando outros shampoos. 

Entretanto, para quem já conhece ou suspeita que o animal possa ter alguma alergia, os shampoos hipoalergênicos são a melhor solução na hora do banho. Eles são elaborados com agentes específicos para peles mais sensíveis, não contém aromas e nem corantes. 

Shampoo antibactericida:

O shampoo bactericida geralmente é composto por algum componente específico, como clorexidine e miconazol. Esses componentes são fundamentais para o tratamento de infecções causadas por fungos ou bactérias.

Shampoo para cores específicas:

A pelagem dos animais também pode perder o brilho e desbotar. Isso ocorre por diversos fatores, como a idade, o ressecamento dos pêlos ou até mesmo alguns queimados do sol.

Para evitar isso, os shampoos para cores específicas agem como matizadores. É possível encontrar shampoo para pelos claros, que age promovendo o brilho e conservando a cor natural do pêlos; Shampoo para pêlos escuros devolvendo a cor e brilho e shampoos desamarelador, que como o nome sugere, colabora com desamarelamento dos pêlos brancos. 

Shampoo para filhotes: 

Os shampoos próprios para filhotes são formulados especialmente para o organismo dos pets que ainda está em formação. Ele é feito com ingredientes mais suaves para as peles sensíveis dos filhote.

Shampoo antipulgas:

Os shampoos antipulgas são ótimos aliados nos casos de infestações, no entanto, o shampoo é usado apenas como um auxiliar ao medicamento antipulgas, afinal, mesmo com o uso do shampoo algumas pulgas podem sobreviver.

Eles são elaborados com a base de piretróides e organofosforados, que servem para matar as pulgas, porém, é preciso cuidado, afinal, essas substâncias também podem intoxicar o pet.

shampoo para cachorro

Pode usar shampoo de bebê em cachorro?

É comum ver pessoas achando que shampoo de bebê  pode ser aplicado em cachorro por ser menos agressivo

Contudo, isso não passa de mais um mito. Os shampoos para humanos não devem ser aplicados aos animais, mesmo que no caso dos shampoos mais suaves, como no caso dos produtos infantis ou para recém nascidos. 

Isso porque normalmente os produtos para humanos possuem um pH mais ácido em relação aos produtos específicos para animais. Além disso, o shampoo para humanos possui outros aditivos cosméticos e fragrâncias que podem ressecar e até fazer mal para a pele do pet. 

Portanto, procure sempre um produto próprio para animais! 

Gostou dessas dicas? Acesse nosso blog para saber mais cuidados com os pets:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário