Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode ou não pode levar cachorro na praia?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A beira do mar parece o lugar perfeito para um cachorro brincar: muito espaço para correr, areia para cavar e água à vontade para um mergulho refrescante, mas será que pode levar cachorro na praia?

Curtir um dia na areia da praia e correr até cansar é uma ótima forma de passar um tempo com o seu bichinho, ainda mais nesses dias cada vez mais quentes. No entanto, nem todas as praias recebem bem os cachorros. Na verdade, em muitas praias os animais de estimação ainda são proibidos ou somente aceitos com muitas restrições.

Pode levar cachorro na praia, mas com modos

Um exemplo de norma bem restrita são as praias de Santos, no litoral paulista. Por lá, até pode levar cachorro na praia, mas desde que o pet não saia do colo do tutor.

Já em outros lugares a legislação tem se tornado um pouco mais amigável aos peludos, mas sem descuidar das responsabilidades dos tutores. É o caso das praias da cidade do Rio de Janeiro, onde até 2019 o acesso aos cães era proibido. Naquele ano, porém, os vereadores aprovaram uma lei regulamentando o acesso.

Lá pode levar cachorro na praia, mas desde que ele esteja de coleira, vacinado e vermifugado. Ou seja, para ir às praias cariocas com os peludos, os tutores devem estar com documentos comprovando que a saúde dos bichinhos está ok. A lei ainda determina que o porte obrigatório de coletor de fezes para manter a areia limpa.

Ou seja, as leis de uso da areia pelos animais de estimação podem variar muito de lugar para lugar. Normalmente são as prefeituras e a câmara dos vereadores das cidades litorâneas que definem se pode levar cachorro na praia ou não. 

O que preciso para um bom passeio na praia?

Por isso, caso queira curtir um dia de sol e mar com seu pet, a primeira coisa a se fazer é pesquisar sobre as normas das praias por perto. Saiba quais as leis da cidade onde você está, anote as regras e documentos necessários.

Como o animal vai correr bastante, tomar sol e maresia, é importante levar também um kit hidratação. Com um bebedouro portátil, por exemplo, seu bichinho tem acesso a uma fonte de água potável e segura.

Outro item que ajuda bastante são os lenços umedecidos e toalhinhas. Eles ajudam tanto na hora de retirar o excesso de areia do animal, quando na hora de limpar olhos e nariz que certamente acabarão sujos e podem incomodar o cachorro. 

Dicas para um dia perfeito

Os tutores normalmente preferem as primeiras horas de sol para curtir a praia com seus pets. Nesses horários as areias ainda estão vazias e é possível aproveitar bastante sem incomodar ninguém nem estressar o animal.

Se for o caso de um passeio longo uma boa dica é preparar alguns picolés para cachorros ou sorbets de frutas permitidas aos cães. Essa é uma forma refrescante e divertida de hidratar e alimentar o seu cãozinho nos dias de praia.

Por fim, a regrinha de ouro para qualquer situação é ter bom senso e respeitar o espaço de todos. Se o seu cãozinho não for muito bom em socializar, a praia pode acabar em uma experiência traumatizante para todos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário