Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Por que os gatos ronronam? Saiba o que o seu animal sente

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato deitado ronronando
O ronronar de um gato pode ter vários significados que vão de amor à pedido de ajuda

Você sabe por que os gatos ronronam? Esse barulhinho que os felinos fazem e todo o tutor adora pode ter uma série de significados. Confira!

O que é o ronronar do gato?

O ronronar de um gato é um som que surge a partir dos músculos da laringe do felino. O movimento de contração e dilatação da glote faz com que as cordas vocais vibrem.

E essa vibração é que é responsável por aquele delicioso barulho de motorzinho característico do ronronar do gato. Agora, vamos contar porque os gatos ronronam, acompanhe.

Por que os gatos ronronam?

Os gatos ronronam por uma série de motivos, que vão desde alívio do estresse, até demonstração de afeto. Conheça melhor cada um desses casos.  

1. Gato ronrona quando está com fome

Os gatos ronronam quando estão com fome, principalmente quando ainda são filhotes. Eles emitem esse som para que as mamães possam encontrá-los.

Dessa maneira, eles conseguem avisar que estão com fome e ficam no aguardo que a mãe traga o alimento. Quanto adultos, esse hábito serve para avisar os tutores que está na hora de comer.  

O gato também pode ronronar para demonstrar felicidade. Isso acontece quando ele ouve o tutor abrir a embalagem de ração úmida, seca ou petisco.

Nesse caso, o som do ronronar é para avisar que ele está pronto e ansioso para a hora do jantar ou lanchinho da tarde.

2. Gatos ronronam para aliviar o estresse

Outra situação em que seu gato ronrona é para aliviar o estresse. O som serve como um sinal para que eles se sintam seguros e relaxados.

Explicando melhor: quando estão em momentos de estresse e tensão elevados, os felinos costumam ronronar para liberar a tensão do organismo, relaxando em seguida.

3. Ronronar do gato significa amor

Um dos principais motivos associados ao ronronar do gato é a expressão de felicidade e amor. Os felinos fazem esse barulho quando estão felizes ao encontrar o tutor.

Além disso, é comum um felino ronronar quando recebe atenção, carinho e afeto do tutor. Por exemplo, quando o vêem chegar após um período de ausência.

4.  Explorar novos ambientes

Os gatos são curiosos por natureza e explorar novos ambientes faz parte de sua natureza. Nesse caso, o ronronar do gato serve como forma de se orientar.

É a partir desse som que ele identifica a presença de humanos, outros animais, móveis ou acessórios de gatificação novos.  

É assim que ele faz para saber se o novo ambiente é seguro ou oferece algum perigo para ele.  

5. Gatos ronronam quando estão com dores

É comum um gato ronronar quando está com dores ou sentimento algum tipo de incômodo. Isso acontece porque a vibração tem capacidade terapêutica, ajudando o organismo do pet a se recuperar.

Porém, se você perceber que o seu animal de estimação está ronronando por longos períodos, o recomendado é visitar um médico-veterinário.

Só um especialista poderá fazer um diagnóstico preciso da saúde do animal. E, em caso de descoberta de alguma complicação, prescrever o medicamento adequado.

6.  Por que os gatos ronronam ao dormir?

Você já se perguntou por que os gatos ronronam ao dormir? A explicação é simples e tem a ver com a função terapeuta do som e o bem-estar do animal.

De acordo com alguns estudos científicos, o ronronar do gato durante o sono ajuda na regeneração e crescimento dos ossos. O que permite que o pet cresça saudável.  

Por que meu gato não ronrona?

gato deitado no sofá recebendo carinho do tutor
O fato de um gato não ronronar é normal e tem a ver com o seu passado

Um gato não ronronar é uma situação bastante comum. Por isso, você não precisa se preocupar caso o seu animal não faça o famoso barulho do motorzinho.

A explicação para a ausência no ronronar do gato está em sua fase filhote, principalmente se ele não teve a companhia da mãe depois de nascer.

Acontece que o ronronar é um hábito estimulado pela gata mãe para que ela possa se comunicar e orientar os filhotes, que nascem cegos e surdos.

Se os gatinhos filhotes não tiveram contato com a mãe logo após o nascimento, é provável que eles não tenham aprendido a ronronar. O que é normal.   

Quando o ronronar do gato beneficia os tutores?

Além de beneficiar os felinos, o ronronar do gato também possui função terapêutica para os seus tutores.

Segundo diversos estudos realizados por especialistas, o som do ronronar de um gato tem a capacidade de acalmar e aliviar o estresse dos seres humanos.

Ainda de acordo com esses estudos, tutores de gatos possuem menos chances de desenvolver doenças cardíacas ao longo do tempo. Entre elas o infarto.

Agora que você já sabe por que os gatos ronronam, conte para gente: o que você sente ao ouvir o ronronar do seu gato? Vamos adorar descobrir! 

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

9 sinais que seu gato te ama 7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Gato vira-lata: conheça e se apaixone! Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose
9 sinais que seu gato te ama 7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Gato vira-lata: conheça e se apaixone! Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose
9 sinais que seu gato te ama 7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Gato vira-lata: conheça e se apaixone! Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose