Qual é a melhor areia para gatos? Aprenda a escolher!

Compartilhar:


melhor areia para gatos

Escolher areia para gato pode não ser uma tarefa fácil, já que esses pets prezam pelo ritual de ir ao “banheiro”. Eles vão até à caixa de areia, cheiram, escolhem o melhor local, cavam, fazem suas necessidades e tentam esconder seus dejetos. Mas e você, já sabe como escolher areia para o seu gato?

Por se tratar de um pet tão higiênico, é importante que você faça uma pesquisa antes de escolher a melhor areia para o seu gato, principalmente porque as diversas opções que existem no mercado podem provocar dúvidas.

Para saber qual a melhor areia para gatos, continue lendo este artigo. Você terá acesso a informações sobre os tipos de areia disponíveis no mercado, além de encontrar dicas que vão te ajudar a escolher a opção mais recomendada.

Confira os tipos de areia que podem ser usadas por gato filhotes

Areia sílica: Trata-se de uma areia recomendada por especialistas, pois apresenta alto poder de absorção e ajuda a manter os odores neutralizados. A principal vantagem é que você fará trocas menos frequentes.

Vale saber que alguns modelos dessa areia para gato mudam de cor quando a areia fica suja, o que facilita identificar qual é o momento ideal de fazer a troca.

A areia sílica é ideal para gatos que ficam alguns períodos sozinhos em casa e para ser usada em locais com pouca ventilação.

Granulado higiênico: mesmo não sendo tão procurado no mercado, o granulado higiênico é uma ótima opção para gatos. Além disso, é semelhante ao substrato higiênico utilizado para roedores.

Normalmente, o granulado é feito a partir de um material natural e biodegradável, como madeira de reflorestamento ou cereais. Isso possibilita o descarte no vaso sanitário sem causar problemas.

Areia biodegradável para gatos: é uma excelente alternativa, principalmente por ser bem aceita por felinos. Existem diferentes tamanhos e granulações.

Trata-se de uma areia composta essencialmente por milho ou mandioca, que auxiliam na absorção dos dejetos e inibem odores.

Areia higiênica comum: o tipo tradicional é o mais encontrado em lojas agropecuárias e pet shops. Os ingredientes são variados e a maioria não é biodegradável.

Mesmo sendo muito procurada no mercado, esse tipo de areia para gato não é tão eficaz para inibir odores e para absorver dejetos. Além disso, ela não possui um bom custo-benefício, mesmo tendo menor valor. No entanto, dependendo do perfil do tutor, a areia higiênica comum pode ser uma boa opção.

Entretanto, como ela possui baixa eficiência, é preciso trocar essa areia com mais frequência.

Areia para gatos: como escolher a melhor?

qual a melhor areia para gatos

Após conhecer os principais tipos de areia para gatos existentes no mercado, é importante saber como escolher a opção certa. Por isso, separamos 5 dicas para considerar na hora de montar o banheiro do seu felino:

  1. Para tutores que se preocupam com o meio ambiente, é melhor escolher um produto sustentável. O granulado higiênico e a areia biodegradável são as melhores opções;
  2. Se você escolher o granulado higiênico, é importante se atentar aos materiais usados. Só assim você terá certeza de estar escolhendo um produto de madeira de reflorestamento ou de outros produtos naturais;
  3. A areia sílica é a opção que mais inibe os odores. Por isso, é ideal para locais com pouca frequência de ventilação e para gatos de apartamento;
  4. Por possuir um alto poder de absorção, não é necessário trocar a areia sílica com tanta frequência;
  5. A areia higiênica comum pode ser uma boa opção para as caixas higiênicas que ficam ao ar livre e em locais com boa ventilação.

Mas, mesmo com todas as essas dicas, é importante que você saiba que a escolha ideal virá do seu gato. Eles são muito criteriosos e caso não gostem da areia, encontrarão uma maneira de deixar isso bem claro. Então, respeite as escolhas do seu amigo.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário