Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual a melhor coleira para Pitbull?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com coleira para pitbull

A resposta não é tão simples assim e a melhor coleira para Pitbull depende muito do animal em questão. No entanto, a raça possui certas características que ajudam a eleger alguns modelos.

O primeiro passo para escolher a coleira para Pitbull certa é entender um pouco mais sobre esses fantásticos animais.

Características do cachorro Pitbull

A raça foi desenvolvida na Europa e nos EUA. No século XIX, criadores realizaram cruzamentos do Bulldog com o Terrier Inglês dando vida ao Bull-and-Terrier. A raça era forte como o Bulldog e atlética como o Terrier Inglês. Corajosos e resistentes, eram usados em rinhas na Europa, mas, ao desembarcarem nos Estados Unidos e com a proibição da cruel atividade, eles passaram por aperfeiçoamentos genéticos e uma nova raça surgiu: American Pit Bull Terrier, ou simplesmente Pitbull.

O Pitbull continuou atlético, resistente e corajoso, mas algumas outras características se sobressaíram, como a docilidade e a fofura. Por isso, ele ganhou o título de animal de companhia e passou a ser uma das raças preferidas para as famílias de todo o mundo.

A melhor coleira para Pitbull

Por ser forte e corajoso, é de se esperar que o Pitbull seja um animal que puxe nos passeios. Por isso, sua coleira deve ser extremamente resistente. Prefira materiais como couro e outros sintéticos com costurar reforçadas e fechos de metais ou plásticos mais firmes. O ideal é que o pet não puxe durante as saídas na rua, por isso, realizar seu adestramento é muito importante.

Além disso, existem alguns modelos de coleira para Pitbull que podem ser mais adequados, como o enforcador, o peitoral, o cabresto e a coleira de adestramento. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas?

Enforcador para Pitbull

A coleira modelo enforcador pressiona o pescoço causando desconforto no animal, caso ele puxe durante o passeio. Ela só deve ser usada com a orientação de um adestrador ou médico veterinário para não ferir o animal. Caso seja usada de forma incorreta pode machucar e até causar doenças com colapso da traqueia. Se usada da forma correta, não oferece riscos e nem causa ferimentos, apenas um leve desconforto.

Peitoral para cachorro

A coleira para Pitbull na versão peitoral é usada por sua praticidade e por não machucar o animal. Porém, é fundamental que o material seja reforçado e adequado para o tamanho e a força do animal.

O engate da guia é feito na parte do dorso do pet, o que permite passeios sem prejuízos ao animal. O ideal é que este modelo seja usado por animais adestrados para que não puxe durante o passeio.

Dica! A guia, aquela parte que você segura e é engatada no peitoral, deve permanecer frouxa. Se estiver esticada significa que o animal está puxando e que precisa de treinamento.

Coleira cabresto para Pit

O cabresto é um modelo de coleira para Pitbull e outros cães, que envolve o focinho do animal. Confortável e útil, ela faz com que o animal vire a cabeça caso puxe durante o passeio.

Esse movimento é desconfortável e faz com que o animal mude a sua direção, ajudando a aumentar o controle sobre ele. É importante que o uso deste acessório seja feito com a orientação de um adestrador ou médico veterinário.

Coleira de adestramento para Pitbull

Assim como o cabresto, outro modelo de coleira de adestramento é o peitoral de adestramento. Muito parecido com o modelo que já comentamos acima, a diferença está no engate para a guia, que está localizado no peitoral do animal.

Esse peitoral de adestramento também muda a direção do pet, caso ele puxe durante o passeio, facilitando o adestramento e tornando as saídas na rua mais tranquilas.

O Pitbull precisa de coleira especial por ser agressivo?

Ao contrário do que muita gente pensa, esta raça de cachorro não é agressiva, a não ser que seja exposta aos estímulos que o tornem violento, como qualquer outra raça. A necessidade de modelos específicos de coleira para Pitbull se dá porque eles são muito agitados e fortes.

A energia é uma característica marcante da raça! O Pitbull é um cachorro atlético, muito forte e cheio de energia. Por um lado, isso o torna um cão brincalhão e ótima companhia para famílias com criança, mas também pode gerar problemas durante o passeio e até dentro de casa.

No passeio, isso pode significar que ele vai puxar e sua corpulência o tornará difícil de controlar. Ele também pode pular em outros cães para brincar e alguns deles não receberem a interação de forma amigável, iniciando uma briga. Por isso, controla-lo é tão importante!

Dentro de casa, essa energia aparece em móveis e itens pessoais roídos. Para resolver isso, é indicado a prática de atividades físicas, como passeios longos e regulares, e muitas brincadeiras. Conheça alguns brinquedos que vão ajudar a equilibrar o comportamento do Pitbull.

Pode andar com Pitbull sem focinheira?

Agora você já sabe quais os modelos mais indicados de coleira para Pitbull, mas existe outra dúvida muito comum: Pitbull precisa de focinheira?

Em 2011, foi decretado no Congresso Nacional brasileiro a obrigatoriedade em todo o território brasileiro do uso de focinheira para Pitbull. O Projeto de Lei N.º 2.140 orienta que tutores desta raça podem circular em locais públicos com o seu animal, desde que o cão use o acessório.  Além do Pitbull, outras raças também se enquadram no decreto, por exemplo: Rottweiler, Bull Terrier, Pastor Alemão, Bulldog, American Stafforshire, Mastin Napolitano, Fila, Doberman e Boxer.

Dica! Existem diversos tipos de focinheira e cada uma possui utilidades diferentes. Os melhores modelos para passeios são aqueles de grade, que permitem que o animal respire e tome água sem dificuldade.

Coleira de pescoço com placa

Apesar de não ser obrigatório, deveria! O uso da coleira de pescoço com placa de identificação é fundamental para manter seu pet seguro independente da raça!

A placa de identificação deve conter seu nome e telefone atualizado para, caso o animal fuja, ele ser facilmente localizado. A coleira de pescoço com identificação deve ser mantida no animal durante todo o tempo, inclusive em casa.

Para a escolha da coleira para Pitbull usada no pescoço também vale a regra de materiais resistentes. Lembre-se que a raça adora roer!

Coleira de identificação e acessórios para passeio

cachorro pitbull de coleira e focinheira

Além da coleira para Pitbull ideal, você já sabe que seu pet precisará da plaquinha de identificação e uma guia igualmente resistente. Isso, sem contar a focinheira adequada. Também separamos algumas dicas para tornar os passeios mais divertidos, saudáveis e seguros:

  • Use sempre a focinheira adequada para passeios, assim o pet poderá respirar e beber água;
  • Prefira focinheira de grade, que facilitem a passagem do ar para que o cachorro possa respirar normalmente;
  • Se o dia estiver muito quente, procure passeios em lugares arborizados e mantenha a distância do asfalto para não queimar as patinhas do seu pet;
  • Leve um bebedouro portátil, caso seu amigo sinta sede durante o trajeto;
  • Na volta do passeio, faça a higienização das patinhas e mantenha seu pet e sua família protegidos.

Agora que você já sabe qual a coleira para Pitbull ideal, veja outras dicas de cuidados com a raça:

cachorro pitbull marrom

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário