Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Saiba a quantidade de ração para cachorro filhote

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorros filhotes comendo a quantidade certa de ração
Saber a quantidade certa de ração para um cachorro filhote é essencial para um crescimento saudável

Saber a quantidade de ração para cachorro filhote é essencial para promover a nutrição adequada do pet nos primeiros meses de vida.

Por isso, preparamos um guia completo sobre o assunto com a ajuda de Joyce Lima (CRMV/SP 39824), médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi. Acompanhe!

Ração para cachorro filhote: quando oferecer?

A ração para cachorro filhote deve ser oferecida logo após o período de desmame, por volta das 8 semanas de vida.

Em um primeiro momento, o ideal é servir papinhas para que o pet vá se acostumando com a consistência do alimento sólido. No início do 3° mês, já é possível servir rações secas para cães filhotes.

A importância da ração para um cachorro filhote

As rações para cães filhotes possuem as proteínas, carboidratos, fibras e gorduras, vitaminas e minerais para garantir a nutrição adequada. Além disso, promovem o pleno desenvolvimento de ossos, dentes, músculos e neurônios.

Por isso, o recomendado é consultar um médico-veterinário e, junto com o profissional, definir qual é a melhor dieta para o porte e raça do seu cão.

Quantidade de ração para cachorro filhote

A quantidade de ração para cachorro filhote varia de acordo com a raça, porte e fase da vida.

Uma dúvida frequente é: quantos gramas de ração um cachorro deve comer por dia? Por exemplo, se pet for de raça de médio ou grande porte e sua ideia é investir em rações standard, uma referência é: 

  • entre o segundo e terceiro mês de vida: até 200g;
  • do 4° ao 6° mês de vida até: 250g;
  • a partir do 7° mês de vida: 400 gramas. 

Importante: Não se esqueça de dividir a dose diária de ração para cachorro filhote em pequenas porções. Sempre com a orientação de um veterinário. de confiança.

Dieta de com aprovação do veterinário

A quantidade diária acima é apenas uma referência, uma vez que pode variar de acordo com a marca e classificação do alimento. 

Para ter certeza da quantidade de ração que o seu pet precisa, consulte um médico-veterinário de confiança. Só ele poderá definir a dieta mais adequada levando em conta porte, raça e condição de saúde do animal. 

O profissional também poderá fazer a manutenção da saúde do animal e realizar algum ajuste na rotina alimentar. Seja o aumento ou diminuição da quantidade diária e a substituição da ração, se necessário.

Quantas vezes dar ração para cachorro filhote por dia?

cachorro com o comedouro vazio
O ideal é fracionar a quantidade diária de ração para cachorro filhote em duas ou três porções

Uma dúvida muito comum entre os tutores é: quantas vezes dar ração para cachorro filhote por dia?

Há aqueles que deixam a ração à disposição do pet o dia todo e quem prefira servir uma porção de ração para cachorro filhote por vez. De acordo com Joyce Lima, a prática mais indicada é:

“O ideal, no caso dos cães e gatos, é fracionar a ração em 2 ou 3 porções ao longo do dia. Assim, a ração não perde seu aspecto crocante e também não ocorre a desnaturação de gorduras e vitaminas por exposição prolongada no comedouro”, disse.

E completa: “ Além disso, fracionar a ração ao longo do dia evita com que os cãezinhos mais ansiosos consumam todo o conteúdo de uma única vez e apresentem episódios de regurgitação e até mesmo engasgos. Assim, seu animal come com mais tranquilidade e tem maior saciedade ao longo do dia.”, afirmou.

Outros cuidados com a nutrição do pet

Além da quantidade de ração para cachorro filhote ideal, há outros cuidados necessários com o animal nessa fase da vida. São eles: 

Tipos de ração para cachorro filhote

Além de saber quantos gramas de ração um cachorro deve comer por dia, o tutor deve estar atento aos tipos de ração para cães filhotes que existem.

Para garantir a melhor nutrição para o seu animal de estimação, o ideal é optar por rações premium ou super premium. Já que elas possuem mais ingredientes naturais em sua fórmula, que contribuem para a saúde do animal, como explica Joyce.

“Elas são formuladas pensando no melhor desenvolvimento do seu animal, com nutrientes balanceados (sem excessos ou faltas), ingredientes com excelente origem e qualidade e, consequentemente, com excelente aproveitamento, promovendo maior saciedade, pelagem mais bonita e saudável”, contou

Outro ponto importante é, sempre que possível, procurar a ração específica para a raça do seu animal de estimação. Elas são desenvolvidas levando em conta questões como porte, pelagem, capacidade de mastigação e outras necessidades únicas de cada raça.

Gostou de saber a quantidade de ração para cachorro filhote? Então, aproveite e conheça também a quantidade certa de alimento que deve ser oferecida para o seu cão adulto.

[sam_pro id=0_5 codes="true"]
Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Marluce Magalhaes disse:

    Boa Tarde!
    O meu cão tem 9 meses porte pequeno. Está com 6 Kilos ,Quantas gramas de ração posso dar pra ela? Ela gosta de frutas e batata doce , engordam?
    Com 1 ano devo manter para sempre a quantidade oferecida?
    A raça eh Salsicha.
    Obrigada….

    • Cobasi disse:

      Olá, Marluce! tudo bem?

      É essencial que você procure um veterinário, pois apenas o profissional pode avaliar seu cãozinho e indicar a dose mais adequada para a saúde do seu amiguinho de quatro patas!

  2. Vany disse:

    Tenho um Pug de 56 dias ,quantas gramas de ração ele pode comer,ele é bem pequeno não deve ter nem 1 k

    • Cobasi disse:

      Olá, Vany! como vai?
      É recomendável a consulta inicial com um veterinário, pois a quantidade de ração para filhotes pode variar de acordo com peso e particularidade de cada animal. Ok?

Deixe o seu comentário