Ração para filhotes de cães: qual a quantidade adequada?

Compartilhar:


quantidade de ração para filhotes

Os filhotes de cães trazem alegrias e preocupações ao mesmo tempo. Precisamos pensar no bem-estar e saúde dos bichinhos em primeiro lugar. Por isso, a quantidade de ração para filhotes é um questionamento frequente entre os tutores.

É recomendável a consulta inicial com um veterinário, pois a quantidade de ração para filhotes pode variar de acordo com peso e particularidade de cada animal.

As porções também são detalhadas nas embalagens das rações, mas há uma quantidade padrão para filhotes com condições boas de saúde. Confira abaixo algumas dicas.

Quantidade de ração para filhotes e frequência

É importante que você comece a alimentar o bichinho com ração para cachorro após o desmame, que ocorre cerca de oito semanas depois do nascimento.

A partir de dois meses até os três, a quantidade de ração para filhotes costuma ser de 150 a 200 gramas diárias. Já entre o quarto e o quinto mês, recomenda-se 250 gramas.

Se o pet tiver de seis a sete meses, a porção é de 300 gramas. Para os filhotes que possuem oito meses, reserve de 300 a 400 gramas. Procure distribuir essas quantidades várias vezes ao dia.

É indicado que a quantidade de ração para filhotes novos (de dois meses até três) sejam dadas durante quatro refeições.

Os de quatro a cinco meses devem se alimentar três vezes ao dia. Já os pets que possuem de seis a oito meses podem consumir duas porções diárias

Tipo de ração

Além da quantidade de ração para filhotes, é preciso pensar no tipo mais adequado. Escolha sempre aquelas indicadas para a idade deles e opte pelas premium ou super premium quando possível, pois elas são benéficas para aspectos como a pelagem.

Há ainda rações desenvolvidas especialmente para algumas raças, que possuem propensão a apresentar problemas futuros de saúde. Outros produtos visam suprir as necessidades de alguns pets, com tamanhos e formas que facilitam a deglutição.

E para os adultos?

Agora que você já sabe qual quantidade de ração para filhotes atende melhor o seu cão, vamos pensar na próxima fase da vida dele? Com o tempo, o tamanho do cachorro muda e as necessidades também.

A ração é um assunto que tem de ser revisitado a cada momento de vida. Os cães adultos consumem diferentes porções, conforme o seu tamanho.

Os cachorros tipo toy (de 2 kg a 3 kg) costumam consumir de 50 a 90 gramas por dia, ao passo que raças de porte pequeno (3 kg a 5 kg) ingerem de 90 a 120 gramas. Enquanto isso, as raças pequenas médias (5 kg a 10 kg) precisam de 120 a 190 gramas.

As raças de porte médio pequeno (10 kg a 15 kg) necessitam de porções diárias de 190 a 260 gramas. Já os médios (15 kg a 20 kg) carecem de 260 a 310 gramas. O cão médio grande (20 kg a 30 kg) come de 310 a 410 gramas.

Raças grandes (30 kg a 40 kg) consomem porções de 500 a 590 gramas diariamente. Os cachorros gigantes (mais de 50 kg) chegam a ingerir de 590 a 800 gramas todos os dias.

Mas vale lembrar que todas as quantidades são sugestivas, tá? É essencial que você procure um veterinário, pois apenas o profissional pode avaliar seu cãozinho e indicar a dose mais adequada para a saúde do seu amiguinho de quatro patas!

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Confira abaixo outros temas relevantes:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário