
Há diversas razões para que o seu pet seja anestesiado, entretanto, uma das preocupações mais comuns em tutores é saber quanto tempo pra passar a anestesia de um gato é necessário. Seu bichinho é normalmente anestesiado por motivos que vão desde os mais simples aos mais complexos, por exemplo:
A anestesia é extremamente segura, com taxa de mortalidade baixíssima, abaixo de 0,5%. Por isso, uma das maiores apreensões dos tutores passa a ser o tempo para passar a anestesia de um gato. Confira essa informação no conteúdo a seguir.
Antes de mais nada, nunca é demais reforçar que tentar manter a calma é o primeiro passo para quem está aguardando o seu bichinho passar pelos efeitos de uma anestesia. Claro que esse é um momento delicado e passa mil coisas na cabeça de um tutor, porém, manter a clareza dos fatos auxilia a diminuir a ansiedade para que o seu felino volte a si.
Além disso, conversar com a equipe médica e esclarecer todas as dúvidas é sempre recomendável e gera maior tranquilidade num momento tão sensível como este, impedindo que o desespero irracional tome conta.
Afinal, a anestesia não é um procedimento barato, e você pode e deve conversar bastante a respeito com o seu veterinário e equipe. Contudo, um detalhe pode fazer a diferença: pergunte ao veterinário quanto tempo demora para passar anestesia em gato e fique atento.
É comum que tutores questionem quanto tempo pra passar a anestesia em gato demora. De modo geral, a resposta fica em torno de pouco menos de uma hora; uma hora; algumas horas. Isso vai depender diretamente do tipo de procedimento pelo qual o seu bichinho passou.
Além disso, o quadro de saúde do seu pet será fundamental para que a equipe médica possa determinar o tempo médio ele irá retornar aos seus sentidos.
Primeiramente, o seu gato irá passar pela fase da pré-medicação, que diminui o stress, a dor e o medo de seu pet.
Em seguida, inicia-se a chamada indução anestésica, que consiste na administração de algum tipo de anestésico, fazendo com que o gato perca pouco a pouco os sentidos. Essa etapa costuma demorar em média 20 a 30 minutos, tempo em que os medicamentos passam a surtir efeito.
Sequencialmente, é chegada a hora da manutenção. Isto é, da administração de modo continuado da anestesia, por meio de inalação; intravenosa ou intramuscular. O tempo de duração dessa etapa depende de um conjunto de detalhes, mas principalmente do tipo de cirurgia pela qual o seu pet irá passar.
Por fim, a última etapa é a recuperação do bichinho, que costuma ser rápida e não o causa dor, quando todos os procedimentos forem feitos de acordo com o recomendado. Portanto, não se aflija, fique atento aos passos descritos e tudo ficará bem com o seu amigão.
Gostou do texto? Leia mais sobre o assunto no nosso blog!