Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba quanto tempo pra passar a anestesia de um gato

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gatinho branco assustado
A anestesia pode servir para quando o gato está amedrontado

Há diversas razões para que o seu pet seja anestesiado, entretanto, uma das preocupações mais comuns em tutores é saber quanto tempo pra passar a anestesia de um gato é necessário. Seu bichinho é normalmente anestesiado por motivos que vão desde os mais simples aos mais complexos, por exemplo:

  • Por medo de passar numa consulta no veterinário;
  • Alta agressividade;
  • Quando tem que passar por algum tipo de procedimento cirúrgico.

A anestesia é extremamente segura, com taxa de mortalidade baixíssima, abaixo de 0,5%. Por isso, uma das maiores apreensões dos tutores passa a ser o tempo para passar a anestesia de um gato. Confira essa informação no conteúdo a seguir.

Saiba o que é recomendado fazer

Antes de mais nada, nunca é demais reforçar que tentar manter a calma é o primeiro passo para quem está aguardando o seu bichinho passar pelos efeitos de uma anestesia. Claro que esse é um momento delicado e passa mil coisas na cabeça de um tutor, porém, manter a clareza dos fatos auxilia a diminuir a ansiedade para que o seu felino volte a si.

Além disso, conversar com a equipe médica e esclarecer todas as dúvidas é sempre recomendável e gera maior tranquilidade num momento tão sensível como este, impedindo que o desespero irracional tome conta.

Afinal, a anestesia não é um procedimento barato, e você pode e deve conversar bastante a respeito com o seu veterinário e equipe. Contudo, um detalhe pode fazer a diferença: pergunte ao veterinário quanto tempo demora para passar anestesia em gato e fique atento.

Por fim, quanto tempo pra passar a anestesia de um gato é necessário?

É comum que tutores questionem quanto tempo pra passar a anestesia em gato demora. De modo geral, a resposta fica em torno de pouco menos de uma hora; uma hora; algumas horas. Isso vai depender diretamente do tipo de procedimento pelo qual o seu bichinho passou.

Além disso, o quadro de saúde do seu pet será fundamental para que a equipe médica possa determinar o tempo médio ele irá retornar aos seus sentidos.

Veterinária sorrindo
Consulte sempre um médico veterinário

Conheça as etapas dos procedimentos anestésicos

Primeiramente, o seu gato irá passar pela fase da pré-medicação, que diminui o stress, a dor e o medo de seu pet.

Em seguida, inicia-se a chamada indução anestésica, que consiste na administração de algum tipo de anestésico, fazendo com que o gato perca pouco a pouco os sentidos. Essa etapa costuma demorar em média 20 a 30 minutos, tempo em que os medicamentos passam a surtir efeito.

Sequencialmente, é chegada a hora da manutenção. Isto é, da administração de modo continuado da anestesia, por meio de inalação; intravenosa ou intramuscular. O tempo de duração dessa etapa depende de um conjunto de detalhes, mas principalmente do tipo de cirurgia pela qual o seu pet irá passar.

Por fim, a última etapa é a recuperação do bichinho, que costuma ser rápida e não o causa dor, quando todos os procedimentos forem feitos de acordo com o recomendado. Portanto, não se aflija, fique atento aos passos descritos e tudo ficará bem com o seu amigão.

Gostou do texto? Leia mais sobre o assunto no nosso blog!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Sandra Regina jantorpe disse:

    Meu gato operou hoje de manhã antes da meio-dia é quase 8 horas da noite ele não acordou fez uma cirurgia de hérnia Inguinal era grande a hérnia e normal demorar tanto obrigado Deus abençoe gostaria de uma orientação estou em pane

    • Rosimere disse:

      Ola Boa tarde minha gata operou era umas 9 horas da manhã quanto tempo dura a anestecia castrou

      • Cobasi disse:

        Olá, Rosimere! Como vai?
        O efeito da anestesia pode durar algumas horas, mas é importante estar em contato com o médico-veterinário para garantir o bem-estar do pet.

  2. Viviane disse:

    Gostaria de saber se é possível uma parada cardiaca no gato por anestesia. Após a realização da castração. Perdi minha gatinha de 7 meses hoje. E a única explicação foi essa que na recuperação ela não acordou. Tentaram a reanimação e msm assim não deu certo.

  3. Vanessa Hahn disse:

    Fiz a nestesia no meu gato depois de uns 15 a 20 minutos ele ficou nestesiado ja faz quase uma hora e ele ainda não consegue caminhar normal depois da castracao.Ainda não saiu todo efeito da nestesia.?E tambem inchou a perna onde foi feita a injecao.

    • Cobasi disse:

      Olá, Vanessa. Como vai? Existem tipos de anestesias diferentes e a recuperação pode variar. Recomendamos que retorne ao médico-veterinário, que atendeu o seu pet para esclarecer as suas dúvidas.

  4. Katiana disse:

    Bom dia eu levei a minha mel no veterinária pra fazer os exames só q ela estava muito stress e elas deram a anestesia na boca dela espirrou deste ontem o efeito da anestesia não passou e certo da anestesia pra gatos pra beber

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      É comum que a anestesia passe em algumas horas, mas como ainda não passou, recomendamos que converse com a equipe médica para tirar todas as dúvidas.

  5. Regina Marinho disse:

    Meu gato fez castração a mais de 2 horas e até agora não reagiu nem se mexe isso é normal

  6. Ana Luiza Ribeiro Leonardo disse:

    Minha gatinha operou caroços na mama, faz 8 dias, está bem, se alimentando de Ricovery. Qto tempo tenho que dar essa alimentação ❓

  7. Maiane disse:

    O vet veio em casa anestesiou meu gato para passar sonda, pq ele estava com obstrução, e não conseguia urinar, foi lá pelas 22 hs e já são 6:30 e ele está letárgico, não come não bebe água só dorme… estou muito preocupada. Demora tanto assim? O dr não deu nenhuma outra medicação de acordar, só anestesia.

    • Cobasi disse:

      Olá, Maiane! Após um procedimento com anestesia, é comum que animais fiquem letárgicos enquanto o efeito diminui. No entanto, se você está preocupada com a duração ou com o estado do seu gato, o mais indicado é entrar em contato com o veterinário que realizou o procedimento para relatar o comportamento do seu pet e buscar orientações específicas. O profissional saberá a melhor forma de proceder e, se necessário, indicar se é preciso algum cuidado adicional. Ficar atenta a mudanças no comportamento é importante, e você está fazendo bem em monitorar a recuperação do seu gato.

Deixe o seu comentário