Saiba quanto tempo pra passar a anestesia de um gato

Compartilhar:


Gatinho branco assustado
A anestesia pode servir para quando o gato está amedrontado

Há diversas razões para que o seu pet seja anestesiado, entretanto, uma das preocupações mais comuns em tutores é saber quanto tempo pra passar a anestesia de um gato é necessário. Seu bichinho é normalmente anestesiado por motivos que vão desde os mais simples aos mais complexos, por exemplo:

  • Por medo de passar numa consulta no veterinário;
  • Alta agressividade;
  • Quando tem que passar por algum tipo de procedimento cirúrgico.

A anestesia é extremamente segura, com taxa de mortalidade baixíssima, abaixo de 0,5%. Por isso, uma das maiores apreensões dos tutores passa a ser o tempo para passar a anestesia de um gato. Confira essa informação no conteúdo a seguir.

Saiba o que é recomendado fazer

Antes de mais nada, nunca é demais reforçar que tentar manter a calma é o primeiro passo para quem está aguardando o seu bichinho passar pelos efeitos de uma anestesia. Claro que esse é um momento delicado e passa mil coisas na cabeça de um tutor, porém, manter a clareza dos fatos auxilia a diminuir a ansiedade para que o seu felino volte a si.

Além disso, conversar com a equipe médica e esclarecer todas as dúvidas é sempre recomendável e gera maior tranquilidade num momento tão sensível como este, impedindo que o desespero irracional tome conta.

Afinal, a anestesia não é um procedimento barato, e você pode e deve conversar bastante a respeito com o seu veterinário e equipe. Contudo, um detalhe pode fazer a diferença: pergunte ao veterinário quanto tempo demora para passar anestesia em gato e fique atento.

Por fim, quanto tempo pra passar a anestesia de um gato é necessário?

É comum que tutores questionem quanto tempo pra passar a anestesia em gato demora. De modo geral, a resposta fica em torno de pouco menos de uma hora; uma hora; algumas horas. Isso vai depender diretamente do tipo de procedimento pelo qual o seu bichinho passou.

Além disso, o quadro de saúde do seu pet será fundamental para que a equipe médica possa determinar o tempo médio ele irá retornar aos seus sentidos.

Veterinária sorrindo
Consulte sempre um médico veterinário

Conheça as etapas dos procedimentos anestésicos

Primeiramente, o seu gato irá passar pela fase da pré-medicação, que diminui o stress, a dor e o medo de seu pet.

Em seguida, inicia-se a chamada indução anestésica, que consiste na administração de algum tipo de anestésico, fazendo com que o gato perca pouco a pouco os sentidos. Essa etapa costuma demorar em média 20 a 30 minutos, tempo em que os medicamentos passam a surtir efeito.

Sequencialmente, é chegada a hora da manutenção. Isto é, da administração de modo continuado da anestesia, por meio de inalação; intravenosa ou intramuscular. O tempo de duração dessa etapa depende de um conjunto de detalhes, mas principalmente do tipo de cirurgia pela qual o seu pet irá passar.

Por fim, a última etapa é a recuperação do bichinho, que costuma ser rápida e não o causa dor, quando todos os procedimentos forem feitos de acordo com o recomendado. Portanto, não se aflija, fique atento aos passos descritos e tudo ficará bem com o seu amigão.

Gostou do texto? Leia mais sobre o assunto no nosso blog!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário