Quantos anos vive um gato doméstico?

2 de março de 2021

Gatos
quantos anos vive um gato na foto um pet com a patinha levantada

Dizem que os felinos têm sete vidas, mas quantos anos vive um gato? Assim como os cachorros, a idade do gato também varia, mas o cálculo de multiplicação por sete não vale para estes animais.

Saiba como descobrir quantos anos têm o seu pet e a expectativa de vida de um gato.

Quantos anos vive um gato doméstico?

A qualidade de vida do animal impacta diretamente no tanto de anos que ele vai passar ao seu lado. Um felino que frequenta as ruas pode acabar pegando doenças como a FIV e a PIF, que reduzem drasticamente seu tempo de vida.

Por isso, ao pensar em quantos anos vive um gato que está sempre solto e um sem acesso à rua, a diferenças é clara. A rua não é o melhor lugar para seu amigo.

É difícil responder com quantos anos o gato morre, mas um pet que fica dentro de casa costuma viver 15 ou 20 anos e não é raro encontrar bichinhos que passam desta idade. Já um gato na rua não chega nem perto disso.

Um tutor que oferece alimentação de qualidade, cuida do bem-estar físico e mental do animal, além de levá-lo ao veterinário periodicamente, com certeza tem pouco a se preocupar.

Quantos anos vive um gato na rua?

Animais que não possuem um lar estão suscetíveis a vários riscos, como maus-tratos, atropelamentos e envenenamento.

Infelizmente esta é a realidade de milhares de gatos e por isso a expectativa de vida deles é de mais ou menos 6 anos. Então, quando adotar um bichinho, pense no bem gigantesco que está fazendo para este pequeno ser.

Quanto tempo vive um gato castrado?

pet deitado no chão descubra quantos anos vive um gato

A castração de gatos é a principal maneira de evitar que o número de animais de rua aumentem, mas além disso, ao castrar o seu pet, você colabora com a sua qualidade de vida, evita doenças, diminui comportamentos agressivos e o risco de fuga, já que ele não sente o desejo de ir para a rua.

Com todas as vantagens da castração de gato, acaba que o felino vive mais e melhor.

Qual a idade máxima de um gato?

Enquanto gatos vivem em média 6 anos nas ruas, animais que são vacinados e criados dentro de casa vivem em torno de 15 ou 20 anos. No entanto, existem registros de animais com o sobro dessa idade!

É possível encontrar animais que viveram mais de 30 anos anos. Alguns deles se aproximaram dos 40 anos de vida. Vida longa e próspera aos gatinhos!

Como calcular a idade do seu gato

Uma curiosidade comum sobre gatos é que existe uma maneira de descobrir quantos anos humanos têm o animal aproximadamente. Abra a boca do pet e verifique o desgaste dos seus dentes e o aparecimento do tártaro.

Fica muito difícil comparar a idade de um pet com a dos humanos principalmente porque o desgaste físico é muito diferente. Normalmente, saber a fase da vida de cães e gatos tem maior relação com o porte. Animais menores vivem mais, enquanto aqueles maiores costumam viver um pouco menos.

A diferença entre o tamanho dos gatos não varia tanto quanto o dos cães, por isso, a expectativa de vida é mais próxima, bem como o desgaste do corpo.

Para efeito de comparação, gatos são filhotes até cerca de 12 meses de idade. Durante todo esse período seu corpo está em desenvolvimento, o que quer dizer que precisa de alguns cuidados especiais. Com cerca de 1 ano de idade, eles se tornam adultos e param de crescer. Eles entram na fase da manutenção. Por isso, que a alimentação é especial.

Já com cerca de 10 ou 12 anos, os gatos se tornam idosos e com isso precisam de uma nutrição diferenciada para repor nutrientes, manter a massa magra e a saúde.

Depois de descobrir quantos anos vive um gato, você já deve estar mais tranquilo em relação ao tempo que terá seu companheiro ronronando dentro de casa, não é?

Os felinos podem até não ter 7 vidas, mas felizmente possuem uma vida longa sempre que bem cuidados.

Leia mais sobre o incrível mundo dos gatos! Veja os conteúdos que selecionamos para você: