Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos anos vive um gato doméstico?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantos anos vive um gato na foto um pet com a patinha levantada

Dizem que os felinos têm sete vidas, mas quantos anos vive um gato? Assim como os cachorros, a idade do gato também varia, mas o cálculo de multiplicação por sete não vale para estes animais.

Saiba como descobrir quantos anos têm o seu pet e a expectativa de vida de um gato.

Quantos anos vive um gato doméstico?

A qualidade de vida do animal impacta diretamente no tanto de anos que ele vai passar ao seu lado. Um felino que frequenta as ruas pode acabar pegando doenças como a FIV, a Felv e a PIF, que reduzem drasticamente seu tempo de vida.

Por isso, ao pensar em quantos anos vive um gato que está sempre solto e um sem acesso à rua, a diferença é clara. A rua não é o melhor lugar para seu amigo.

É difícil responder com quantos anos o gato morre, mas um pet que fica dentro de casa costuma viver 15 ou 20 anos e não é raro encontrar bichinhos que passam desta idade. Já um gato na rua não chega nem perto disso.

Um tutor que oferece alimentação de qualidade, cuida do bem-estar físico e mental do animal, além de levá-lo ao veterinário periodicamente, com certeza tem pouco a se preocupar.

Quantos anos vive um gato na rua?

Animais que não possuem um lar estão suscetíveis a vários riscos, como maus-tratos, atropelamentos e envenenamento.

Infelizmente esta é a realidade de milhares de gatos e por isso a expectativa de vida deles é de mais ou menos 6 anos. Então, quando adotar um bichinho, pense no bem gigantesco que está fazendo para este pequeno ser.

Quanto tempo vive um gato castrado?

pet deitado no chão descubra quantos anos vive um gato
Gato aproveitando o seu momento preguiça

A castração de gatos é a principal maneira de evitar que o número de animais de rua aumentem, mas além disso, ao castrar o seu pet, você colabora com a sua qualidade de vida, evita doenças, diminui comportamentos agressivos e o risco de fuga, já que ele não sente o desejo de ir para a rua.

Com todas as vantagens da castração de gato, acaba que o felino vive mais e melhor.

Qual a idade máxima de um gato?

Enquanto gatos vivem em média 6 anos nas ruas, animais que são vacinados e criados dentro de casa vivem em torno de 15 ou 20 anos. No entanto, existem registros de animais com o dobro dessa idade!

É possível encontrar animais que viveram por mais de 30 anos. Alguns deles se aproximaram dos 40 anos de vida. Vida longa e próspera aos gatinhos!

Como calcular a idade do seu gato

Uma curiosidade comum sobre gatos é que existe uma maneira de descobrir quantos anos humanos têm o animal aproximadamente. Abra a boca do pet e verifique o desgaste dos seus dentes e o aparecimento do tártaro.

Fica muito difícil comparar a idade de um pet com a dos humanos, principalmente porque o desgaste físico é muito diferente. Normalmente, saber a fase da vida de cães e gatos têm maior relação com o porte. Animais menores vivem mais, enquanto aqueles maiores costumam viver um pouco menos.

A diferença entre o tamanho dos gatos não varia tanto quanto o dos cães, por isso, a expectativa de vida é mais próxima, bem como o desgaste do corpo.

Para efeito de comparação, gatos são filhotes até cerca de 12 meses. Durante todo esse período seu corpo está em desenvolvimento, o que quer dizer que precisa de alguns cuidados especiais. Com cerca de 1 ano de idade, eles se tornam adultos e param de crescer. Eles entram na fase da manutenção. Por isso, a alimentação é especial.

Já com cerca de 10 ou 12 anos, os gatos se tornam idosos e com isso precisam de uma nutrição diferenciada para repor nutrientes, manter a massa magra e a saúde.

Depois de descobrir quantos anos vive um gato, você já deve estar mais tranquilo em relação ao tempo que terá seu companheiro ronronando dentro de casa, não é? Os felinos podem até não ter 7 vidas, mas felizmente possuem uma vida longa sempre que bem cuidados.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Amanda Lima Nepomuceno disse:

    Mds fiquei chocada meu gato vai viver muito ainda bem adorei saber amo gatos tive até vários tive 5 alguns foram namorar outros fujirao e um e os 5 filhotes morrerão 😭😭 mais passou.

    • Cobasi disse:

      Amanda, como vai? Para aumentar a expectativa de vida dos gatos é indicado não deixá-los sair na rua, vacinar anualmente e realizar a castração.

  2. Thaiza disse:

    Sim felizmente gatos vivem muito ..
    A minha tem 22 anos , eu a ganhei quando eu tinha 8 anos apenas e hoje eu tenho 28 anos
    Ele é o xodó da minha vida ..
    Mais infelizmente ela está com câncer e já está de partida 😞
    Infelizmente não é fácil dizer adeus ,para um ser tão lindo e carinho , e que é sim um membro da família.
    Bom é isso ..
    Me chamo Thaiza Silva moro em Manaus e sou Mãe de quatro patas🐾🐾 😺

  3. Sirlei disse:

    Boa noite, sou de SC, tenho três gatos e três cães, quase todos já são idosos e muito me preocupo com doenças oportunistas ao avançar da idade, como câncer
    Ouvi dizer que tem uma planta chamada popularmente de “pau pelado” capaz de curar câncer, gostaria de saber se é vdd e, e se pode ser usada para tratamento de animais tbm

    • Cobasi disse:

      Oi, Sirlei! Como vai? É importante intensificar as visitas ao médico-veterinário quando o pet fica idoso. Apenas um profissional pode fazer avaliações clínicas e recomendar tratamentos. Temos um post que pode ajudá-la com algumas dicas de cuidados com animais seniores.

  4. Rogério Rocco Gomes disse:

    Infelizmente a minha gata morreu hoje, tinha em torno dos 15 anos realmente, começou com diarreia levei no veterinário, não adiantou

Deixe o seu comentário