Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cavalier King Charles Spaniel: da Inglaterra para a tela de cinema

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cavalier King Charles Spaniel

Você provavelmente já assistiu à clássica animação da Disney “A Dama e o Vagabundo” e se encantou com Lady, uma Cavalier King Charles Spaniel, a protagonista da história. 

Protetora e muito elegante, a simpática cachorrinha mostra muito bem todas as características da raça Cavalier King Charles Spaniel.

No entanto, o cachorro Cavalier fez sucesso muito antes do lançamento do filme.  Esta raça foi uma das preferidas da monarquia inglesa, e tem uma história muito interessante!

Imortalizados nas artes e cães da realeza

O Cavalier king charles spaniel, não tem este nome gigante por acaso. O cachorro cavalier é uma raça bem antiga, que já existia na Inglaterra desde o século XV

Embora existam algumas divergências sobre a história destes cães, é provável que eles tenham nascido a partir de uma cruza entre o Pequenez e o Cão D’Água Japonês.

Esses cachorros foram companheiros da corte europeia, além de serem muito apreciados e imortalizados em em artes de pintores renomados, como  Van Dyck, Titian, Stubbs, Landseer e Gainsborough.

Embora os cães já chamassem a atenção, o king charles spaniel se popularizou graças ao amor que a reina Maria I da Escócia teve por esses pets, junto com Charles I e II da Inglaterra. 

Segundo a história, o rei Charles II,era tão apaixonado por seus cães da raça que emitiu um decreto permitindo a presença de spaniels em qualquer lugar público, incluindo o parlamento.

Além disso, ele nunca se separava de seus companheiros caninos, nem mesmo quando estava dentro do parlamento, em reuniões importantes!

E foi justamente daí que surgiu o nome da raça, “cavalier” de cavaleiro e “king”, de rei. 

Com o passar dos anos, a popularidade do king charles cavalier foi diminuindo e seus padrões de raça deixaram de ser cobiçados, o que acabou causando outras cruzas, com outras raças, em meados do século XIX. 

No entanto, esses cães eram muito especiais, e isso fez com que o interesse pela raça ressurgisse na década de 20, quando um magnata americano ofereceu um prêmio para quem conseguisse criar outro exemplar da raça, idêntico ao que estava nas pinturas. 

Para a surpresa de todos, alguém conseguiu fazer e em 1952 o primeiro exemplar da raça chegou aos EUA. 

De orelhas longas e focinho achatado

A raça cavalier chama a atenção e não é à toa, esses animais são muito bonitos, com uma pelagem exuberante e um temperamento que dá vontade de não largar nunca mais!

Esses cães são considerados uma raça de porte pequeno, afinal, eles medem no máximo 30 cm de altura. Eles possuem pelos longos, finos e sedosos que podem ser lisos ou cacheados. 

Costumam ser encontrados em cores sólidas, preto, castanho, rubi, dourado, ou cores misturadas, blenheim ou tricolor. Eles possuem as orelhas compridas, típicas dos cães do tipo Spaniel. 

Seus olhos são arredondados, ligeiramente saltados para fora e seu focinho é achatado, podendo ser considerado um cachorro braquicefálico, no entanto, não tanto quanto os pugs. 

Esses cachorros possuem um temperamento dócil, amigável, amoroso, gentil e eles costumam ser muito apegados aos tutores, podendo até ser ciumentos com outros animais e pessoas.

Por falar em pessoas e animais, ele se dá bem com todo mundo e faz amizade logo de cara, afinal, eles amam um carinho! E isso faz com que eles sejam ótimos cães de companhia. 


Além disso, eles são animais muito inteligentes e que aprendem com facilidade, o que facilita os treinos.

Energético e resistente

Embora muita gente ache que os cães com nariz achatado tenham mais problemas de saúde, o cachorro cavalier está aí para provar o contrário!

Eles são muito ativos, energéticos, brincalhões e por isso, necessitam de atividades físicas frequentes. Além disso, eles são bem resistentes! Contudo, podem apresentar predisposição genética

Este é o caso da displasia de quadril e do sopro no coração. Portanto, faça visitas anuais ao médico veterinário para animais jovens e semestrais para aqueles com mais de 7 anos.

Aproveite as visitas ao veterinário para realizar a vacinação anual do seu pet. Além disso, não deixe de fazer a vermifugação e aplicar antipulgas no bichinho.

Curiosidades sobre a raça

Além de uma aparição famosa em “a dama e o vagabundo”, o cavalier king charles spaniel também protagonizou diversos outros filmes, séries e até conquistou o coração de artistas!

A raça apareceu em Sex in the City através de uma cachorrinha que se chamava Elizabeth Taylor e tinha Chartlotte York como tutora.

Além disso, algumas celebridades como como Coco Chanel, Oscar Wilde e Frank Sinatra também escolheram esta raça para ser sua companheira

O Cavalier King Charles Spaniel pode ser considerado um dos cachorros mais caros do mundo. Apesar de ser possível encontrar animais por cerca de R$5.000,00, alguns exemplares podem custar mais do que R$10.000,00.

Se você quer ter um pet dessa raça, escolha um canil confiável e faça uma visita pessoalmente para conhecer as condições em que os animais são mantidos e os pais do seu filhote de de Cavalier.

Quer conhecer outras raças de cachorro? Veja os posts que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Catia disse:

    Gostaria de saber se vcs tem filhote fêmea de Cavalier. E qual o valor?

  2. Andrei B S Costa disse:

    eu vou ter um macho pode me dar dica de nome ?

  3. Marilda Pires da Silva disse:

    Eu tinha um cãozinho cavalier eu amava mais que tudo ele faleceu de velho hoje minha tristeza é imensa tenho depressão ele era minha companhia hoje é só tristeza não posso comprar outro ???

Deixe o seu comentário