Rato branco: Ele pode ser um pet?

Compartilhar:


rato branco

Pequenos roedores são uma boa opção para pessoas que querem pets que não ocupem tanto espaço, sejam silenciosos e que consigam interagir. Um desses pets é o rato branco.

Porém, você sabia que a utilidade original desse animal está relacionada a área da pesquisa e ciência?

Se você quiser saber mais sobre o rato branco e os cuidados necessários com ele, então acompanhe esse artigo para conhecer um pouco mais sobre esse pequeno animal.

Conheça o rato branco

Claro que a primeira característica marcante neste roedor é a sua pelagem totalmente branca. Com os olhos vermelhos, o rato branco é um animal albino. Suas orelhas são alongadas, com a cabeça grande e o tamanho da cauda é inferior ao comprimento do corpo.

Pesando até 400g, a gestação desse roedor dura apenas de 20 a 22 dias.

O rato branco, também conhecido como Wistar, é na verdade um animal de laboratório. Diferente de outros animais, esse rato foi criado e desenvolvido no Instituto de Psicologia e Biologia de Wistar, na Universidade da Pensilvânia, nos EUA.

Por ser um animal de laboratório, ele é criado em um ambiente controlado para ser utilizado em experimentos biológicos. Mas não pense que ele é apenas utilizado na área biológica. O Wistar também é presente em estudos psicológicos.

Entretanto, o rato branco pode  ser um animal doméstico. Por possuir uma característica dócil e aprendizagem rápida, ele acaba se tornando um bom pet.

Caso você esteja pensando em adotar um, saiba que eles são animais que gostam muito de afeto. Por outro lado, o rato branco é muito desconfiado. Por possuir um ouvido e olfato bem apurado, ele consegue perceber quando algo está errado.

Como cuidar do seu rato branco

rato branco

Assim como todo pet, o rato branco também precisa de atenção do seu tutor. Portanto, é bom que você conheça alguns dos cuidados necessários com ele. 

O primeiro passo é oferecer ao seu pet uma boa gaiola ou toca. Como é um animal ágil, é bom que ele tenha bastante espaço para se movimentar. Se precisar, utilize uma roda de exercícios e tubos de corrida. 

Porém, lembre-se de colocar a gaiola em um espaço protegido da umidade, da luz solar e de correntes de ar para que seu pet não adoeça.

A alimentação é outro ponto importante na criação do rato Wistar. Sempre deixe água limpa e fresca disponível para ele. Também ofereça ração peletizada para seu pet. Frutas e legumes podem ser oferecidos ao pet.

Uma boa maneira de treinar seu rato branco é utilizando estímulos com comida. Como são considerados animais com boa capacidade de aprendizado, essa é uma das táticas utilizadas em laboratório para fazer com que esse pequeno roedor atenda aos comandos do tutor.

Outro cuidado que você deve ter com seu rato branco é com a incidência de luz solar. Como é um animal que possui albinismo, ou seja, ausência de melanina, lugares com muita incidência de luz solar podem fazer com que o animal se sinta incomodado.

Caso seu pet apresenta algum problema, procure um médico veterinário para que ele possa realizar os exames necessários e forneça um diagnóstico correto.

Quanto tempo vive um rato branco

Como é criado em condições controladas em laboratório, o rato Wistar pode viver até os 3 anos. Entretanto, se forem criados como animais domésticos, esse tempo de vida pode chegar até os 5 anos

Por isso é importante que você cuide bem do seu rato branco e tenha com ele os cuidados necessários.

Como é um animal que aprende rápido e é bem dócil, você pode se divertir e muito com a companhia desse pequeno pet. E se caso notar algum problema com seu rato Wistar, procure um médico veterinário.

E se você quiser saber mais sobre roedores, acesse nossos demais conteúdos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário