Reprodução

18 de maio de 2018

Aves

Criadeira

As gaiolas de reprodução – também conhecidas como criadeiras – são utilizadas para as aves se reproduzirem. São encontradas no mercado principalmente aquelas destinadas a passeriformes, especialmente para aves que normalmente não convivem em casal. Encontram-se criadeiras para canários e outros pássaros silvestres (curió, azulão, bicudo e coleiro), tais espécies são extremamente territorialistas, e por tal motivo podem ocorrer brigas quando vivem em pares ou grupos. Os materiais utilizados para confecção destas gaiolas específicas são de madeira e de metal.

Uma característica clássica das criadeiras é que possuem uma divisória interna. Ela serve para justamente para delimitar o espaço do macho e da fêmea, com intuito inicial de se realizar uma aproximação, visando uma melhor adaptação e convivência entre os envolvidos. Na maioria dos casos, o macho fica no espaço menor, enquanto a fêmea fica com a parte maior na gaiola. A fêmea geralmente confecciona o ninho, e quando estão prontos, são colocados juntos para realizar a cópula (ato sexual para fertilizar a fêmea). Depois, o macho é retirado para evitar brigas. Se houver rejeição entre os indivíduos, também deve-se separar as aves.

Ovo Indez

A palavra “indez” origina-se da palavra “index”, que remete ao ato de indicar, referenciar – em alusão a um ovo que deve ser deixado dentro do ninho de um pássaro, para que a mesma ave volte a botar naquele local. Pode ser denominado indez como ovo natural e ovo artificial.

No mercado pet, encontram-se os ovos indez artificiais – comumente fabricados à base de plástico. Ovos indez, são utilizados com o principal objetivo de chocar, incubar e eclodir ao mesmo tempo todos os ovos naturais da matriz (fêmea responsável pela reprodução).

Uma ave que de maneira geral bota um ovo por dia, haveria filhotes nascendo com dias de diferença de um filhote para o outro – o que geraria desigualdade no desenvolvimento da ninhada, pois as aves que nascem primeiro se desenvolvem mais rápido do que aquelas que nascem tardiamente, obtendo assim vantagens significativas em oposição aos mais jovens, como por exemplo no momento da alimentação pelos pais: os mais maduros se alimentam mais rápido e em maior quantidade dos que os menores, invariavelmente ocasionando restrição alimentar às aves mais jovens. Dessa maneira, evita-se que os ovos sejam chocados em tempos diferentes.

Para utilizar os ovos indez, é bem simples. Quando a ave botar o primeiro ovo, você substitui pelo ovo indez no ninho, guardando o ovo fértil em um local apropriado (existem várias técnicas para manutenção dos ovos fora do ninho, uma das mais populares, se faz através do uso de um pequeno recipiente preenchido com materiais como algodão ou pequenas sementes – servem para protege-los e para facilitar no reposicionamento constante e necessário, a fim de evitar a aderência do embrião com a casca do ovo). Na segunda postura, você substitui o segundo ovo fértil pelo segundo ovo indez, e assim sucessivamente. Quando acabar a postura, você deve retirar todos os ovos indez do ninho, e colocar todos os ovos férteis no ninho. Dessa maneira todos os ovos serão chocados simultaneamente, culminando com o nascimento dos filhotes na mesma data.

Palha/Fibra

A palha e a fibra são matérias para a ave confeccionar o ninho, podem ser de materiais sintéticos ou naturais como fibra têxtil de ráfia e fibra de coco. Esse material pode ser oferecido a ave, presa entre as malhas da gaiola, para que o pássaro construa o ninho, ou pode ser colocado dentro do ninho para a ave finalizar e dar acabamento ao ninho. Tem como vantagem ser macio, e de fácil manejo para as aves, pois é facilmente desfiado.

Alimentação Reforçada

O período de reprodução é muito delicado, pois a ave demanda um grande esforço para construir ninhos, se alimentar, chocar os ovos e depois cuidar dos filhotes. Portanto, é certo que este animal gasta mais energia que o habitual nesta fase, logo, deve-se pensar em uma boa dieta para repor as calorias perdidas.

Há disponível no mercado rações de qualidade, boas misturas de sementes, que devem ser mantidas continuamente. Para complementar a dieta, existe a papa de ovo, que é rica em proteínas e vitaminas. Deve ser oferecido em um comedouro diferente todos os dias até o término do ciclo reprodutivo.

 

Conteúdo desenvolvido pelo time de Educação Corporativa da Cobasi