Ronronar do gato: descubra porque eles fazem esse som

Compartilhar:


Gato branco deitado a ronronar

O ronronar é aquele famoso motorzinho dentro dos gatos que, em partes, ainda é um grande mistério para a ciência. No entanto, hoje, já é possível descobrir alguns dos motivos de acordo com a situação.

Este som pode ser muito relaxante para os tutores, visto que os felinos costumam soltar o barulhinho durante as sessões de carinhos. O que nem todos sabem é que o ronronar também acontece por outros motivos, alguns deles não muito bons.Descubra mais sobre o que significa um gato ronronando, porque os gatos ronronam e curiosidades sobre este hábito dos bichanos.

Por que os gatos ronronam?

Você pode estar acostumado a ver o seu gato ronronar no colo, mas sabia que eles também fazem este barulho quando estão sozinhos?! Além disso, o som aparece em diversas situações, como para aliviar o estresse, enquanto exploram ambientes e durante o sono.

Antes de conhecer todos os motivos do porque gato ronrona, vamos explicar como acontece este som dentro dos pets.

O que é o ronronar do gato?

O som do ronronar vem dos músculos da laringe do gato e varia conforme os movimentos que ele faz. Esse motorzinho acontece por causa da dilatação e da contração da glote, estrutura que cerca as cordas vocais do animal. O ar vibra e escutamos o ronronar.

Agora que você já sabe o que gera o barulho, vamos descobrir porque os gatos ronronam?

O que faz um gato ronronar?

Chegou a hora de descobrir porque o gato ronrona e a resposta é muito variada. Cada pet é único e com o passar do tempo, os donos costumam conhecer os motivos que fazem seu amigo soltar o famoso “rom rom”. Para você que tem um gato e ainda está em dúvidas sobre o motivo do ronronar ou se acabou de adotar um gatinho e está conhecendo o mundo dos felinos, separamos as situações mais comuns que fazem os gatos ronronam:

  • Ronronar serve para alertar que o pet está com fome

Quando filhote, o gato ronrona para que a mãe o localize e possa alimentá-lo o quanto antes. Muito efetivo, este hábito tende a crescer junto com os animais e pode ser que o seu amigo emita o som se estiver com fome procurando alertá-lo de que a barriguinha está vazia.

Além disso, o pet também pode soltar o “rom rom” antes de se alimentar, quando o tutor estiver abrindo a latinha de ração úmida ou preparando o alimento. O barulhinho serve para demonstrar felicidade com a refeição que está chegando ou então avisar que ele está ansioso para se alimentar.

Espertos, não é?!

  • Aliviar o acúmulo de estresse

É comum os felinos emitirem o barulho para liberar a tensão em momentos estressantes. O ronronar serve como uma espécie de válvula de escape para que eles se sintam seguros e calmos. Pense assim: quando você está nervoso ou tenso, certamente possui atividades que o relaxam. Para os gatos, o barulhinho é relaxante!

  • Expressar amor

O motivo mais conhecido é o ronronar de felicidade dos gatos. Isso porque os pets soltam o barulhinho quando estão curtindo a companhia do dono, ganhando seu carinho preferido ou recebendo uma visita de que gostam muito.

Esse, certamente, é o ronronar mais apreciado pelos tutores e, inclusive, ele pode soar até um pouco diferente dos outros. Além do barulhinho, o movimento de dilatação e da contração da glote provocam uma vibração característica do ronronar.

  • Explorar ambientes e fazer descobertas

Os gatos são curiosos por natureza e, ao desbravar lugares novos, eles também podem soltar um ronronar. Esse barulhinho também tem características próprias e é constante e alto. É uma vocalização um pouco diferente daquela que ele faz durante o carinho, no entanto, a origem é a mesma, a glote!

É possível ouvir esse som quando o gato chega em um ambiente novo, sai para um passeio na coleira ou está brincando de aventura pela casa.

Agora, você já sabe por que os gatos ronronam e como esse som é produzido pelo corpo do animal. A maioria dos tutores adora ouvir o som do motorzinho e, se você é um deles, preparamos uma listinha de alguns itens que deixarão seu gato mais feliz e proporcionarão muitos ronronados! Confira:

Ter um ambiente gatificado deixa o pet mais feliz e relaxado. A consequência disso? O ronronar de felicidade!

O que fazer para o gato parar de ronronar?

Os gatos ronronam porque estão relaxados, alegres ou animados. Não existe nenhum problema de o gato ronronar. Essa é uma prática saudável e que indica que ele está bem. A maioria dos tutores adora ouvir o som do motorzinho do seu gatinho, pois indica que ele está feliz, relaxado ou se divertindo. Se perceber que algo mudou no ronronar do bichinho, procure um veterinário para descobrir o motivo e descartar problemas de saúde ou psicológicos no pet.

Fazer o gato parar de ronronar não é indicado já que este é um comportamento natural e saudável dos felinos domésticos.

Portanto, agora que você já sabe porque os gatos ronronam, quando ouvir seu amigo fazer o famoso barulhinho será mais divertido, pois também é fácil identificar a situação. Preparado para muitos “rom rons”?

Gostou do conteúdo? Temos mais curiosidades sobre os gatos para você ler!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário