Sabiá-barranco: conheça essa linda ave brasileira

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sabia-barrando na arvore
O Sabiá-barranco é uma ave nativa das flores brasileiras

Você sabia que o Sabiá-barranco é uma ave nativa do Brasil e pode ser encontrada em diversas regiões do nosso território? É isso mesmo!  

Fique com a gente e descubra tudo o que você precisa saber sobre o nosso lindo sabiá-barranco: carteiristas, habitat, distribuição e sua importância para o bioma. Confira!

 Características do sabiá-barranco

O sabiá-barranco é uma ave que chama a atenção por seu porte médio, chegando a medir até 23cm de altura na vida adulta. Mas a melhor forma de reconhecê-lo é pela plumagem.

Isso porque ela tem uma combinação única de tons. Na parte superior do dorso, ela assume uma coloração verde-oliva. Já na parte inferior, encontramos a tonalidade amarelada.

Por fim, há uma charmosa manchinha branca na região do pescoço da ave. Por falar em charme, suas asas apresentam detalhes laranjas nas pontas.

Sabiá-barranco: habitat

A ave tem como habitat natural a região florestal do interior do Brasil. Porém, pode ser encontrada com facilidade no cerrado e áreas urbanas.

Um dos motivos que permitem ao sabiá-barranco estar presente em clima tão diferente é a adaptabilidade. Isso quer dizer que a ave  consegue se adaptar às condições que o ambiente oferece.

Como a ave se reproduz?

O período fértil de uma ave sabiá-barranco costuma acontecer entre a primavera e os primeiros dias do verão. Nessa época, as fêmeas maiores de 12 meses estão aptas a gerar novas aves.

Nessa etapa do ciclo de vida, a fêmea deposita de 2 a 4 ovos em um ninho. Nas duas semanas seguintes, ela ficará responsável pela incubação e o macho pela proteção da família.

A partir do final do período de gestação, a mamãe ainda alimenta o filhote de sabiá-barranco por, aproximadamente, 20 dias. Só então eles terão autonomia para viver até 10 anos.

Sabiá-barranco: a importância da sua alimentação

sabiá-barranco comendo fruta
Ao se alimentar de frutos, a ave acaba contribuindo para o surgimento de novas árvores

A dieta de uma ave sabiá-barranco é bastante diversificada e consiste no consumo de insetos, frutas e pequenos invertebrados. Aliás, sua importância para o bioma é devido à alimentação.

Ao se alimentar de frutas, a ave acaba dispersando as sementes pelo ambiente. O que permite o surgimento de novas árvores daquelas frutas.

O sabiá-barranco está ameaçado de extinção?

Sim, Turdus leucomelas, como é conhecido o sabiá-barranco, é uma ave que sofre risco de extinção. Apesar de estar espalhada por diversas partes do Brasil.

Entre as principais causas que ameaçam a existência da ave, estão: destruição de seu habitat natural e a caça ilegal. Conheça um pouco sobre elas.

Destruição do habitat do sabiá-barranco

A destruição do habitat tem sido o grande vilão não só do sabiá-barranco, mas também de outros animais silvestres.

Com cada vez menos comida à disposição, a ave se torna vulnerável à caça ilegal. Já que ao voar por longas distâncias e penetrar em áreas urbanas, ela se torna uma presa fácil.

Caça e comercio ilegal

Em virtude de um habitat cada vez menor, os sabiá-barranco ficam expostos a traficantes de aves. E, como são uma espécie popular no comércio ilegal, em breve a ave poderá ser extinta.

Como ajudar na preservação do sabiá-barranco?

Há diversas maneiras de contribuir para a preservação do sabiá-barranco. Além da conscientização, é preciso investir na proteção ao meio-ambiente e combate ao tráfico de animais silvestres.

Por isso, além de colaborar com a preservação das florestas, você pode denunciar sempre que souber do tráfico de aves silvestres. Para isso, basta entrar em contato com o IBAMA.

Agora que você já conhece mais sobre o sabiá-barranco, conte para gente: qual das características dele você mais gostou?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. JACINTO FERREIRA DO AMARAL disse:

    AQUI NA REGIÃO ENCONTRAM MUITOS SABIA

  2. Francisco Teófilo disse:

    Gostaria de obter informações sobre a sabiá laranjeira

  3. Jair disse:

    Muito boa a matéria, não sabia desse tipo de sabia

  4. Aluizio Serafim disse:

    Tenho uma plantação da moringa oliveira no meu quintal elas florescem quase o ano todo ,os sabiá gosta tanto que fizeram ninho na varanda da casa já vuaram 3 filhotes e agora já tem outro que naceram está semana.

    • Cobasi disse:

      Olá, Aluizio! Que maravilha ter moringas no seu quintal atraindo os sabiás. É incrível como a natureza encontra caminhos para criar harmonia e beleza. A presença dos pássaros e os ninhos na sua varanda mostram o ambiente acolhedor que você oferece. Aproveite esses momentos especiais de observação da vida selvagem bem no conforto do seu lar. Obrigado por compartilhar essa experiência tão bonita!?

Deixe o seu comentário