Sabonete de enxofre: o que é e para que serve

23 de fevereiro de 2021

Cachorros
Cachorros podem tomar banho com sabonete de enxofre

O sabonete de enxofre possui ação antisséptica, fungicida e antibacteriana. Alguns médicos veterinários recomendam o seu para combater infecções como a sarna.

Apesar de ser um item de higiene, recomendamos que seu uso só seja feito após a consulta com um médico veterinário. Sua propriedades podem agredir a pele de animais com certas doenças.

Para que serve o sabonete de enxofre?

O enxofre possui ação antiinflamatória, antibacteriana, adstringente e desinfetante. Ele ainda pode participar na formação de colágeno e queratina na pele, evitando a perda dessas proteínas com o passar dos anos. 

A deficiência de proteínas pode trazer diversos danos à saúde, prejudicando a formação das estruturas da pele, unhas, cabelos e retardando o crescimento. O uso do sabonete ajuda a proteger, higienizar e equilibrar a pele do animal.

Embora algumas pessoas acreditem que o enxofre é tóxico, não é exatamente assim. Muitas vezes ele é encontrado dentros das vitaminas e em alguns alimentos, como ovo, alho poró, queijos, cebola e alho. Além disso, seu excesso não faz mal para a saúde, apenas acaba sendo eliminado através da urina. 

O enxofre é bastante usado em cosméticos que encontramos facilmente em farmácias. Ele atua através das suas propriedades curativas, auxiliando a formação de queratina e colágeno, proporcionando firmeza e elasticidade à pele e aos cabelos, eliminando toxinas que se acumulam na pele, acalma alergias e combate fungos e bactérias. 

Além disso, este sabonete de enxofre possui é capaz de amenizar os sintomas da acne, rosácea, dermatites seborreicas, pele oleosa ou sarnas e micoses. 

Assim como para os humanos, o sabonete de enxofre para cachorro atua na manutenção da queratina e colágeno da pele e eliminando as toxinas, fungos e bactérias, colaborando especialmente para o combate a sarna e problemas de dermatites. 

O enxofre promove a recuperação das propriedades seborreguladores da pele, atuando também para os casos de seborreia seca ou úmida e nos casos de psoríase e possíveis alergias, melhorando o aspecto da pele do animal.

Pode dar banho no cachorro com sabonete de enxofre?

A resposta é sim, desde que seja indicado pelo seu médico veterinário de confiança. Afinal, o veterinário possui o conhecimento adequado para indicar qual o melhor produto a base de enxofre para o pet. 

Embora o sabonete de enxofre para pet possua inúmeras propriedades benéficas ao animal, é importante ressaltar que esse produto não deve ser usado com frequência para evitar o ressecamento e aumento de descamação da pele. 

O ideal, é utilizar o sabonete de enxofre intercalando com outros produtos para dar banho no pet.

Pode usar sabonete de gente em cachorro?

É muito comum ver por ai gente querendo dar banho no pet com shampoos e sabonetes para humanos. Embora o sabonete possa parecer inofensivo, ela possui um pH inadequado para os pets.

O uso de produtos de higiene inadequados para os animais, podem acabar causando alergias ou outros problemas de pele no bichinho, além de danificar a pelagem ou ressecar demais a pele.

Além disso, o sabão de coco também é muito comentado pelas pessoas como forma de dar banho no cachorro, porém, assim como os sabonetes para humanos, o sabão de coco é muito alcalino, podendo trazer sérios problemas de pele para o animal.

O melhor é usar um bom shampoo ou sabonete próprio para o cachorro. O mesmo serve para o sabonete de enxofre, atualmente existem diversas marcas e formulações especiais de sabonete de enxofre para pet. 

Fique por dentro de outros cuidados com a saúde e higiene do seu pet: