Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sílica: o que é, para que serve e como utilizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Sílica: o que é, para que serve e como utilizar

A sílica, ou sílica gel, como é mais comumente chamada, é um mineral chamado dióxido de silício. Esse mineral está naturalmente presente em rochas, na areia, no quartzo e em outras fontes, e pode ser facilmente obtido e processado.

A sílica, quando utilizada com segurança, é muito versátil: além de ser a principal matéria-prima necessária para a fabricação do vidro, também pode ser encontrada na composição de alguns tipos de cimento. Os refratários que utilizamos para cozinhar, do tipo que resiste a altas temperaturas e pode ir ao forno, têm sílica na composição. Bem interessante, não é?

Nesse artigo vamos falar mais a respeito da sílica e sobre algumas das suas possibilidades de uso.

Uso da sílica em granulado higiênico para gatos

Uso da sílica em granulado higiênico para gatos

Para os tutores de gato, a sílica provavelmente é um material bem familiar: ela faz parte da fabricação de alguns tipos de granulado higiênico, material que é colocado nos banheiros dos gatos para absorver a urina e as fezes, formando torrões mais fáceis de descartar e neutralizando seus odores.

A sílica tem propriedades superabsorventes, o que a torna um excelente granulado higiênico. Quando entra em contato com as fezes e a urina dos gatos, a sílica adere instantaneamente aos dejetos, formando torrões bem firmes. O tutor do gato deve, então, utilizar uma pá coletora para remover esses torrões e fazer o seu descarte adequadamente.

Apesar de ser encontrada na natureza, a sílica utilizada no granulado higiênico não deve ser descartada no vaso sanitário, pois pode entupi-lo e provocar danos ao encanamento da casa, apartamento ou prédio.

Outros usos domésticos da sílica

Outros usos domésticos da sílica

Você, provavelmente, já fez uma compra de um item qualquer que veio com saquinho de sílica gel, em formato de sachê. Como dissemos, uma das principais características da sílica é sua capacidade de absorção: um sachê de sílica gel pode absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água, presente no ambiente onde está. Por isso, é bem comum que esses saquinhos sejam utilizados dentro de bolsas e sapatos, especialmente se forem de couro, para prevenir o mofo.

Existem muitos outros usos que você pode fazer dos saquinhos de sílica. Veja alguns exemplos:

  • em pastas de documentos, para evitar que se danifiquem com o tempo.
  • para proteger fotos, inclusive aquelas que tenham os antigos negativos. 
  • dentro do carro, no porta-luvas e no pára-brisa, para evitar que o vidro fique embaçado nos dias de chuva.
  • dentro de malas e caixas que não são acessadas com frequência, para evitar mofo e manchas.
  • para proteger equipamentos eletrônicos, como câmeras, lentes etc.

A maior parte dos sachês de sílica muda de cor quando o elemento está saturado, ou seja, quando não consegue mais absorver nenhuma umidade. Essa mudança de cor pode ser do branco para o azul, do branco para o rosa ou do azul para o rosa.

Observe as recomendações do fabricante na embalagem da sílica que você adquirir. Em alguns casos, é possível colocar os sachês no forno para que eles sequem e possam ser reutilizados. Tome cuidado para fazer o manuseio com suas mãos protegidas do calor e somente se houver recomendações na embalagem que indiquem esse procedimento. Não reutilize caso o pacote tenha sido danificado.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. André disse:

    muito interessante esse site

  2. Madalena disse:

    Gostei muito deste site, porque ajudou-me muito a fazer um trabalho de Ciências sobre a Sílica.
    Muito obrigada! 😀

Deixe o seu comentário