Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tetra Negro: conheça esse peixe de água doce

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tetra Negro

Para quem prefere pets silenciosos e ainda que ocupem pouco espaço, os peixes são a melhor opção. Mas se você é iniciante no aquarismo, é melhor começar com peixes mais resistentes. E um peixe recomendado nessa situação é o Tetra Negro.

Também conhecido como Tetra Preto ou Viúva Negra, esse peixe além de ser muito resistente, é bastante ativo e muito pacífico

Então, se você quer começar no aquarismo, que tal conhecer o Tetra Negro e os cuidados necessários com ele?

Características do Tetra Negro

Pertencente à Família dos Caracídeos, que são peixes de água doces e pequenos, o Tetra Negro pode chegar até os 7 cm de comprimento. Com os cuidados necessários, o seu peixe pode viver até os 5 anos ou mais, dependendo das condições que você ofereça a ele.

O corpo do Tetra Negro se destaca por ser bastante largo verticalmente, com as laterias finas. Com a cor predominantemente prateada na região do corpo, a coloração muda para uma tonalidade preta para a região da nadadeira.

Esse peixe também chama a atenção pelas duas faixas escuras na região vertical do corpo. 

Além do prateado, esse peixe também pode ser encontrado nas cores dourado, branco com olhos vermelhos e branco com olhos pretos. Caso você veja peixes Tetra Negro com outras colorações, saiba que foram tingidos de forma artifical pelos seres humanos. Na natureza, esse peixe não apresenta muitas variedades de cores e esse processo de coloração artificial afeta o peixe, encurtando sua vida.

Os ovos do Tetra Negro eclodem em até três dias e em um período de 48h, os filhotes já estão nadando.

Origem

Tetra Negro

Encontrado em rios, o Tetra Negro é um peixe de origem sul americana. Encontrado principalmente nas regiões do Pantanal, ele pode ser encontrado em países como Brasil, Paraguai e Argentina.

Como são peixes pacíficos, costumam viver em cardumes. Mas caso o ambiente não seja favorável, os Tetra Negro podem se sentir incomodados, se escondendo na vegetação.

Se com esses motivos, você já está pensando em adotar um, saiba que esse peixe pode ser encontrado em lojas de animais licenciados. Porém, assim como outros pets, o Tetra Negro também precisa de cuidados do seu tutor.

Cuidados necessários

Para que seu Tetra Negro se desenvolve bem no aquário, é importante que a capacidade do aquário seja de no mínimo 54 L. Por ser um peixe que se movimenta bastante, o espaço disponível para ele deve ser extenso.

Você também pode aproveitar esse espaço a mais do aquário para utilizar enfeites, já que esse peixe gosta de nadar em zonas calmas e costuma mudar de cor em locais com muita vegetação. Porém, opte por plantas e folhas finas.

Mesmo que seja um peixe pacífico, não o coloque junto com muitos, pois ele pode ficar incomodado com isso. Os Tetra Negro também tem o costume de morder peixes mais lentos e com nadadeiras longas. Por isso, não é recomendado que você coloque mais de 6 peixes em um aquário junto com o Tetra.

Além dos cuidados com a limpeza do aquário, com bombas e filtros de água potentes, não coloque muita luz. O excesso de iluminação pode incomodar o peixe.

Alimentação do Tetra Negro

Por ser um peixe onívoro, o Tetra Negro se alimenta de pequenos animais como vermes, crustáceos e insetos. Ele também pode consumir plantas. Mas caso você opte por um Tetra Negro como pet, saiba que ele também pode ser alimentado com alimentos secos, rações em flocos e granuladas

Não esqueça que a alimentação de peixes deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia e não exagere na quantidade oferecida.

Viu como até mesmo peixes mais resistentes exigem cuidados especiais? Se você está iniciando na criação desses animais, não esqueça que o Tetra Negro é um peixe pacífico, mas que não se dá muito bem em aquários com mais peixes. Invista em um aquário com bom espaço e com filtros de água para fornecer ao seu peixe um local ideal para ele se desenvolver.

Com esses cuidados, você já pode se considerar um bom tutor de peixes. E se você quiser saber mais sobre cuidados com peixes, talvez esses conteúdos possam te interessar:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário