Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com vitiligo: você já ouviu falar?

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Vitiligo em cães: você já ouviu falar?

Já ouviu falar sobre cachorro com vitiligo? Trata-se de uma condição de origem genética que é mais conhecida em humanos (atingindo 0,5 a 2% da população mundial), mas que também pode acometer cachorros e gatos.

Para explicarmos melhor sobre vitiligo em cachorro, conversamos com a médica-veterinária Joyce Lima, da Educação Corporativa Cobasi, que respondeu as principais dúvidas sobre o tema. Saiba mais!

O que é o vitiligo canino?

O vitiligo é uma doença causada pela destruição dos melanócitos, células responsáveis por produzir e armazenar a melanina, pigmento responsável pela coloração de pelos e da pele. Normalmente, animais com vitiligo tem regiões da pele, pelos, focinho, lábios e mucosa oral e facial despigmentados (brancos ou rosáceos).

Assim como os humanos, os pets também têm predisposição genética a ter a patologia. Trata-se de uma doença dermatológica rara, não tem cura, não é contagiosa, afeta somente a pele.

O que causa vitiligo em cachorro?

Causas do vitiligo em cães

Essa é a principal dúvida dos tutores, que procuram saber se há algo que seja possível fazer para evitar o surgimento do vitiligo. Segundo Joyce Lima: “são vários fatores que estão relacionados com o vitiligo, desde causas autoimunes, fatores ambientais e até a herança genética (como a presença de genes que causam a destruição dos melanócitos)”.

Por exemplo, um cenário é que os filhotes nascem com pigmentação normal, porém, à medida que crescem, ocorre a perda da coloração. “Suspeita tratar-se de uma doença autoimune em que o corpo produz anticorpos que atacam os melanócitos – as células que produzem melanina – substância que dá cor à pele. Assim, os anticorpos causariam a morte dessas células e a consequente perda da pigmentação”, explica Joyce.

Agora que você já sabe que cachorro tem vitiligo, deve estar pensando se a condição tem cura. Na verdade não, mas há tratamento e alguns cuidados extras que você precisa tomar.

Agora que você já sabe que cachorro tem vitiligo, deve estar pensando se a condição tem cura. Na verdade não, mas há tratamento e alguns cuidados extras que você precisa tomar.

Cachorro com vitiligo: sinais característicos e como identificá-los

De modo geral, o cachorro com vitiligo apresenta alterações na sua coloração. Como mencionamos, há uma despigmentação na pelagem e na pele. É mais fácil identificar essas estruturas em raças com pigmentação mais evidente (na tonalidade preto e marrom, especialmente).

Além disso, o focinho despigmentado, ao redor dos olhos, o nariz e lábios são outras áreas comuns. Caso seja um local piloso (com pelos) observam-se também sinais de despigmentação do pelo. Existem registros de descolorações oculares, o que é uma condição mais grave, que pode ocasionar cegueira.

O que faz o vitiligo em cães piorar?

De acordo com a especialista: “existem estudos que comprovam que feridas abertas, machucados e traumas físicos, além do estresse e mudanças emocionais podem estimular o aparecimento das manchas e da falha de pigmentação”.

Cuidados com vitiligo em cachorro

Cuidados com vitiligo em cachorro

O vitiligo em cães deixa o pet mais sujeito a alguns problemas de pele, especialmente aqueles provocados pelo sol forte. Portanto, um dos principais cuidados a tomar é investir em um bom protetor solar. Não esqueça de escolher um produto adequado para a idade e a fase da vida do seu cão.

Se o seu cachorro foi diagnosticado com vitiligo, é preciso evitar o sol nos períodos mais fortes do dia. Então, caso o pet fique na maior parte do tempo em uma área externa, como quintal ou jardim, é preciso cuidado redobrado. Tenha certeza de que a casinha do pet é adequada para o tamanho dele, e que haja abrigo do sol, do calor e da chuva durante todo o dia.

Aproveite os momentos de carinho e escovação para conferir a pele e verificar se há alguma ferida. O vitiligo é uma condição que afeta apenas a aparência do seu cachorro, e não a sua saúde, mas as áreas expostas ao sol podem ficar mais vulneráveis a queimaduras e machucadinhos por conta da ausência da melanina.

Vale destacar, a importância em manter as consultas de rotina regulares com o médico-veterinário e seguir todas as orientações do profissional de saúde nos cuidados com seu pet.

O uso de shampoos e condicionadores específicos para fortalecer a barreira natural de proteção da pele, também são bastante recomendáveis. Se você tem hábito de dar banho em cachorro com sabão de coco, converse com o veterinário sobre o assunto.

Cachorro com vitiligo: perguntas frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns sobre o cachorro com vitiligo.

Existe tratamento para vitiligo em cachorro?

Não existe cura para o vitiligo, até porque o seu desenvolvimento se assemelha muito ao que ocorre com os humanos. Existem estudos que sugerem o uso de corticoides, medicamentos anti-inflamatórios que fazem a supressão do sistema imunológico.

Ou seja, se o vitiligo tivesse uma causa autoimune (quando o próprio corpo identifica o melanócito como um “problema” e passa a atacá-lo), seria uma opção interessante para o tratamento. Outros artigos sugerem o uso de homeopatia, além de dietas ricas e variadas na redução dos sintomas de vitiligo.

É possível pigmentar o vitiligo?

Sim! Embora seja raro, pode ser que algumas áreas que perderam a pigmentação por conta do vitiligo voltem a apresentar sua coloração original, assim como novas áreas também podem surgir.

Outros animais também podem apresentar a mesma condição?

Sim! A presença do vitiligo pode acontecer por diversos motivos, sejam causas genéticas, mas também ambientais (como a presença de derivados fenólicos, que são tóxicos aos melanócitos). Então é possível que mais animais, inclusive de outras espécies, apresentem vitiligo. A sua ocorrência é incomum em cães e ainda mais rara em gatos.

Dia Mundial do Vitiligo

No dia 25 de junho é comemorado o Dia Mundial do Vitiligo, a data foi criada para aumentar a conscientização e minimizar o preconceito sobre a condição. Agora, você sabe mais sobre cães com vitiligo. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário