Cachorro com incontinência urinária: saiba como tratar o pet

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com incontinência urinária ao lado poça de xixi
Urina fora do lugar pode ser sinal de incontinência urinária em cães

Você sabia que cachorro com incontinência urinária é um problema bastante comum? Mas para a sorte do pet e do tutor, esse desconforto tem solução! Descubra os motivos do surgimento da incontinência urinária em cães e os melhores métodos para tratamento.

Cachorro com incontinência urinária: o que é?

A incontinência urinária em cães é um incômodo que surge quando o pet já não consegue ter o controle total do funcionamento da bexiga. Ela é mais comum em cães com idade avançada, porém é possível que o pet perca a capacidade de segurar a urina por estar enfrentando algum tipo de doença.  

Por que cachorro tem incontinência urinária?

Além dos sinais de idade avançada do pet, um cachorro com incontinência urinária pode ser o reflexo da presença de alguma doença mais séria no organismo do animal. Sendo as mais conhecidas:

  • esfíncter da bexiga fraca;
  • cálculo renal;
  • doenças na próstata;
  • infecção urinária;
  • desequilíbrio hormonal (em fêmeas castradas);
  • hérnia;
  • lesão na coluna vertebral (comum em pastores alemães);
  • diabetes;
  • hiperadrenocorticismo.

Os casos mais comuns de incontinência urinária em cães acontecem devido à incompetência do mecanismo esfincteriano urinário, popularmente chamado de fraqueza no esfíncter. Esse tipo de problema afeta principalmente cadelas castradas e cães idosos e obesos.

Como saber se o cão está com incontinência urinária?

O cão com incontinência urinária apresenta alguns sinais que servem como alerta. Os mais comuns são: cachorro urinando durante o sono, fazer xixi em movimento,  assim como o aumento da frequência da urina sem que o pet demonstre estar com dor e excesso de lambedura do pênis ou da vulva.

Por isso, ao perceber mudanças bruscas no comportamento do pet, procure um médico-veterinário. Só um especialista poderá realizar o diagnóstico correto e indicar o tratamento de acordo com a severidade da incontinência urinária canina.

Cachorro com incontinência urinária: diagnóstico

O diagnóstico de cachorro com incontinência urinária é feito em duas etapas. A primeira delas é a Urinálise, um exame clínico que determina a existência ou não de algum tipo de infecção na bexiga do animal.

A próxima etapa consiste na realização de radiografia e ultrassom para poder analisar a gravidade da doença. A partir das imagens coletadas, o médico-veterinário poderá prescrever o tratamento mais indicado para deixar o seu pet livre da incontinência urinária em cães.

Como tratar cachorro com incontinência urinária?

cachorro urinando na grama
Passear com o pet previne xixi indesejado pela casa.

De acordo com a Silvana Badra, médica-veterinária da MSD Saúde Animal, o tratamento correto depende de uma série de fatores: “É necessário entender qual é a causa relacionada ao distúrbio, o tratamento pode ir desde medicações, controle ou tratamento de doença associada ou até mesmo intervenções cirúrgicas, dependendo do caso”, conta.  

Por isso, o recomendado é, ao perceber qualquer sinal de cachorro com incontinência urinária, procurar a ajuda de um médico-veterinário. Só um profissional especializado poderá indicar e prescrever o melhor tratamento para o seu pet.

Por exemplo, em situação em que o causador da incontinência urinária em cães é uma infecção na bexiga, o tratamento se dá com a administração de antibióticos. Entretanto, se a origem for uma lesão na coluna, o indicado é repouso, medicamento e até cirurgia para descompressão.

Em casos de incontinência urinária em cadelas, uma boa alternativa para tratamento é o Incurin, um probiótico exclusivo para cadelas com problemas urinários. O seu grande diferencial é fazer a reposição hormonal necessária para que o organismo da fêmea possa funcionar corretamente. Dessa forma, os escapes de urina são reduzidos e podem até parar.

Hábitos que ajudam cachorro com incontinência urinária

Para auxiliar no tratamento médico de incontinência urinária em cadelas e cães, o tutor pode adotar alguns hábitos que contribuem para o bem-estar do pet. Entre as medidas recomendadas pelos especialistas estão:

Cuidados com a higiene do cão

Durante o período de tratamento de incontinência urinária em cães, o ideal é reforçar a higiene do pet. Uma boa prática é aumentar a frequência dos banhos e deixar os pelos da região genital sempre limpos e aparados.

Mantenha o ambiente limpo

Para manter a casa limpa sem poças de urina, o tutor tem duas opções. Colocar mais tapetes higiênicos nos principais pontos da casa ou adotar o uso de fraldas descartáveis, desde que não prejudique o conforto do animal.

Aumente a frequência dos passeios

Outra maneira de evitar que o cachorro com incontinência urinária faça xixi indesejado pela casa é levá-lo para passear mais vezes. Sempre que possível dê uma volta com ele logo nas primeiras horas do dia e um pouco antes de dormir. Assim, você evita o acúmulo de urina na bexiga.

Agora que você já sabe tudo sobre cachorro com incontinência urinária, ficou mais simples manter a saúde do pet em dia. Não é mesmo?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Cicero disse:

    Minha York com 13 anos e o gato com 13 tb , fazem xixi na cama , no sofá, na sala até mesmo quando está dormindo , tem algum medicamento ?

Deixe o seu comentário