Animais da Amazônia: saiba quais são os principais

Compartilhar:


Os animais da Amazônia são lindos e diversos

Que o Brasil é um país bastante farto de fauna e flora, a gente já sabe? Aqui encontramos a maior floresta tropical do mundo. E por isso os animais da Amazônia são tão diversos.

Quem  visita a Amazônia, se depara com muita vida, a fauna do local é extremamente rica. Passando por pássaros exóticos, mamíferos de diversas espécies, peixes gigantes e incontáveis espécies de répteis e insetos que a gente nem consegue imaginar. Separamos uma lista de animais que  são muito comuns na Amazônia. 

Quais animais da Amazônia são mais conhecidos?

O Uacari-branco é um macaco conhecido por seu rosto vermelho e pelos brancos. Mas ele também é capaz de saltar aproximadamente 30 metros, quando deseja passar de uma árvore para outra. 

Ele pode ser encontrado apenas em algumas partes da Amazônia. A cor vermelha do rosto deste animal representa que a saúde deles está em dia, por isso, no momento de reprodução dessa espécie, leva vantagem quem tem o rosto mais vermelho. Aumentando assim as chances de conhecer um parceiro para criar os filhotes.

Os animais da Amazônia também são parte do folclore local

Outro bicho que faz parte da lista de animais da Amazônia, são os peixes-bois, eles são mamíferos aquáticos. Você pode encontrar quatro espécies de peixe-boi no mundo, mas apenas nas águas doce da amazônia é possível encontrar uma delas.

Quem conhece o folclore brasileiro, certamente já ouviu falar dos botos. Estes animais têm um brincalhão, muito parecido com golfinhos. A alimentação dos botos é composta basicamente de peixes, lulas e crustáceos que eles podem engolir sem ter a necessidade de mastigar. 

Contudo, eles são animais muito ameaçados pela caça, por conta da cultura local, que têm a mística de que os olhos dos botos podem servir como amuleto para o amor. Na região amazônica, é dito que quem tem um olho de boto consegue arrumar um namorado, ou uma namorada, mais rápido.

A Harpia é um dos animais da amazônia mais conhecidos no mundo

Quais dos animais da amazônia são aves?

Também é possível encontrar diversas aves únicas na Amazônia. Uma das aves mais conhecidas da região amazônica é o araçari-mulato. Esse é um pássaro Piciforme da família Ramphastidae. Essa ave é uma das mais bonitas da família dos tucanos e araçaris, segundo os especialistas. 

O saí-andorinha é um daqueles animais que parecem que foram pintados. Você pode encontrar aves dessa família com cores muito vibrantes, por isso a impressão de que são uma obra de arte. 

A lista dos animais da amazônia não para por aí, a harpia é uma das maiores aves que você pode encontrar na região. Elas podem chegar a medir aproximadamente dois metros de envergadura. Além disso, essas aves têm garras do mesmo tamanho das de um urso-pardo. 

Ela também é conhecida como gavião-real e é uma das aves de rapina mais poderosas do mundo. Apesar de todo esse tamanho, a harpia faz um voo tranquilo e cheio de habilidade por entre as árvores.   

Além desses, existem diversos outros animais da Amazônia. Se você deseja saber mais sobre a vida selvagem, pode conferir outros posts em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário