Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que são animais anfíbios: saiba mais!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Você já deve ter ouvido falar em animais anfíbios, não é mesmo? Mas a pergunta que fica é: o que são animais anfíbios, afinal? De modo geral, essa classe de animais vertebrados, composta por sapos, rãs, salamandras aquáticas e as cecílias, foi a primeira dentre todas a aparecer no planeta terra, por volta de 300 milhões de anos atrás. 

Mas você sabia que existem espécies de anfíbios que têm ganhado espaço nos lares brasileiros, tornando-se pets inseparáveis? Pois é, esse tipo de animal tem conquistado o coração dos brasileiros. É importante destacar que os anfíbios precisam de cuidados específicos para que não sofram e acabem morrendo. 

Você ainda tem dúvida do que são animais anfíbios? Continue a leitura desse artigo para saber mais.

Características principais dos anfíbios

Uma das características que difere os anfíbios dos demais animais é a capacidade de viver tanto dentro quanto fora da água. Mas atenção! Sua pele precisa estar constantemente úmida, pois funciona como um meio de respiração para este animal. 

Podemos dizer que quase todos dessa espécie possuem pulmão, contudo, de modo geral, são animais simples: tanto as rãs quanto os sapos possuem ouvidos e um coração de complexidade superior se comparado aos seus ancestrais. Talvez você não saiba, mas o sapo é réptil

Um fato interessante sobre essa espécie de animal é que ela é um verdadeiro sensor ambiental, capaz de denunciar degradação de uma área e, quando estudado, mostrar o que tem acontecido com o local afetado. Sua capacidade de comunicação é gigante. Funcionam como um alerta vermelho.

Qual é o habitat dos anfíbios?

Os anfíbios existem basicamente no mundo todo, porém, são mais comuns em regiões tropicais, devido ao clima mais quente e úmido.

Se você está se perguntando qual as características do habitat que vivem, é simples: são determinantes para seu desenvolvimento, pois são animais que, de forma geral, vivem os primeiros estágios da vida na água em forma de larva, e na vida adulta, na terra, em locais mais úmidos, como lagoas e lagos.

Conheça as classificações de anfíbios

Podemos classificar essa espécie em três grupos, os quais você pode conferir logo abaixo:

Anuros

Se você está se perguntando o que são animais anfíbios, é importante saber que eles se dividem em grupos. O primeiro deles são os anuros. Eles não contam com cauda no estado adulto, mas possuem quatro pernas e olhos bem desenvolvidos. As rãs e pererecas apresentam as pernas traseiras mais fortes e compridas, auxiliando nos movimentos de saltos e nados. Já os sapos têm as pernas traseiras mais curtas, se movimentando com pequenos saltos ou caminhando. A rãs, pererecas e sapos são alguns exemplos.

Urodelos

Já esse grupo de anfíbio conta com uma cauda desenvolvida, corpo e cabeça mais compactos e quatro patas. Vale destacar que as espécies de salamandra, quando perdem membros do corpo, como cauda e patas, conseguem regenerar o membro perdido. Salamandras e tritões se destacam como os exemplos mais conhecidos.

Ápodes ou gimnofiónios

Vale ressaltar que esse grupo não conta com patas e são bem semelhante às minhocas e cobras, com corpo fino e comprido. Ademais, a maioria das espécies vive no solo, se movimentando enquanto cavam túneis. Podemos destacar as cecílias ou cobras-cegas como principais desse grupo.

Agora que você já sabe o que são animais anfíbios, que tal conferir outros conteúdos disponíveis no blog da Cobasi?

Hamster pode comer couve? Saiba se a verdura seria adequada ao animal

O que lagarto come? Aprenda essa e outras curiosidades sobre o animal

Coelho Angorá: Conheça esse animal peludo

Fantasia para cachorro: escolha a que mais combina com seu animal de estimação

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário