

Você já deve ter visto seu cachorro lambendo as patinhas e se perguntado por que ele faz isso, certo? Na maioria das vezes, o hábito está ligado a um momento de diversão, contudo, se essa prática for recorrente, ela pode significar que o seu pet está com problemas. Então venha com a gente e descubra por que seu cão lambe a pata.
Além de felicidade, há uma série de motivos que fazem seu cachorro lamber a pata. Os motivos podem ser dores, estresse, tédio, queimaduras e até indicar a presença de parasitas entre os dedos do animal. Conheça mais sobre cada uma dessas situações e saiba como cuidar do seu pet.
Um dos principais problemas que faz o cachorro lamber as patinhas é a alergia. Afinal, essa é a maneira de o pet diminuir a coceira e o incômodo na região onde a irritação se encontra.
As alergias podem ocorrer em virtude da concentração de mofo nas patas ou contato com produtos químicos e agrotóxicos. Por isso, o ideal é manter as patinhas do animal sempre secas e reforçar os cuidados durante os passeios em parques ou na grama do jardim de sua casa.
Ver o seu cachorro lambendo as patas em excesso pode significar que ele está com dores. Essa enfermidade é causada por queimaduras por caminhar por locais quentes ou machucados feitos por pisar em objetos cortantes. Portanto, para evitar essas situações, fique atenta aos locais onde leva o seu pet para passear.
Você sabia que o seu cãozinho também lambe as patas devido ao estresse? É isso mesmo! Frustração, ansiedade e estresse são doenças ligadas à saúde mental do animal. Por isso, podem gerar um gatilho que pode levar o animal a se lamber. Se perceber algum comportamento diferente, procure a ajuda de um médico-veterinário.
Está se perguntando por que o seu cachorro lambe muito as patas? Uma das hipóteses é que ele esteja sofrendo de tédio. Nesses casos, a solução é bem simples: basta separar alguns brinquedos ou levá-lo a um passeio para fazê-lo gastar a energia acumulada e se divertir.
Um dos vilões que fazem com que os cães fiquem lambendo as patas em excesso são as temidas pulgas e os carrapatos. Essa doença, além de causar irritação na pele e coceiras no seu pet, ainda pode levá-lo a contrair dermatite. Por isso, caso perceba a presença de algum desses parasitas, leve o animal até o médico-veterinário.
A melhor maneira de evitar que seu cachorro fique lambendo as patas em momentos que não sejam de diversão é a prevenção. Por isso nós preparamos algumas sugestões para que o tutor deixe o pet sempre saudável e feliz. Acompanhe!
Atenção: Se mesmo fazendo a prevenção o seu cachorro fica lambendo as patinhas por longos períodos sem motivo aparente? Então nada mais indicado do que procurar um médico-veterinário de confiança e começar o tratamento adequado.
E você, já adota alguma dessas estratégias para garantir a saúde do seu cão? Conte pra gente nos comentários!