Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer mandioca? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer mandioca capa
Cachorro não pode comer mandioca frita, mas há outras opções saudáveis para o pet

No Brasil, ela é conhecida por nomes diferentes, como aipim, macaxeira e até mesmo castelinha. Mas não dá para negar que a mandioca é um alimento muito apreciado e conhecido na culinária nacional. Porém, será que o cachorro pode comer mandioca?

Se você se preocupa com a boa alimentação do seu pet e tem curiosidade de saber sobre outros alimentos que podem ser adicionados à sua dieta, esse conteúdo vai te interessar. Por isso, fique com a gente para saber mais se a mandioca faz mal para cachorro ou não.

Cachorro pode comer mandioca?

Sim, cachorro pode comer mandioca. É um alimento que promove diversos benefícios para a saúde, além de ser rico em nutrientes importantes para os cães.

Mas, antes de adicioná-la à rotina alimentar do pet, que tal conhecer os benefícios e os  cuidados ao oferecer tudo sobre a mandioca.

Nutrientes e benefícios da mandioca para cães

Antes de saber os benefícios que o aipim, macaxeira ou como você prefere chamar a mandioca, saiba que trata-se de uma raiz muito nutritiva, que possui grande valor nutricional.

Por exemplo, a mandioca é uma boa fonte de potássio, zinco e fósforo. Substâncias que contribuem com a saúde dos ossos.

Além disso, a mandioca também contém:

  • fibras;
  • vitamina A, B, D e E;
  • minerais importantes (ferro, zinco e manganês);
  • boas doses de proteínas, fibras e carboidratos;

Os nutrientes da mandioca benéficos aos cachorros são essenciais para ajudar no fortalecimento do sistema imune, como também melhoram o funcionamento do intestino contra doenças crônicas.

A presença de ferro e carboidratos também fornecem ao pet uma boa dose de energia para ter mais disposição para brincar e se divertir.

Quais os riscos em dar mandioca para cachorro?

Em suma, os riscos em dar mandioca para cachorro estão centralizados em como dar e a  quantidade ideal para cães. Por isso, fique atento às seguintes informações:

Cachorro pode comer mandioca cozida?

cachorro pode comer mandioca cozida
O cachorro pode comer mandioca cozida, mas sem adição de sal ou qualquer tempero

Sim, cachorro pode comer mandioca cozida. Mas, atenção, o preparo não pode ter sal ou qualquer tipo de tempero. Além disso, garanta que o alimento esteja bem cozido e seja oferecido com moderação.

Cachorro pode comer mandioca frita?

O cachorro pode comer mandioca cozida, mas nunca frita. O excesso de óleo no preparo pode afetar o organismo do seu animal, causando diarreia e outros problemas intestinais.

Cachorro pode comer mandioca crua?

Os cães não podem comer mandioca crua. Em seu estado natural, a mandioca, que é uma raiz, possui uma substância chamada ácido cianídrico. Sendo um elemento tóxico, nem mesmo seres humanos devem consumir mandioca crua.

Por isso, se for oferecer mandioca ao seu cachorro, sempre cozinhe para eliminar o ácido cianídrico do alimento.

Como oferecer aipim para cães?

Além do modo de preparo, também tenha atenção à quantidade e frequência. Como é um alimento que possui uma boa dose de gordura e proteínas em sua composição, faz com que o cachorro ganhe peso com mais facilidade.

Oferecer mandioca com muita frequência pode ser prejudicial para os cães. Lembre-se de que o cachorro precisa de uma dieta equilibrada, com valores nutricionais corretos e de acordo com seu peso e tamanho.

Portanto, não se esqueça de que a base alimentar dos cães é a ração. A mandioca é um tipo de petisco natural, que deve ser oferecido de forma equilibrada e na quantidade certa.

Adicionar a mandioca na alimentação do seu cachorro pode ser bom, mas são necessários alguns cuidados. 

Mesmo que pareça ser um ato inocente oferecer pequenas doses de comidas diferentes para seu pet, é importante que você saiba a reação delas no organismo do animal. Aqui, no Blog da Cobasi, você se mantém informado de tudo sobre a alimentação para cachorro

Em caso de dúvidas, consulte um veterinário. Como cada cão possui um metabolismo diferente, um especialista vai auxiliá-lo sobre os alimentos ideais para montar a dieta para o seu cachorro. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário