Cachorro pode comer macaxeira? Descubra!

Compartilhar:


cachorro pode comer macaxeira

A macaxeira, também conhecida como mandioca, é um alimento muito popular na culinária brasileira. Por ter um cheiro muito característico e um gosto melhor ainda, esse é aquele tipo de alimento que, às vezes, estamos comendo e, de repente, o nosso cãozinho surge com aquele olhar de quem também quer um pedaço. Mas será que cachorro pode comer macaxeira? Separamos algumas informações sobre a macaxeira que vão responder essa dúvida para você. 

Afinal, cachorro pode comer macaxeira?

A resposta para essa pergunta é sim! Além de ser muito saborosa, a macaxeira é um vegetal que contém diversos nutrientes e vitaminas benéficos para o seu cachorro. 

Entretanto, a macaxeira não pode ser servida frita. Por ser muito gordurosa e, geralmente, preparada com muito sal, a fritura faz mal ao cachorro. O ideal é que a macaxeira seja servida cozida em água ou vapor e sem nenhum tipo de tempero. O sal, óleo, alho ou a cebola podem ser muito prejudiciais à saúde do cachorro.

Benefícios da macaxeira para o cachorro

A macaxeira é um vegetal muito completo para a alimentação tanto de humanos quanto de cachorros. Ela contém boas doses de proteínas, fibras e carboidratos, além de diversas vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento dos animais. 

Dentre as principais vitaminas estão a vitamina A, que ajuda na visão e deixa o pelo do seu cão saudável e bonito; as vitaminas do complexo B, que, além de atuarem como antioxidantes, participam do funcionamento do sistema nervoso; e a vitamina D, que é essencial para os ossos. 

Dentre os principais minerais presentes na macaxeira, estão o cálcio, fundamental para a estrutura óssea; o fósforo, que é um componente da membrana celular e do DNA; o magnésio, que é parte importante de centenas de processos metabólicos, incluindo os processos cardíacos e de imunidade; e o potássio, fundamental para vários processos dentro do corpo, e quando entra em déficit, pode causar fraqueza e até paralisia. 

Vale ressaltar que todos esses nutrientes estão presentes na ração própria para cachorro – tanto a ração seca quanto a ração úmida, assim como em petiscos. Os alimentos próprios para cada tipo de cachorro já são suficientes para suprir as necessidades do organismo do seu pet. A macaxeira, quando servida da forma adequada, deve ser apenas um complemento.  

Riscos da macaxeira para o cachorro

cachorro pode comer macaxeira

O cachorro pode comer a macaxeira cozida – nunca frita –, mas sempre cabe observar que tudo que é dado em excesso pode ser prejudicial à saúde do animal. No caso da macaxeira, não é diferente. Por ser um alimento muito rico em carboidratos, se você oferecer a macaxeira em excesso ao seu pet, pode fazer com que ele ganhe muito peso, levando à obesidade. 

Outro risco também é a macaxeira crua. Isso porque quando servida dessa forma, ela é potencialmente tóxica por conta da presença de ácido cianídrico que tem um efeito venenoso no organismo tanto de cachorros quanto de humanos. Cozida, a macaxeira perde esse efeito.

É fundamental ressaltar a importância de consultar um veterinário para que ele te auxilie na hora de adicionar novos alimentos na dieta do seu pet. Também é essencial que você fique de olho no seu cachorro e perceba as reações dele depois de ingerir os alimentos.

Caso ele não reaja tão bem à ingestão da macaxeira, o ideal é excluí-la do cardápio. E caso o seu cachorro coma a macaxeira da forma não recomendada – crua ou frita –, o recomendado também é levá-lo ao veterinário. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário