Meu cachorro pode comer beterraba?

Compartilhar:


cachorro pode comer beterraba

Se você é tutor de cachorro, já deve ter pensado em acrescentar alimentos na dieta do seu pet além da ração. Porém, como não se sabe a reação que uma comida pode ter no animal, a desconfiança aparece. Mas e os legumes, será que o cachorro pode comer beterraba?

Essa é uma dúvida que pode surgir, pois o organismo do cachorro não é igual ao do ser humano, o que faz você não saber se esse alimento afetará ou não o pet.

Para saber se a beterraba é boa para cachorro, continue com a gente e esclareça de vez essa dúvida.

Posso dar beterraba para cachorro?

Rica em vitaminas A, B, C e oferecendo boa quantidade de sódio, potássio e ferro, a beterraba é uma raíz muito benéfica para a alimentação humana. Já na dieta do pet, ela é um alimento que pode ser consumido, porém com os devidos cuidados.

Se o seu pet não apresenta nenhum problema de saúde ou complicações no organismo, ele pode comer beterraba de vez em quando. Você pode oferecer ela em pequenos pedaços, tanto crua quanto cozida.

Porém, antes de adicionar a beterraba na dieta do seu cachorro, consulte um médico veterinário para saber se o legume não trará nenhuma complicação para o pet.

Entretanto, mesmo que a beterraba seja uma boa fonte de vitaminas, não permita com que ela seja o único alimento da dieta do seu cachorro. 

Lembre-se que a ração já fornece todos os nutrientes que o pet precisa e limitar ele a apenas um alimento pode fazer com que tenha um déficit nutricional, o levando até mesmo a anemia.

A beterraba apresenta algum risco para o cachorro?

cachorro pode comer beterraba

Mesmo que possa ser consumida, a beterraba faz mal para cachorro se for oferecida em excesso e em grandes doses.

Como ela é um legume rico em oxalato, seu excesso pode fazer com que o cachorro tenha pedra nos rins e na bexiga, afetando o organismo dele.

A acidez presente na beterraba pode causar complicações no seu pet. Em cães com problemas no estômago, a beterraba acaba resultando em uma piora dos problemas.

Com a alta presença de açúcar, a beterraba também afeta o peso do seu animal. Se for dada em excesso, ela contribui para que seu cachorro ganhe peso de forma mais rápida, o que pode levar ele à obesidade e problemas com diabete.

Benefícios da beterraba na alimentação do pet

Como a beterraba não é um alimento proibido para cachorro, se dado nas quantidades certas, ela oferece benefícios ao pet em certas situações.

Quando recomendada pelo veterinário, a beterraba auxilia no fortalecimento do sistema imunológico de cachorros com baixa resistência. Por isso, cães que possuem problemas com alergias e dermatites também podem aproveitar os benefícios da beterraba.

Se o seu cão possui anemia e está com baixo nível de ferro, saiba que esse legume ajuda a repor as energias do pet. A beterraba para cachorro com anemia auxilia na oxigenação dos tecidos e de órgãos, fortalecendo o organismo do animal.

Como oferecer uma boa alimentação ao pet

Mesmo com as vitaminas e outros benefícios em sua composição, a beterraba não é um alimento essencial ao seu cachorro. 

Se você quiser que seu pet tenha todos os nutrientes necessários, uma boa alimentação composta por ração e água limpa e fresca é o suficiente.

A ração para cachorro é desenvolvida para atender a todos os requisitos da boa alimentação, além de amenizar o mau cheiro das fezes do animal. Já a água permite que seu cão fique bem hidratado e tenha um bom funcionamento do organismo.

Entretanto, caso queira acrescentar outros alimentos para o pet além de petiscos, sempre consulte um médico veterinário para saber se o animal pode comer determinadas comidas.

O cachorro pode comer beterraba, mas lembre-se que se dada em excesso, irá acabar resultando em aumento de peso do animal, além de incidência de pedra nos rins e na bexiga. Portanto, ofereça em pequenas quantidades.

E se você é preocupado com a boa alimentação do seu cachorro, talvez esses artigos possam te interessar:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário