Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer tomate? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer tomate

Quando o assunto é se cachorro pode comer tomate, ainda restam muitas dúvidas. Isso acontece porque a fruta está muito presente nos alimentos, seja na salada ou em molhos, sendo considerado um alimento saudável. Por outro lado, muitos tutores acreditam que o tomate é um veneno para os cães.

Diante de tais hipóteses, que tal esclarecermos essa dúvida? Sim, pode dar tomate para cachorro. Porém, o tutor precisa saber como oferecer e ter alguns cuidados antes de adicionar a fruta na rotina alimentar do seu pet. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre oferecer tomate para cães

Afinal, cachorro pode comer tomate?

Para os humanos, o tomate é um alimento cheio de benefícios, além de ser um dos principais ingredientes na culinária, servido como salada, aperitivo e, claro, para o molho da pizza e da macarronada. Mas será que pode dar tomate para cachorro?

De modo geral, cachorro pode comer tomate. Porém, existem algumas ressalvas sobre como oferecer o alimento ao pet. Para entendermos melhor essa questão, vamos precisar falar sobre os benefícios e malefícios do fruto na dieta dos cães.

Por que é bom dar tomate para o cachorro?

O tomate é uma fruta rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que são nutrientes importantes para ajudar na saúde dos cães. Entre os principais benefícios estão:  

  • melhorar a visão e a pele dos cães;
  • auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico; 
  • prevenir o surgimento de algumas doenças;
  • inibir a ação de radicais livres, evitando danos celulares. 

Além disso, o tomate também apresenta uma boa quantidade de água, o que é eficiente para manter os cães hidratados. Inclusive, para ajudar na prevenção de infecções urinárias. Vale destacar que o alimento também é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que auxilia na manutenção da saúde da pele e dos pelos dos pets.

Por que cachorro não pode comer tomate?

tomate para cachorro
Comer omates verdes ou as folhas do tomateiro, pode causar problema de saúde dos cães, como gastrointestinais.

Agora falando sobre os malefícios. As restrições referentes à oferecer tomate para cachorro estão relacionadas às partes da planta, quantidade e maturação. Em outras palavras, o cultivo da planta pode ter sido realizado com apoio de produtos químicos, que podem causar problemas à saúde dos cães, como alterações cardíacas.

Em outro cenário, caso o cachorro coma as folhas, caule do pé de tomate ou até mesmo o fruto não maduro, verde, pode gerar diversas complicações graves à saúde do animal.  Isso porque essas partes contém a substância solanina e glicoalcalóide, que podem causar:

  • problemas gastrointestinais;
  • desorientação;
  • fraqueza;
  • comprometimento da coordenação motora; 
  • convulsões;
  • letargia, tremores e vômitos. 

Como o tomate é um fruto ácido, oferecido em grandes quantidades ao cachorro pode causar lesões na mucosa do estômago. Nesses casos, se notou algum dos sintomas ou viu que seu cachorro comeu tomate sozinho, o recomendado é levá-lo imediatamente ao médico-veterinário de confiança. As sementes também podem causar problemas, se ingeridas em abundância, podendo causar obstrução intestinal. 

Como oferecer o tomate?

Em resumo, os cachorros podem comer tomate, no entanto, é necessário muito cuidado na forma de oferecer o alimento ao cão. Confira algumas dicas:

  • o tomate precisa ser oferecido maduro e sem sementes; 
  • o alimento não deve ser ofertado em excesso;
  • ser ofertado esporadicamente e em pequenas quantidades, como um petisco;
  • não ofereça tomate mais de 3 vezes na semana.

Essas são as principais orientações para dar tomate para cachorro comer. Porém, se notar que após alimentá-lo com a fruta, o animal apresenta alguns desconfortos, mencionados acima, procure um veterinário e relate o alimento e sintomas. 

Cachorro pode comer tomate cru?

Sim, cachorro pode comer tomate cru, porém não é recomendado, por conta da digestão canina que pode demorar um pouco mais, comparado a um tomate cozido, por exemplo. 

Além disso, um tomate natural apresenta maior índice de acidez. Por isso, é recomendado que o tomate seja cozinhado antes de oferecer para o cão, além de ser em pequenas quantidades e sem as sementes. Lembre-se: opte sempre pelo tomate maduro, o vermelho.

Cachorro pode comer molho de tomate?

tomate faz mal para cachorro
Apesar de ser rico em diversos nutrientes, o alimento não deve ser ofertado em excesso para os cães.

Em nenhuma hipótese você pode dar molhos, ketchup, sopas ou outros derivados industrializados do tomate para o seu cão. Esses produtos tendem a ser fabricados com  muitos elementos químicos e temperos diversos que podem fazer muito mal para os cães.

Cachorro pode comer tomate cereja?

Assim como o tomate comum, é normal que os tutores tenham dúvida se podem oferecer tomate cereja. No entanto, as respostas não mudam. Apesar de a fruta ser de um tipo diferente, ela continua precisando dos mesmos cuidados para ser oferecida ao animal.

Meu cachorro comeu tomate por acidente, e agora?

Se você já ofereceu tomate para seu cachorro ou ele roubou a fruta em algum momento, não se preocupe. O cachorro pode comer tomate cru e cozido, no entanto, isso não deve acontecer com frequência.

Apesar de pouco recomendado, dificilmente a ingestão do alimento evolui para casos de intoxicação grave, exceto, é claro, quando os níveis de solanina são altos. No entanto, caso o pet coma tomate, não se assuste se ele apresentar desconfortos. Apenas fique atento aos sintomas e, caso ele apresente outros sintomas, procure a ajuda de um veterinário.  

Qual a melhor comida para dar ao cachorro?

Se você está inseguro em oferecer tomate para o seu cachorro. Saiba que existem outras opções de frutas para cães que são mais indicadas para adicionar à rotina alimentar do seu amigo.

Além das rações e petiscos específicos para animais, existe uma ampla variedade de frutas que são alimentos muito mais saudáveis e saborosos, e que podem ser oferecidos ao seu cão, como: 

cachorro come tomate

Ficou mais alguma dúvida? Saiba que no Blog da Cobasi você encontra uma ampla variedade de conteúdos exclusivos sobre a alimentação dos cachorros. Aproveite a visita e saiba mais sobre como montar uma dieta equilibrada e saudável para o seu amigo. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário