Cachorro pode comer tomate? Saiba mais!

Compartilhar:


cachorro pode comer tomate

Será que cachorro pode comer ou tomate ou essa fruta não é recomendada para ele? Se você tem um cachorro em casa, certamente já teve essa dúvida. 

Para os humanos, o tomate é um alimento cheio de benefícios, além de ser um dos principais ingredientes na culinária, servido como salada, aperitivo e, claro, para o molho da pizza e da macarronada. 

Mas será que pode dar tomate para cachorro? Neste texto vamos te ajudar a sanar todas as dúvidas sobre essa fruta. Continue lendo!

Tomate faz mal para cachorro? 

Os cachorros podem comer tomate, no entanto, o alimento não é o mais indicado. Além da ração, com certeza existe uma série de alimentos muito mais saudáveis e saborosos que podem ser oferecidos como petisco. 

Pode até não parecer, mas o tomate é uma fruta extremamente ácida, e por ser um alimento rico em acidez pode causar lesões no estômago do pet, que costuma ser mais sensível do que o dos humanos. 

Além disso, o tomate contém uma substância chamada solanina – embora seja mais presente no caule e nas folhas do que na própria fruta, ela pode ser extremamente tóxica para os cachorros. 

Sendo assim, ter um pé de tomate em casa, se o seu cachorro é arteiro, pode não ser uma boa ideia – a menos que você consiga isolar o seu pet da horta. 

Quando um cão consome solanina, ele pode apresentar diversos sintomas de desconfortos, como:

  • problemas gastrointestinais;
  • alterações no ritmo cardíaco;
  • perda de coordenação;
  • fraqueza e tremores;
  • convulsões.

Sendo assim, podemos concluir que o tomate não é exatamente o alimento mais tóxico para os animais, no entanto, o melhor é evitar.

Além disso, quanto mais verde estiver o tomate, mais solanina a fruta poderá conter. Embora os casos de intoxicação sejam raros em relação a outros alimentos, ele pode causar diversas alterações. 

Já quando se trata das sementes do tomate, estas podem causar obstrução gastrointestinal, assim como a casca do alimento, que pode ser rica em agrotóxicos utilizados para conter as pragas da plantação. 

Portanto, se você já se perguntou “será que posso dar tomate para meu cachorro?”, saiba que até pode, mas é melhor evitar. 

Cachorro pode comer tomate cereja?

Assim como o tomate comum, é normal que os tutores tenham dúvida se podem oferecer tomate cereja ou se cachorro pode comer molho de tomate. 

No entanto, as respostas não mudam. Apesar de a fruta ser de um tipo diferente, ela continua sendo extremamente ácida, podendo causar desequilíbrios na flora intestinal do pet e lesões estomacais. 

Meu cachorro comeu tomate por acidente, e agora?

cachorro pode comer tomate

Se você já ofereceu tomate para seu cachorro ou ele roubou a fruta em algum momento, não se preocupe. O cachorro pode comer tomate cru e cozido, no entanto, isso não deve acontecer com frequência. 

Apesar de pouco recomendado, dificilmente a ingestão do alimento evolui para casos de intoxicação grave, exceto, é claro, quando os níveis de solanina são altos. 

No entanto, caso o pet coma tomate, não se assuste se ele apresentar desconfortos. Apenas fique atento aos sintomas e, caso ele apresente outros sintomas, procure a ajuda de um veterinário.  

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário