Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer mandioca? Esclareça essa dúvida

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro pode comer mandioca

No Brasil, ela é conhecida por nomes diferentes, como aipim, macaxeira e até mesmo castelinha. Mas não dá para negar que a mandioca é um alimento muito apreciado e conhecido na culinária nacional. Porém, será que o cachorro pode comer mandioca?

Se você se preocupa com a boa alimentação do seu pet e tem curiosidade de saber sobre outros alimentos que podem ser adicionados na dieta dele, essa matéria vai te interessar.

Por isso, fique com a gente para saber mais se a mandioca faz mal para cachorro ou não.

Posso dar mandioca para meu cachorro?

Oferecendo benefícios para a saúde cardiovascular, além de ser rica em potássio, fibras e vitaminas, a mandioca é um bom alimento para ser consumido por pessoas e também pelo seu pet.

O seu cachorro pode comer mandioca, mas é importante que você saiba os cuidados ao oferecer ela.

Saiba que seu pet não pode comer mandioca crua. Em seu estado natural, a mandioca, que é uma raiz, possui uma substância chamada ácido cianídrico. Sendo um elemento tóxico, nem mesmo seres humanos devem consumir mandioca crua.

Por isso, se for oferecer mandioca ao seu cachorro, sempre cozinhe para eliminar o ácido cianídrico do alimento. 

Também se atente à quantidade e frequência. Como é um alimento que possui uma boa dose de gordura e proteínas em sua composição, isso faz com que o cachorro ganhe peso com mais facilidade.

O excesso de vitaminas e minerais na dieta do seu cão com o consumo frequente de mandioca também é prejudicial. Lembre-se que o cachorro precisa de uma dieta equilibrada, com valores nutricionais corretos e de acordo com seu peso e tamanho.

Por isso, caso for oferecer mandioca ao seu amigo, sempre cozinhe antes e sirva ela somente duas vezes por semana.

Benefícios da mandioca na alimentação do pet

Cachorro pode comer mandioca

Antes de saber os benefícios que o aipim pode oferecer ao seu animal, é bom que você saiba que é importante consultar um médico veterinário.

Como cada cão possui um metabolismo diferente, é preciso saber se o seu pet pode consumir determinados alimentos fora da dieta natural.

Se preparada de modo correto e dada em quantidades controladas, a mandioca para cachorro é uma boa fonte de potássio, zinco e fósforo. Com esses benefícios, os ossos do seu cachorro ficarão mais fortes.

A presença de ferro na mandioca também fornece ao pet uma boa dose de energia para que ele tenha mais disposição para brincar e se divertir.

Como adicionar a mandioca na alimentação do pet

Se a mandioca for recomendada pelo médico veterinário, você pode oferecer ela separada ou junto com a ração do cachorro. Desse modo, ele terá uma refeição saudável e equilibrada.

Mas lembre-se que o cachorro pode comer mandioca cozida, mas nunca frita, já que o excesso de óleo no preparo irá afetar o organismo do seu animal, causando diarreia e outros problemas intestinais.

Também não se esqueça da presença de água na dieta do seu animal para deixá-lo sempre hidratado e limpe bem o comedouro e o bebedouro. Desse modo você evita que bactérias sejam consumidas pelo pet.

Viu como a inserção da mandioca na alimentação do seu cachorro precisa de cuidados? Mesmo que pareça ser um ato inocente oferecer pequenas doses de comidas diferentes para seu pet, é importante que você saiba a reação delas no organismo do animal.

Por isso, sempre peça a orientação de um médico veterinário e nunca ofereça mandioca crua para seu cachorro, já que ela pode ser tóxica. Opte por servir ela cozida e em pequenas quantidades.

E se você gosta de cachorros, vai adorar saber mais sobre outros cuidados com eles:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário