Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro tem espinha: saiba como tratar o problema

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro tem espinha

Você sabia que os cães também podem sofrer com problemas que acometem os seres humanos? Por isso, não estranhe se você reparar que seu cachorro tem espinha.

A acne canina costuma surgir no queixo, no focinho e no lábio inferior do bichinho. A condição não é transmissível e o diagnóstico deve ser feito com o auxílio de um profissional especializado.  

Para ajudar, o Blog da Cobasi preparou um artigo para abordar as possíveis causas da acne canina e como tratar o problema. Boa leitura!

Cachorro tem espinha: causas e como identificar a acne na pele do cão

Se o seu cachorro tem espinha, saiba que as causas são variadas. A acne canina geralmente é caracterizada pela foliculite, uma inflamação na pele.

A foliculite é uma infecção nos folículos pilosos. Essa condição pode estar relacionada às bactérias do gênero Staphylococcus, que se aproveitam da fragilidade do sistema imunológico do cãozinho.

As espinhas também podem estar associadas com a presença de pulgas e carrapatos no animalzinho. Nesse contexto, é importante manter a vermifugação em dia. 

Caso o tutor perceba que o cachorro tem espinha, é essencial procurar um veterinário para excluir a possibilidade de outras doenças.

Abaixo, veja os problemas que podem estar associados à espinha em cachorro e que devem ser descartados por um especialista:

  • Dermatofitose.
  • Malasseziose.
  • Demodicose.
  • Acne canina.
  • Entre outros.

Para identificar a acne no seu bichinho, você deve atentar para sintomas como comedões, folículo piloso com secreção, alopecia (perda de pelo), coceira, nódulos e inflamações.

Mas apenas o veterinário é capaz de detectar com precisão o motivo da espinha em cachorro, tá? Por isso, não deixe de buscar a ajuda de um profissional qualificado.

Como tratar a espinha em cães?

O tratamento tópico costuma ser o mais comum se o cachorro tem espinha. A aplicação é na pele do cãozinho, através de cremes e pomadas. Em casos complicados, no entanto, a terapia sistêmica pode ser a mais recomendada.

Vale lembrar que cada caso é específico e, por isso, é necessário avaliar a condição do seu amiguinho antes de começar qualquer tratamento.

Um especialista deve ser procurado para indicar o melhor tipo de terapia de acordo com as necessidades do pet.

Também não cutuque e nem esprema a área lesionada se o seu cachorro tem espinha, viu? Essa atitude pode piorar o quadro do animalzinho.

Jamais automedique seu amigo de quatro patas, tá? Tenha sempre uma reserva financeira para levar o bichinho ao veterinário e cuidar de eventuais problemas. Seu pet merece ser muito bem tratado.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi sobre ‘cachorro tem espinha’? Você também pode se interessar pelos temas abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário