Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como tratar de uma calopsita mancando? Descubra agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A calopsita é uma das principais espécies de aves de estimação no Brasil. Além disso, é muito querida por, geralmente, ser um animalzinho dócil e carinhoso. Assim, não é de se estranhar quando o tutor fica preocupado ao ver sua calopsita mancando e não sabe o que fazer nessas situações!

Como essa ave costuma ter um bom equilíbrio e caminhar tranquilamente sobre duas patas, além de usar poleiros de gaiola com facilidade, é mesmo de se estranhar. Por isso, o fato do pet estar mancando significa, sem dúvidas, alguma alteração na saúde de suas patinhas.

Dessa forma, o melhor a ser feito nesses casos é procurar ajuda médica imediatamente. Pois apenas um veterinário pode diagnosticar corretamente o problema e indicar um tratamento eficaz para restaurar a saúde de sua calopsita.

Porém, com o objetivo de informar os tutores enquanto aguardam por uma consulta com o médico veterinário, fizemos um texto sobre as possíveis causas para sua calopsita estar mancando, assim como as melhores maneiras de cuidar dela nessa situação.

Continue com a leitura desse artigo e fique por dentro do assunto!

Calopsita mancando

Calopsita mancando: o que pode ter acontecido?

Geralmente, o ato de mancar indica ferimento e dor nas patas da ave. Infelizmente, essa ocorrência é um pouco comum entre calopsitas, pois elas podem se machucar devido a um manejo inadequado, uso de poleiros de tamanho e material não recomendados ou simplesmente por acidente doméstico.

Esses machucados na área das patas podem ser classificados em três tipos. Para saber como cuidar do seu pet, confira abaixo quais são e como acontecem.

Torção

O primeiro e o mais comum é a torção. Assim como os humanos e outros animais, as aves também podem perder o equilíbrio e virar a pata ao pisar. Um corte mal feito das penas das asas é um dos fatores que facilitam a perda de equilíbrio ao andar.

Laceração

O segundo tipo é a laceração. Esse ferimento pode ocorrer se houver algum objeto cortante na gaiola, e também é comum aparecer depois de brigas entre calopsitas ou após o ataque de outro animal maior. Por isso, a ferida deve ser tratada imediatamente para evitar o aparecimento de infecção.

Fratura

Já o terceiro tipo de machucado nas patas é a fratura. Menos comum do que a torção, é causada por acidentes e quedas. Nesses casos, além de mancar, a calopsita sentirá dor, manifestando isso através de apatia e falta de apetite.

O que fazer para tratar e ajudar na recuperação da sua calopsita mancando?

Primeiro de tudo, se a calopsita estiver mancando, deve-se levá-la ao veterinário para que ele possa identificar o tipo de machucado e recomendar o tratamento adequado.

Assim, se for caso de laceração, provavelmente o profissional prescreverá remédio para evitar infecções e ajudar na cicatrização. Porém, se for torção ou fratura, o veterinário poderá imobilizar a patinha e indicar remédio de dor para calopsita.

Siga sempre as orientações do profissional que cuida da saúde do seu pet. Nunca dê remédios por conta própria, pois isso pode por em risco a vida de sua calopsita. 

Durante o período de recuperação, algumas atitudes podem ajudar a deixar sua ave mais confortável no ambiente onde vive. Um exemplo disso é mudar a posição dos poleiros na gaiola, deixando-os em locais mais baixos para evitar quedas. 

Além disso, outro cuidado importante é facilitar a locomoção da calopsita, trazendo comedouros e bebedouros para mais perto, além de forrar o chão da gaiola para evitar o atrito da patinha machucada com as grades. 

Continue com as brincadeiras e carinhos com o pet, para ele não se sentir sozinho, mas lembre-se de tomar cuidado com a patinha ferida e evitar situações nas quais ela possa se machucar mais.

Agora que você sabe sobre possíveis causas para sua calopsita estar mancando e como cuidar dela nessa situação, que tal se informar a respeito de outras curiosidades e cuidados necessários para ter essa ave como animal doméstico? Assim, confira os posts abaixo e fique bem informado sobre esse pet!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Franklin valente da cunha disse:

    Minha calopsita quebrou uma patinha o que eu faço, o que eu dou pra ela recupera mais rápido

    • Cobasi disse:

      Olá, Franklin! tudo bem?
      Somente um médico-veterinário pode prescrever medicações ao se pet.
      Desejamos melhoras a sua calopsita!🧡

    • Sandra Silva disse:

      Minha calopisita está mancando que devo fazer para amenisar a dor dela

      • Cobasi disse:

        Sandra, entendemos que você deseja uma solução rápida para o seu pet, no entanto, é necessário ter um diagnóstico, para então, receitar medicamentos. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar medicamentos a sua calopsita.

Deixe o seu comentário