Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Carrapato: conheça tudo sobre ele e as doenças que ele provoca

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com carrapato na orelha
As orelhas dos cachorros são os principais alvos do carrapato

O carrapato é uma ectoparasita da família dos aracnídeos. Com uma história de muitos séculos, essa praga é responsável por transmitir uma série de doenças, não apenas em cachorros e gatos, mas também em seres humanos.

Por isso, foi criado um material com tudo o que você precisa saber sobre ele. Aproveite!

Tudo sobre o carrapato

O carrapato é considerado um Arachnida, fazendo parte da mesma família que as aranhas e dos escorpiões. Presentes em todos os continentes do mundo, esse parasita costuma se alojar em animais silvestres, domésticos e até em seres humanos durante a sua primeira fase da vida, conhecida como parasitismo.

Tempo de vida de um carrapato

O tempo de vida de um carrapato costuma variar de acordo com a fase que se encontra. O ciclo completo é composto pelas fases de ovo, larva, ninfa e adulta. O primeiro estágio de vida de um carrapato dura aproximadamente de 30 a 40 dias no corpo do hospedeiro, sendo conhecido como incubação.

O segundo ciclo de vida do parasita é chamado de larva e dura, em média, 10 dias. Nesse período elas absorvem o sangue do seu hospedeiro e preparam a sua transformação para o estágio de ninfa. A partir disso,  elas ganham autonomia para parasitar um animal de pequeno porte, crescer e se desenvolver..

As principais espécies de carrapatos

No Brasil existem algumas espécies de carrapatos bem comuns, geralmente aquelas que parasitam desde animais domésticos como gatos e cachorros, até animais de grande porte. Conheça mais sobre elas.

1. Carrapato-de-boi

Como o próprio nome já diz, esse tipo de carrapato tem como principal característica parasitar animais de grande porte, como o boi. Conhecido pelo nome científico de Boophilus microplus, ele é responsável pela transmissão da bebiose e por causar perda de peso, machucados no couro do hospedeiro e a diminuição da produção de leite.

2. Carrapato-estrela

O carrapato-estrela é uma espécie de parasita que normalmente se hospeda em animais de grande porte como cavalos, bois e capivaras. Entretanto, também pode se alojar em aves, gatos, cachorros e, em alguns casos, os seres humanos.

Podendo chegar ao tamanho de um feijão verde, o carrapato-de-cavalo é o principal responsável pela propagação da febre maculosa.

3. Carrapato-de-galinha

Também conhecido como carrapato de galinheiro, esse tipo de parasita tem uma característica bastante peculiar. Por ser um animal noturno, ele passa o dia todo em seu esconderijo e só ataca a sua vítima o tempo necessário para se alimentar do seu sangue. A principal doença atribuída a ele é a bouba, que tem um efeito similar à sífilis em seres humanos.

4. Carrapato-vermelho-do-cão

carrapato estrela em close
O carrapato vermelho é a espécie mais encontrada em cães

Para quem tem pet em casa, seja ela cachorro ou gato, é uma espécie de carrapato que você deve se preocupar. Eles normalmente se escondem sob a pele no animal, preferencialmente próxima à região das orelhas e transmitem doenças como a babesiose e a erliquiose (a doença do carrapato), que em casos mais graves pode levar o pet à morte.

Carrapatos em cachorro: como descobrir, tratar e prevenir

A presença de carrapatos em cachorro é um assunto sério, pois além de trazer uma série de incômodos ao seu animal, ele também pode causar doenças. Por isso, a melhor maneira de garantir a saúde do seu pet é identificar cedo a presença desse parasita. Saiba como agir para mantê-los longe do pet.

Como saber se meu cachorro tem carrapato?

Os carrapatos normalmente se aproveitam de épocas com temperatura elevada para parasitar o seu hospedeiro. Por isso, a melhor maneira de saber se o seu cachorro está com carrapatos é observar mudanças bruscas em seu comportamento em dias quentes.

O sinal mais comum de que seu pet pode estar com carrapato é a coceira. Se você perceber que seu amigo está se coçando mais do que o normal na região próxima às orelhas, patas, coleiras e no rabo, procure um veterinário.

Importante: Não é recomendado fazer a extração manual dos carrapatos do seu cachorro, pois esse é um processo delicado e que, se feito da maneira errada, pode ocasionar feridas no couro do seu pet. 

Carrapatos em cachorros: saiba como tratar e prevenir

cachorro com pipeta conta carrapato
A coleira antipulgas além de combater, previne a presença de carrapato no cão

Se você percebeu que há carrapatos em seu cachorro, nada melhor do que começar um tratamento para garantir a saúde de seu animal, não é mesmo? E você pode fazer isso de algumas maneiras bem simples, como uso de sprays, shampoos, medicamentos e coleiras antipulgas. Descubra como cada uma funciona:

1. Coleiras antipulgas

Uma das maneiras mais eficazes de fazer o tratamento do seu pet e deixá-lo livre dos carrapatos é com as coleiras antipulgas. Feitas com um material leve, que pode ser colocado junto à coleira tradicional, elas contêm uma substância que mata os parasitas e também servem como prevenção, pois tem duração média de 6 meses.

2. Tratamento com sprays

Uma alternativa bastante comum usada no combate a carrapatos em cachorro são os sprays antipulgas e parasitas. A principal vantagem desse tratamento é que o tutor pode fazer a aplicação diretamente no pelo seco do pet, sempre no sentido contrário do crescimento da pelagem.

3. Shampoos

Os shampoos são uma ótima opção e tanto para livrar o seu pet de carrapatos de um jeito preventivo. Para quem decidir adotar essa opção, a recomendação é levar o animal até um pet shop de confiança e verificar com os especialistas quais são os produtos mais indicados para a raça do seu cachorro.

4. Medicação oral

Fazer o tratamento de carrapatos em cachorros por meio de medicação oral, é recomendada apenas em casos de infestação severa de carrapatos. Por isso, antes de administrar qualquer medicação ao seu amigo, procure o seu veterinário de confiança. Assim você garante o remédio ideal para o porte do seu pet. 

O seu cachorro já foi atacado por carrapatos? Conte para a gente qual tratamento usado para livrar o seu pet dessa praga.

Como vimos existem muitos tipos de carrapatos e jeitos de prevenir. Porém você sabia que este animal pode trazer doenças para o seu cão? Veja no vídeo sobre o tema!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. lidia da Silva disse:

    gostaria saber qual o remédio certo pra tratar dos carrapatos

Deixe o seu comentário