Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer couve? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer couve

Uma das estrelas da feijoada típica, a couve aparece com frequência no cardápio brasileiro. Para a nutrição humana a verdura traz benefícios importantes por ser rica em fibras e em nutrientes como ferro e cálcio. Mas será que ela também faz bem para os pets? Será que, por exemplo, um coelho pode comer couve?

O hábito de se oferecer comidas humanas para os animais pode ser perigoso. Muitos desses alimentos podem ser tóxicos para determinadas espécies. Além disso, alguns dos temperos utilizados no preparo cotidiano são mal aceitos pelo organismo dos pets.

Por isso, um tutor responsável deve realizar pesquisas e consultar um veterinário de confiança sobre a possibilidade de incluir um novo item na dieta do seu amiguinho.

De volta à pergunta central deste artigo, sobre se coelho pode comer couve, a resposta é sim, desde que observados cuidados com seu preparo.

Coelho pode comer couve, mas como prepará-la?

Quando você ouve a palavra couve, qual é o alimento que vem à sua cabeça? Este artigo se refere à couve-manteiga. A verdinha tradicionalmente usada como complemento da feijoada.

Nesse contexto, é preciso ressaltar o fato de que dizer que coelho pode comer couve não significa que ele a possa comer à moda dos humanos.

De acordo com especialistas, versões de pratos que utilizam a couve refogada e adicionam a este preparo temperos como alho e cebola devem ser mantidas longe do pet.

Caso você esteja considerando acrescentar essa verdura à dieta de seu coelho, se prepare para oferecê-la crua. O único cuidado com o preparo, nesses casos, deve se referir à higienização da couve.

Lave o alimento e o sirva fresco para o coelho, se mantendo atento ao tempo em que este ficará exposto antes de ser devorado pelo bichinho. Descarte o alimento em no máximo duas horas de exposição. Isso irá evitar a aproximação de insetos e a oxidação da verdura.

coelho pode comer couve

Verduras e frutas são complementos à ração do coelho

Assim como a grande maioria dos pets, a dieta de um coelho deve ter a ração específica como pilar. É esse alimento que irá garantir que ele tenha supridas todas as suas necessidades nutricionais e tenha uma vida saudável e longeva.

Apesar disso, boa parte dos veterinários não só autorizam, como recomendam o complemento do cardápio dos dentuços com o feno e um grupo específico de frutas e verduras.

Essa combinação balanceada irá auxiliar o animal em funções importantes, como a digestiva, e a manutenção da qualidade dentária.

Nesse contexto, além do fato de que o coelho pode comer couve-manteiga, por exemplo, ele também pode se alimentar de folhas de couve-flor, brócolis, rabanete e repolho.

Sempre é importante voltar a ressaltar, no entanto, que o tutor deve buscar auxílio profissional antes de montar o cardápio do seu pet. Afinal, existe uma série de frutas e verduras saudáveis para os humanos que não fazem nada bem aos coelhos, como é o caso da alface e do abacate.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário