Descubra se o coelho pode comer goiaba

Compartilhar:


coelho pode comer goiaba

Os coelhos são animais dóceis, que tendem a não ter muitos problemas com a alimentação. Isso porque os peludinhos gostam bastante de verduras, frutas e proteínas. Mas será que o coelho pode comer goiaba?

Caso você esteja com dúvidas se coelho pode comer goiaba, saiba que a resposta é positiva. Contudo, assim como acontece com a alimentação de humanos, é preciso saber a dose certa para não prejudicar o animalzinho.

Quando meu coelho pode comer goiaba e outras frutas?

O coelho pode comer goiaba e outras frutas como melancia, laranja e mamão. Entretanto, é preciso acertar na quantidade do alimento para não prejudicar seu amiguinho de quatro patas.

A goiaba é fonte de vitaminas A e E e conta com cálcio e fibra, o que pode ajudar no sistema imunológico e circulatório do seu coelhinho.

O segredo está na dosagem. Seu coelho pode comer goiaba e outras frutas indicadas duas vezes por semana, de forma espaçada, para que o bichinho não fique dependente do alimento.

Também é recomendado servir a goiaba sem casca, uma vez que muitas produções usam agrotóxicos, que são extremamente prejudiciais à saúde do seu animalzinho.

Outra dica é que seu coelho pode comer goiaba em pedaços. Não é aconselhável servir qualquer fruta inteira para o pet, já que o excesso pode causar problemas intestinais como diarreia e gases, além de um enorme desconforto.

Com a fruta servida picada, o tutor pode ter maior controle sobre a alimentação do coelho, protegendo seu animal de estimação de problemas de saúde.

Procure a ajuda de um veterinário de confiança

Frutas possuem um grande teor de açúcar. O seu coelho pode comer goiaba, uma das frutas com menor índice glicêmico, mas o exagero pode fazer com que o bichinho fique viciado e se torne dependente do alimento.

Por isso, jamais ofereça porções diárias ao seu peludinho ou uma quantidade muito maior do que a recomendada.

O melhor a se fazer é consultar um veterinário de confiança para confirmar se o seu amiguinho pode consumir a fruta sem problemas.

Em geral, a fruta é indicada para o animalzinho, mas existem raças de coelho que podem se tornar alérgicas ao alimento com o tempo, o que eventualmente causa vermelhidão na pele. Nesse contexto, a assistência de um profissional é essencial.

O tutor também jamais deve colocar as frutas como a base da alimentação do coelho. Ele precisa ingerir as quantidades corretas de proteínas e vitaminas, a fim de manter a saúde em dia. O animal de estimação pode consumir frutas como complementos ou petiscos, nunca como o prato principal das refeições.

Lembre-se sempre: cuidados e responsabilidade acima de tudo, tá? Sirva a ração para coelhos indicada por um veterinário e não deixe de seguir as orientações do especialista. Com isso, seu amiguinho se alimenta da forma mais adequada e você garante ao peludinho uma vida mais saudável e feliz!

Se você gostou do artigo do Blog da Cobasi, os temas abaixo também podem te interessar. Leia mais:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário