Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que coelho pode comer tomate? Descubra agora!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho comendo tomate vermelho
Coelho pode comer tomate, desde que o tutor siga alguns cuidados

Será que coelho pode comer tomate? Essa é uma dúvida frequente entre os tutores que desejam diversificar a dieta do seu animal de estimação.

Por causa disso, vamos responder se o coelho pode comer tomate, os benefícios e as maneiras mais indicadas de oferecer a fruta ao pet. Acompanhe!

Meu coelho pode comer tomate?

Sim, o coelho pode comer tomate. Inclusive, a fruta é uma ótima fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes. Conheça quais são os benefícios de inserir tomate na dieta do seu pet.

Os benefícios do tomate na dieta dos coelhos

Desde que oferecidos da maneira correta, o tomate oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. Saiba quais são:

  • vitamina C: fortalece o sistema imunológico e combate infecções;
  • vitamina A:  contribui para a saúde da pele e dos olhos;
  • Potássio: melhora a pressão arterial e as funções musculares;
  • Luteína: antioxidante capaz de proteger os olhos;
  • fibras: favorecem o bom funcionamento do sistema digestivo;
  • água: a água da fruta é ótima para a hidratação do pet.

Como dar tomate para coelho?

O tomate é um alimento saudável para dar para coelho. Entretanto, o tutor precisa ter alguns cuidados ao oferecer a fruta para o pet. Confira!

Ofereça sempre tomates maduros

O recomendado é dar apenas tomates maduros. Já que os tomates verdes possuem solanina, uma substância altamente tóxica para os coelhos.

Lave bem a fruta

Para evitar que o animal acabe ingerindo produtos químicos, o ideal é lavar bem a fruta antes de oferecer ao seu animal de estimação.

Dê tomates com moderação

Os tomates são ótimas opções de petiscos naturais para os coelhos. Porém, em hipótese alguma, devem substituir a ração como alimento principal da dieta.

Corte em pequenos pedaços e remova as sementes

coelhos comendo tomate picado
Um coelho pode comer tomate bem picado, sem sementes e em pouca quantidade

A maneira correta de coelho comer tomate é em pequenos pedaços e sem conter sementes ou folhas. Primeiro remova todas as sementes e folhas, pois elas podem conter substâncias tóxicas.

Em seguida, corte o tomate em pequenos pedaços e coloque em uma tigela. Desse jeito, o tutor facilita a mastigação e a deglutição do alimento pelo animal de estimação.

Qual a quantidade de tomate que um coelho pode comer?

De acordo com médicos-veterinários, a qualidade diária de tomate que um coelho pode comer é a seguintes:

  • coelho adulto: até 1 colher de sopa por dia;
  • coelho filhote: até 1/2 colher de sopa por dia.

Coelho pode comer tomate: restrições

Há duas situações em que um coelho não pode comer tomate. A primeira é se o seu animal de estimação tiver problemas de saúde como obesidade ou diabetes.

A outra é caso ele apresente alguma alergia após ingerir a fruta. Sintomas como diarreia, letargia ou vômito, pedem que seja feita uma visita a um veterinário o mais rápido possível.

Frutas que coelho pode comer

Além de tomate, há uma série de frutas que o coelho pode comer e que o tutor pode oferecer como um petisco saudável. São elas:

Coelhos: cuidados com alimentação

Você toma todos os cuidados necessários para uma boa alimentação de seu coelho? Conheça tudo o que o animal pode e não pode comer.  

Agora que você já sabe que coelho pode comer tomate, frutas e verduras, que tal investir em comedouros e bebedouros para coelhos? Seu vai adorar.

Fique por dentro…

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

9 frutas que calopsita pode comer Cuidados com as aves no calor 10 cuidados com cachorro na piscina 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor
9 frutas que calopsita pode comer Cuidados com as aves no calor 10 cuidados com cachorro na piscina 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor
9 frutas que calopsita pode comer Cuidados com as aves no calor 10 cuidados com cachorro na piscina 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor