Como acostumar um gato com outro sem traumas

Por Cobasi

Compartilhar:
como acostumar um gato com outro

Se você precisa aprender como acostumar um gato com outros, está no lugar certo! Separamos as principais dicas que vão guiar você em um processo de adaptação sem traumas e de sucesso.

Por serem animais altamente instintivos e bastante territoriais, os gatos, no geral, não aceitam a presença de um novo morador logo. Quem já tem um pet em casa e pretende adotar outro, precisa saber como fazer um gato se acostumar com outro para evitar estresse desnecessário e até brigas.

O processo pode não ser rápido, mas se feito da forma adequada fará com que os dois gatos convivam em harmonia e sejam até amigos.

Ficou curioso? Continue a leitura!

Como acostumar um gato com outro?

Antes de aprender como acostumar um gato com outro, é importante entender como funciona o comportamento desses animais. O gato que é o dono da casa terá que aceitar um invasor em seu território e os dois animais terão que saber dividi-lo.

A regra de como adaptar um gato com outro é ir aos poucos e em fases. Primeiro mantenha o novo morador apenas em um cômodo da casa com a sua cama, a caixa de areia, os potes de água e comida e brinquedos. Os dois notarão a presença um do outro e ficarão muito curiosos.

Quando a curiosidade e os ânimos reduzirem, você pode trocar alguns dos brinquedos. Assim, eles se acostumarão um com o cheiro do outro. Novamente, quando os dois estiverem calmos com o novo odor, faça a apresentação visual.

Com a ajuda de uma porta com tela, uma janela ou um portãozinho para pets, os dois gatos podem ter contato visual sem permanecer no mesmo ambiente. Quando um se acostumar com o outro, é hora de aprender como acostumar dois gatos juntos.

Cada uma das fases pode levar dias ou até semanas. É importante respeitar o período de adaptação de ambos para evitar estresse, traumas e comportamentos indesejados, como brigas e marcação de território.

Primeiro, mantenha os dois gatos no mesmo ambiente somente com supervisão. Quando os dois estiverem confortáveis compartilhando o espaço, eles podem ficar sozinhos!

Ainda assim, é possível que aconteçam brigas. Você deve ter muita paciência e promover a interação oferecendo muito carinho para ambos.

Como acostumar um gato com outro filhote?

Você já sabe como acostumar um gato com outros e com filhotes não é muito diferente. Porém, quando são dois adultos, um deve se acostumar com o outro. Já se um é filhote, apenas o gato adulto sente mais a mudança.

No geral, é mais fácil adaptar um gato filhote com um adulto, mas sempre preste atenção ao comportamento do seu pet. Alguns adultos não têm paciência ou energia para aguentar o ritmo dos filhotes e isso pode gerar muito estresse.

Cuidados com a saúde

Além desses cuidados com o comportamento, também são fundamentais aqueles com a saúde. Antes de juntar os dois pets, faça exames de FIV e FeLV em ambos. Os dois ainda devem estar vacinados, vermifugados e com antipulgas em dia.

Agora que você já sabe como acostumar um gato com outros, conte para nós a sua experiência nos comentários!

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário