Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como as tartarugas se reproduzem

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como as tartarugas se reproduzem

Assim que nascem, depois da eclosão ovo, os filhotes de tartaruga seguem caminho em direção às águas e se alimentam de algas e matéria orgânica flutuante. Durante seus próximos anos, migram para o oceano.

O alcance da maturidade varia conforme a espécie, mas a maioria se torna adulta entre 20 e 30 anos.

Neste texto, além de descobrir todos os cuidados necessários para que a tartaruga sobreviva, você entenderá como funciona a reprodução do animal. Então, fique conosco!

Como as tartarugas se reproduzem?

O acasalamento das tartarugas acontece no ambiente marinho, seja em águas profundas ou costeiras. Basicamente, a tartaruga fêmea encontra o macho, e o namoro acontece com mordidas no pescoço e nos ombros. A cópula pode durar várias horas.

Durante o processo, o macho se agarra na fêmea pelo casco, utilizando suas garras anteriores e posteriores. Os machos sempre brigam pela oportunidade da cópula. Desse modo, é normal que os ovos de uma mesma fêmea sejam fecundados por mais de um macho. Inclusive, a fecundação é interna.

Quando anoitece e a areia já não está mais quente, é o momento em que acontece a desova. Com as nadadeiras, elas constroem buracos para os ovos. Cada ninho conta com, em média, 120 ovos.

O período de incubação é de 45 a 60 dias, variando de acordo com o calor do sol. É comum que os ovos eclodam à noite, facilitando a jornada dos filhotes, que ganham mais chances de conseguir chegar até a água com segurança.

Quais os cuidados com os ovos de tartaruga?

As tartarugas jamais colocam seus ovos dentro da água. Após o procedimento realizado na areia, elas fazem uso da própria urina para umedecer o solo e, caso lidem com impasses, tais como um solo que não consigam escavar com facilidade, preferem mudar de lugar.

O número de ovos colocados varia por espécie. Para tartarugas domésticas, por exemplo, pode ser preciso contar com o uso de uma incubadora, não sendo recomendado que a temperatura passe dos 30ºC.

É de suma importância ter cuidado para manusear os ovos, pois eles são extremamente frágeis. Dependendo sempre da espécie da tartaruga, as crias podem demorar cerca de 90 dias a nascer.

como as tartarugas se reproduzem

As crias de tartaruga possuem um dente que serve especialmente para partir o ovo. Depois do nascimento, elas podem permanecer durante alguns dias dentro da casca de ovo, utilizando isso como alimentação, e não precisam da ajuda de terceiros para sair.

Quando se libertam do ovo, terminam de tirar a casca em questão, para que não contamine as demais que ainda não deixaram o ovo.

Como diferenciar o sexo das tartarugas?

Em relação à distinção do sexo, é um procedimento super simples! Basta olhar para a parte inferior da carapaça: a tartaruga macho possui essa parte em formato côncavo, diferentemente da fêmea, em que a carapaça inferior é plana ou um pouco convexa.

Quer saber um pouco mais sobre a vida das tartarugas, assim como a de diversos outros animais? Leia mais artigos no blog da Cobasi e fique por dentro de tudo!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário