Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como desengasgar seu cachorro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
um veterinário mostrando como desengasgar um cachorro
Desengasgar o cachorro é essencial para o bem-estar do animal

Saber como desengasgar cachorro é essencial para todo tutor que deseja socorrer o animal de estimação em uma emergência antes de encontrar um médico-veterinário. Por causa disso, nós separamos tudo o que você precisa saber para oferecer os primeiros socorros e desengasgar um cão com segurança. Confira!

Cachorro engasgado: atenção aos sintomas

Antes de tudo, o tutor precisa ter atenção aos sintomas de um cachorro engasgado, seja com bolinhas de brinquedos, ossos ou restos de comida. Lembre-se: os cães são animais curiosos, então é possível que ele ingira itens sem que você perceba. Os sinais mais comuns de um cão engasgado são:

  • fazer movimentos estranhos;
  • se debater no chão;
  • esforço excessivo para respirar;
  • estiver com muita baba ao redor da boca;
  • ter acesso de vômitos ou tentar vomitar;
  • ou estiver chorando e uivando bastante.

Como desengasgar um cachorro com a mão

Ao perceber um desses sintomas em seu animal de estimação, é possível que ele esteja engasgado. Uma das maneiras indicadas de prestar os primeiros socorros é desengasgar o cachorro usando as mãos. Para adotar essa prática corretamente, acompanhe o passo a passo:

  1. Com cuidado, abra a boca do cão. Em seguida, com uma luz, tente enxergar o que está preso em sua garganta;
  2. Se possível, tente retirar o corpo estranho com uma pinça, mas fique atento para não acabar piorando a situação caso o animal esteja inquieto.

Como desengasgar cachorro pequeno?

Para quem é tutor de cães de pequeno e médio porte, há uma técnica menos invasiva para ajudar o seu animal a se livrar do que está incomodando. Essa técnica é conhecida popularmente como desengasgar cachorro pequeno levantando as patas traseiras. Acompanhe como funciona:

  1. No caso de cães de pequeno porte, levante o animal pelas patas traseiras, com delicadeza. A força da gravidade pode ajudar o cachorro a tossir o objeto;
  2. Para cães de porte médio ou grande, segure as patas traseiras para cima, inclinando o cão para a frente.

Desengasgar cachorro com a Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich é uma técnica usada para socorrer humanos, mas que é aceita na hora de desengasgar cães de qualquer porte. Para ter sucesso, o tutor precisa fazer o seguinte:

  1. Apoie o dorso do animal contra o seu peito;
  2. Abrace-o por baixo das costelas e pressione o abdômen;
  3. Atenção para não exagerar na força e machucar o cão.

Não conseguiu desengasgar o cachorro: o que fazer?

aprenda como desengasgar um cachorro
Desengasgar o cachorro é uma tarefa delicada. Procure um médico-veterinário

Oferecer os primeiros socorros ao seu animal de estimação é essencial para o bem-estar do cão. Entretanto, é possível que, mesmo assim, você não consiga desengasgar o cachorro com nenhuma das técnicas apresentadas.

Nesse caso, o recomendado é levar o cão até um pronto socorro ou clínica veterinária. Um cachorro com algo na garganta pode sofrer complicações, como uma perfuração no esôfago ou pneumonia, se não for socorrido imediatamente. Por causa disso, é importante buscar ajuda de um especialista o mais rápido possível.

Consegui desengasgar meu cachorro: e agora?

Se você teve sucesso ao desengasgar o seu cachorro, o passo seguinte é levar o seu amigo para um exame completo com um médico-veterinário. Com isso, você garante que não tenha nenhum resquício de brinquedo, osso ou alimento na garganta do seu animal.

O que fazer para evitar que o cão engasgue?

O que faz um cachorro engasgar é, de maneira geral, comer rápido demais ou acabar engolindo um brinquedo ou partes pequenas dele. Uma boa maneira de evitar que isso aconteça é com comedouros interativos e brinquedos adequados ao porte, idade e raça do seu animal de estimação.  

Gostou de saber como desengasgar cachorro e as melhores práticas para ajudar o seu animal de estimação? Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe a pergunta nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria Almeida disse:

    Formidável, td que precisamos saber na hora da aflição com nossa pet é conduzir de uma maneira correta.

  2. Super importante essas informações disse:

    Ótimo

Deixe o seu comentário