Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda a como fazer cerca de eucalipto para jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como fazer cerca de eucalipto para jardim

Para algumas pessoas que moram em cidades grandes, jardins acabam sendo um dos locais que elas podem ter um maior contato com a natureza. No entanto, caso você queira colocar uma proteção em volta do seu espaço verde, vem com a gente e confira as nossas dicas de como fazer cerca de eucalipto para jardim.

Além de aproveitar os benefícios que o eucalipto pode proporcionar à sua área verde, você ainda pode utilizá-la da maneira como preferir para decoração.

Diferentes usos do eucalipto no jardim

O eucalipto é uma árvore típica da região da Austrália. Ela também é o principal alimento dos coalas e normalmente, costuma levar cerca de 6 anos para seu crescimento completo

Porém, aqui no Brasil, o eucalipto também está presente nos jardins e hortas de algumas casas e áreas rurais.

Normalmente, se utiliza o eucalipto tratado para a construção de barreiras de áreas de plantio. Nessa forma, o eucalipto passa por um processo industrial, que impede que a madeira dela sofra com o desgaste do tempo e ataque de insetos e outros parasitas.

Então, caso você esteja pensando em utilizar o eucalipto no seu jardim, saiba que é possível usar ele como muro, cercado e até mesmo como estaca de eucalipto para a inserção de telas de proteção.

Sabendo dessas informações, vamos para a construção da sua cerca de eucalipto para jardim.

Passo a passo para fazer sua cerca de eucalipto

Como fazer cerca de eucalipto para jardim

Antes de tudo, observe o jardim ou local disponível para a inserção da cerca de eucalipto. Dessa forma, você irá evitar o desperdício de madeira e poderá aproveitar bem o espaço.

Além disso, saiba o tempo de duração que essa cerca precisa ter. Caso seja para ocasiões temporárias, a madeira de eucalipto normal é uma boa opção. No entanto, para cercas mais duradouras, a melhor escolha é colocar uma cerca de eucalipto tratado.

Tendo essas informações em mãos, vamos começar:

  • Em primeiro lugar, marque o perímetro que será cercado. Com o auxílio de uma ferramenta, indique no solo onde o eucalipto será fincado;
  • Segundo, faça buracos com profundidade maior que 60 cm. Assim, você garante maior fixação da madeira;
  • O espaço entre uma estaca e outra irá depender do tipo de cerca que preferir. Para um cercado de grande extensão, deixe um bom espaço entre os eucaliptos. Do mesmo modo, cercados menores podem ter uma distância inferior entre as madeiras;
  • Caso queira que o eucalipto dure mais, se desgastando menos com o contato direto no solo, insira sacolas de plástico na ponta que será fincada no chão;
  • Após isso, coloque o eucalipto nos espaços demarcados. Feche bem os contornos dos buracos em que a madeira for inserida. Para isso, você pode utilizar terra ou concreto;
  •  E pronto, já pode colocar os materiais de liga de sua cerca. Arames, vigas de madeira ou até mesmo telas de proteção servem para dar o toque final da sua cerca.

Cuidados com sua cerca de eucalipto

Não se esqueça que como o eucalipto sofre com a influência do sol e chuvas, saiba que seu uso em áreas externas está suscetível a se desgastar com o tempo. 

Se possível, coloque um sistema de drenagem próximo da cerca, ou em regiões verticais para que a água escorra melhor. Se bem cuidada, sua cerca de eucalipto pode durar mais de dez anos.

Fique de olho também em insetos como pulgões e percevejos. Uma boa dica é pulverizar a área em torno da cerca de eucalipto. No entanto, tenha cuidado para não afetar a vegetação em volta.

Desse modo, você garante que sua cerca dure por muito tempo, além de poder aproveitar uma solução sustentável e prática para proteger o seu jardim ou a sua horta.

Agora que você sabe como fazer cerca de eucalipto para jardim, que tal conhecer nossos outros conteúdos para melhorar o seu cantinho verde:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário