Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como fazer curativo e cuidar de gato castrado

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gatinho descansando na cama
Saiba quais são os principais cuidados para esse momento

Quer saber como fazer curativo em gato castrado para ajudar na recuperação do seu animal de estimação? Então, venha com a gente e aprenda tudo sobre os cuidados essenciais no período de pós-castração do gato.

Castração de gato: qual é a importância?

A castração é uma intervenção cirúrgica fundamental para o prolongamento da vida do seu pet. Isso porque, além de proporcionar maior qualidade de vida a ele, ainda ajuda na prevenção do surgimento de doenças graves, como o câncer. E, por fim, impede a gravidez indesejada do animal de estimação.

Cuidados básicos com gato recém-castrado

De modo geral, a castração é um procedimento simples e feito com rapidez, não importa o sexo do gato. Entretanto, como é de se esperar, o seu pós-operatório precisa de cuidados específicos que ficam sob responsabilidade do tutor do bichinho.

Mas, com calma e muita informação, tudo fica mais fácil. Claro que conhecer o tempo do seu gato faz toda a diferença. Por essa razão, escolha  fazer o curativo num momento em que ele esteja mais relaxado.

Dessa maneira, você que quer saber como fazer curativo em gato castrado, fique atento aos seguintes passos:

  • realize a limpeza do corte ao menos 3 vezes por dia;
  •  não cubra os pontos com gaze, dessa maneira a cicatrização do corte é mais rápida;

o uso de antissépticos pode auxiliar e deve ser feito conforme as indicações do médico-veterinário.

Saiba mais sobre como fazer curativo em gato castrado

Gato sob mesa olhando para trás
Conte sempre com um profissional para entender o pós-cirúrgico

Um dos grandes desafios dos tutores é manter protegido o curativo feito em gato castrado. Pois os animais têm o hábito de fazer a própria higienização, o que pode fazer com que ele lamba a região do corte e contamine com germes, dificultando a cicatrização.

Uma sugestão que mantém o pet protegido e confortável é a roupa pós-cirúrgica para gatos. Ela é ideal para preservar tanto a região da castração quanto para evitar o contato com agentes contaminadores que possam aparecer. É importante que os felinos utilizem essa roupa pelo menos uma semana após a cirurgia. Mas isso pode variar de gato para gato. A melhor solução é seguir à risca as orientações do médico-veterinário responsável pelo tratamento

Siga as orientações de um médico-veterinário

Entre outras recomendações sobre como fazer curativo em gato castrado é tentar impedir que ele corra, pule ou mesmo suba escadas e em móveis. Isso pode forçar os pontos e prejudicar a cicatrização.

Por mais que seja tentador, é importante não pegar o seu pet no colo pelo menos nos primeiros dias, somente se houver necessidade. Movimentação excessiva faz com que os pontos se rompam. Por isso, prepare a caminha, comedouro, bebedouro, uma caixa de areia limpa e deixe descansar bem à vontade.

Por fim, seguir as orientações do médico-veterinário é muito importante e, se ainda assim houver dúvidas sobre como fazer curativo em gato castrado, leve-o ao profissional e esclareça todas as suas inseguranças.

As dicas de como fazer curativo em gato castrado foram úteis? Se ficou alguma dúvida, deixe uma mensagem aqui na caixa de comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Jovino Batista da Silveira disse:

    gostaria de saber o valor de um curativo no pescoço na parte a baixo do queixo?
    e o endereço para eu levar meu gato ele tem um ano e 4 meses.
    grato pela atenção:

Deixe o seu comentário