Como fazer curativo em gato castrado

Compartilhar:


Gatinho descansando na cama
Saiba quais são os principais cuidados para esse momento

Castrar o seu animal de estimação é uma escolha muito difícil. Ela envolve muito amor pelo seu bichinho, afinal, traz muitos benefícios à saúde dele. Por isso, é muito comum os tutores procurarem se informar sobre como fazer curativo em gato castrado.

É sempre importante lembrar que esse procedimento não apenas impede a procriação dos gatos e outras precauções necessárias no período do cio. A castração é fundamental para o prolongamento da vida do seu pet. Isso porque, além de proporcionar maior qualidade de vida a ele, ainda ajuda na prevenção do surgimento de doenças graves, como o câncer.

Assim, continue a leitura deste post e saiba tudo sobre os cuidados pós-castração do gato.

Cuidados básicos com gato recém-castrado

De modo geral, a castração é um procedimento simples e feito com rapidez, não importa o sexo do gato. Entretanto, como é de se esperar, o seu pós-operatório precisa de cuidados específicos que ficam sob responsabilidade do tutor do bichinho.

Mas não se desespere, com calma e muita informação, tudo fica mais fácil. Claro que conhecer o tempo do seu gato faz toda a diferença. Por essa razão, opte por fazer o curativo num momento em que ele esteja mais relaxado.

Dessa maneira, você que quer saber como fazer curativo em gato castrado, fique atento aos seguintes passos:

  • Realize a limpeza do corte ao menos 3 vezes por dia;
  • É importante não cobrir com gaze os pontos, a fim de que o corte tenha uma cicatrização mais rápida;
  • O uso de antissépticos pode auxiliar, o que deve ser feito conforme as indicações do veterinário.

Mais sobre como fazer curativo em gato castrado

Um dos grandes desafios que o tutor tem quando procura se informar sobre os cuidados pós-castração é proteger o curativo. Isso porque os gatos são animais muito independentes quando o assunto é a higiene. Eles, por conta própria, se limpam com lambidas características. Elas devem ser evitadas na região onde o corte foi feito.

Dessa maneira, que tal colocar uma roupinha no seu pet? Essa é uma forma inteligente de proporcionar a proteção que ele precisa, tanto na região da castração quanto para evitar o contato com agentes contaminadores que possam aparecer. Para isso, existe hoje a roupa pós-cirúrgica para gatos, que cumpre esse papel com eficiência. 

É importante que os pets utilizem essa roupa pelo menos uma semana após a cirurgia. Mas isso pode variar de gato para gato, e quem melhor pode determinar esse período é o veterinário do seu bichano.

Gato sob mesa olhando para trás
Conte sempre com um profissional para entender o pós-cirúrgico

Leve em consideração a opinião profissional

Entre outras recomendações sobre como fazer curativo em gato castrado é tentar impedir que ele corra, pule ou mesmo suba escadas e em móveis. Isso pode forçar os pontos e prejudicar a cicatrização.

Por mais que seja tentador, é importante não pegar o seu pet no colo pelo menos nos primeiros dias, somente se houver necessidade. Movimentação excessiva faz com que os pontos se rompam.

Por fim, seguir as orientações do veterinário é muito importante e, se ainda assim houver dúvidas sobre como fazer curativo em gato castrado, leve-o a um profissional e esclareça todas as suas inseguranças.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário