Saiba como fazer minijardim de diferentes formas

Compartilhar:


Como fazer mini jardim

Para quem é apaixonado por jardinagem, a falta de espaço não é sinônimo de problema. Saiba que com criatividade e dedicação, tem como fazer mini jardim que se tornará o centro das atenções na sua casa. Ficou curioso para saber como? Então vem com a gente nessa matéria e descobrir que a beleza também pode estar nos pequenos vasos e plantas.

Elaborando o seu minijardim

Como o objetivo do minijardim é ocupar um pequeno espaço, é importante observar se o lugar é apropriado. Nesse sentido, prefira um local na sua casa que tenha incidência de luz solar e que seja seguro para suas plantas.

Também se atente ao recipiente ou solo em que o seu minijardim será cultivado. No caso de plantas em vasos, recipientes ou caixotes, observe se os materiais se encontram em bom estado.

Para o solo, foque em oferecer a ele nutrientes como adubo e fertilizante. Além disso, veja se a terra possui boa drenagem. Uma boa dica é adquirir ferramentas de jardinagem que te auxiliarão neste processo e cultivo de suas plantas. Com essas informações, vamos conhecer os diferentes tipos de minijardim.

Minijardim de suculentas

Uma das plantas preferidas da jardinagem. Afinal, quem não se encanta com as cores fortes e a resistência das suculentas? Com a grande variedade de tipos que essa planta possui, com certeza seu mini jardim será bem colorido. Então, para montar o seu pequeno espaço verde, opte por suculentas que sejam em tamanho pequeno. A cacto-pedra, estrelinha-gorda, orelha de Shrek e a jade são exemplos que podem estar no seu jardim.

Após a escolha das plantas, é hora de preparar o lugar em que elas ficarão. Como as suculentas precisam de no mínimo 4h de luz solar por dia para se desenvolver, é importante montar o seu minijardim em um local ensolarado. Um parapeito de uma janela, um velho caixote ou até mesmo um vaso jardineira servem para instalar as novas moradoras da sua casa.

Logo depois, prepare o solo onde as suculentas ficarão. Além do adubo, o solo precisa ser leve, poroso e com boa drenagem. Com o auxílio de uma pequena pá, faça furos no solo, de modo que as raízes das suculentas possam se desenvolver. Pronto, seu minijardim já está instalado.

Se desejar, você pode acrescentar pequenas pedras para decorar ele. Porém, não se esqueça de regar suas suculentas sempre que perceber que o solo esteja seco, mas não o encharque. Ou seja, a água nunca deve ser jogada nas folhagens, apenas na terra onde as suculentas estão.

Como fazer minijardim de cactos

Como fazer mini jardim
Vasos com cactos dão outro visual ao ambiente

Para aqueles que já são apaixonados pelas suculentas, então vão adorar ter um mini jardim de cactos. Caso esteja pensando em montar o seu jardim com pequenos vasos, se atente a preparação da terra.

No fundo do recipiente, insira pequenas pedras. Dessa forma, a drenagem no vaso será melhor. Em seguida, acrescente uma camada de solo adubado e ao final, suas plantas. Caso desejar, você pode colocar serragem ou pequenas pedras brancas para decorar seus vasos de cactos. E pronto, já pode arrumar os vasos com as plantas no local onde desejar.

No entanto, não se esqueça dos cuidados e manutenção com seus cactos. Diferente das suculentas, os cactos precisam de menos luz solar. Por isso, pelo menos 3 vezes por semana, exponha seu minijardim ao sol.Já a rega dos cactos deve ser feita a cada 10 dias. Dessa forma, se atente a molhar apenas o solo e não os cactos para não encharcá-los de água. Também não se esqueça de nutrir a terra quando necessário

Minijardim japonês

Uma miniatura do famoso jardim japonês para ser o seu ponto de paz. Essa é uma das vantagens de se ter um minijardim japonês dentro da sua casa. Com o destaque para os diferentes tipos de decoração, esse minijardim vai te encantar por toda a beleza e delicadeza que a cultura oriental transmite.

Primeiro de tudo, defina o local onde o jardim será estabelecido. Ou seja, você pode colocar seu minijardim em um pequeno recipiente, com vasos, ou diretamente no solo. Plantas como o mini pinheiro, kokedama e a flor-estrela são, por exemplo, algumas espécies que podem ser adquiridas para seu jardim.

Não se esqueça de oferecer água e adubo para suas plantas conforme as suas necessidades. Prepare o solo onde as plantas serão colocadas. É importante deixar um espaço ao fundo do vaso ou terra para que dessa forma as raízes se desenvolvam bem.

Na camada exterior do solo, enfeite com areia branca e fina e pedras. Se preferir, você pode, por exemplo, adicionar pequenos objetos e estátuas para dar mais elegância ao seu jardim.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário