Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dicas para montar um mini jardim em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como fazer mini jardim

Para quem é apaixonado por plantas, a falta de espaço às vezes pode ser um problema. Porém, uma nova tendência em jardinagem urbana permite que mais pessoas consigam se conectar à natureza em ambientes fechados. Neste artigo, vamos falar sobre o mini jardim, uma solução que vai ajudar você a renovar o ar dos ambientes com as suas plantas.

Um mini jardim pode ser criado de diversas maneiras e em diferentes espaços. Com criatividade e dedicação, é possível embelezar ainda mais o seu lar com plantas. Crie sua arte com as dicas que separamos para você, selecionamos dicas com suculentas, cactos e até com conceitos japonês. Confira!

O que é um mini jardim?

Primeiramente, vamos explicar o que é um mini jardim. Estamos falando de uma combinação de pequenas plantas e enfeites decorativos dentro de um recipiente. Esse tipo de jardim pode ser cultivado em diversos tipos de vasos, recipientes de vidros e bacias rasas. 

Quem ama plantas, encontra no mini jardim uma solução de decoração moderna para casas, apartamentos e espaços corporativos. Montar esse projeto é mais simples do que parece. Como não demanda muito espaço e requer cuidados simples, esse tipo de decoração ganha novos adeptos a cada dia.

Estes elementos de jardinagem podem ser encontrados em diferentes modelos e estilos. Para te ajudar, selecionamos algumas sugestões de mini jardim que você vai adorar conhecer. Quer ter um pedacinho de verde no seu ambiente? Confira as dicas que separamos para você. Inspire-se.

Mini jardim: 10 ideias para montar paisagens em miniatura

Com praticidade e baixo custo, você consegue cultivar a plantinha que você ama na sua casa. A seguir, listamos 10 fotos de mini jardim com vasos, enfeites e lindas plantas. Acompanhe!  

mini jardim em casa
minijardim
miniatura para jardim
ideia de mini jardim
mini jardim externo
mini jardim suculentas
mini jardim em vaso
mini jardim no quintal
mini jardins
mini jardim
mini jardim em casa
Para montar um mini jardim é possível criar composições mais rústicas, modernas, mais elaboradas ou onde a criatividade te levar.
minijardim
Aposte na criatividade, vasos suspensos também é uma excelente ideia para montar um mini jardim
miniatura para jardim
Que tal montar uma mini horta na sua casa?
ideia de mini jardim
Conheça as plantas que irá cultivar, para garantir um mini jardim saudável e com uma beleza única.
mini jardim externo
Harmonizar plantas com decoração de madeira são ótimas alternativas para decorar o seu mini jardim
mini jardim suculentas
Mini jardim: uma forma de criar pequenas paisagens encantadoras para decorar sua casa
mini jardim em vaso
Para montar um mini jardim também pode utilizar recipientes de vidro, como aquários.
mini jardim no quintal
O que não faltam são modelos de vasos para montar uma linda e ajeitada paisagem com plantas.
mini jardins
Um pequeno jardim em vaso é uma ótima ideia para decoração interna, como em mesa de escritório.
mini jardim
Mini jardim é também uma oportunidade de criar um cenário minimalista com diversos enfeites.

Depois de conhecer todas essas sugestões, com certeza você deve está curioso para saber o que é necessário para montar o seu próprio mini jardim em casa, não é mesmo? Abaixo, vamos te contar tudo o que você precisa saber para iniciar o cultivo das plantas em um pequeno jardim

Como montar um mini jardim?

Um mini jardim pode ser feito com diversas espécies em um único vaso, sendo uma boa sugestão para quem está buscando diferentes composições de cores, formatos e alturas.  Como cada planta demanda um cuidado específico, conheça os três tipos mais comuns de pequenos jardins: suculentas, cactos e japonês. Vamos lá?!

Mini jardim de suculentas

Um dos grupos de plantas preferidas dos fãs de jardinagem são as suculentas. Afinal, quem não se encanta com as cores fortes e a resistência tão peculiar dessa plantinha, não é mesmo?

Então, para montar o seu pequeno espaço verde, opte por suculentas que sejam em tamanho pequeno. Algumas sugestões são a estrelinha-gorda, a orelha de Shrek e a jade, espécies que vão muito bem em qualquer recipiente, seja vaso, bacia ou até mesmo vasilhame. Além de combinar facilmente com outros adereços como pedriscos variados. 

suculenta em vaso
Vasos com cactos são detalhes que dão outro visual ao ambiente.

Após a escolha das plantas, é hora de preparar o lugar em que elas ficarão. Como as suculentas precisam de, no mínimo, 4h de luz solar por dia para se desenvolver, é importante montar o seu mini jardim em um local ensolarado. Varandas e sacadas com janelas são ótimas alternativas para quem mora em apartamento.

Posteriormente, chegou a hora de preparar o solo onde as suculentas ficarão. Nessa etapa, vamos pensar na escolha do adubo, lembre-se que o solo de suculentas precisa ser leve, poroso e com boa drenagem. Uma boa dica é misturar diferentes terras no solo , por exemplo, misturar terra vegetal e composto orgânico.

Com o auxílio de uma pequena pá, faça furos no solo, de modo que as raízes das suculentas possam se desenvolver. Agora seu mini jardim já está instalado. Se desejar, você pode acrescentar pequenas pedras para decorar o vaso.

Quer saber mais como cuidar da sua suculenta? Dê o play e confira o vídeo com tudo o que você precisa saber para ter uma plantinha linda e saudável. 

Mini jardim de cactos

Você deve está se perguntando: “Os cactos não são suculentas, porque ela não está no tópico acima?”. A resposta é simples, porque essa espécie merece um espaço especial neste texto. Para aqueles que já são apaixonados por cactos, vão adorar saber que eles são uma das plantas mais procuradas para montar um mini jardim.

cactos em vaso
Escolha cactos e suculentas pequenos para montar um belo mini jardim.

Na primeira fase de para montar o seu pequeno jardim com cacto está a preparação da terra. No fundo do recipiente escolhido, insira pequenas pedras. Dessa forma, a drenagem será melhor. Em seguida, acrescente uma camada de solo adubado, depois, basta colocar a sua planta.

Caso desejar, você pode colocar serragem ou pequenas pedras brancas para decorar seus vasos de cactos. E pronto, já pode arrumar os vasos com as plantas no local onde desejar. Ah, não se esqueça dos cuidados e manutenção com seus cactos. Diferente das suculentas, os cactos precisam de menos luz solar. Por isso, pelo menos 3 vezes por semana, deixe seu mini jardim ao sol.

Já a rega dos cactos deve ser feita a cada 10 dias. Dessa maneira, se atente a molhar apenas o solo e não os cactos para não encharcá-los de água. Além disso, atenção para nutrir a terra quando necessário. Nesse caso, areia grossa com terra vegetal, húmus de minhoca  ou compostagem vão te ajudar.

Antes de finalizarmos o tema mini jardim de cacto, temos mais duas dicas: no Blog da Cobasi tem um conteúdo completo sobre como cuidar dessa suculenta, continue a visita e aprenda a cuidar dessa planta.

A segunda dica é: se você ama cactos, mas tem pet em casa e tem medo que eles se machuquem, confira esse víde especial no TikTok da Cobasi, com dicas especiais que vão te ajudar. 

Mini jardim japonês

Sabia que também é possível fazer uma miniatura do famoso jardim japonês? Com o destaque para os diferentes tipos de decoração, esse mini jardim zen vai te encantar por toda a beleza e delicadeza que a cultura oriental transmite.

Primeiro de tudo, os materiais necessários para montar o mini jardim japonês são: 

  • a planta que vai usar: mini pinheiro, kokedama, bonsai, bambu e a flor-estrela, são as mais tradicionais;
  • Areia e pedras brancas (ou de outras cores, depende do seu gosto);
  • enfeites decorativos: é muito comum a lanterna japonesa ou mini estátuas da cultura orienta. 

Com esses acessórios devidamente separamos, vamos ao passo a passo: 

  1. Defina o local onde será cultivada a planta;
  2. Escolha a planta e os elementos que irá utilizar; 
  3. Prepare o solo onde as plantas serão colocadas. É importante deixar um espaço ao fundo do vaso para que as raízes se desenvolvam bem;
  4. Use os enfeites, a areia e as pedras brancas para decorar o vaso. Se preferir, já pode adicionar pequenos objetos e estátuas para dar mais elegância ao seu jardim;
  5. Adicione a planta escolhida.
planta japonesa
A planta mais comum para montar um mini jardim japonês é o Bonsai.

Pronto, seu mini jardim japonês está pronto.  Quer dicas completas de cuidados para esse tipo de jardim, confira o conteúdo “Jardim japonês: como ter um espaço zen em casa” no Blog da Cobasi. 

Qual a diferença entre terrário e mini jardim?

É comum as pessoas confundirem os mini jardins com terrários. Porém, existem diferenças entre essas categorias. Os mini jardins não têm, a priori, que ser criados em vidros, além de ambientes destampados. O motivo é que plantas como suculentas precisam de ambientes abertos e arejados para se desenvolverem melhor.

Terrários

Os terrários são feitos em ambientes de vidros tampados. Em outras palavras, monta-se um ecossistema em miniatura autossuficiente que auxilia no desenvolvimento de plantas. A ideia é criar um habitat bem próximo do natural. Por exemplo, ao receber luz solar o ambiente se faz independente receber nutrientes, água e ar suficiente para os seres que habitam o espaço.

Mini jardins

Também conhecida como terrários abertos, esse tipo de cultivo é criado com arranjos que imitam jardins. Construído com a utilização de diversos materiais como barro, elementos opacos, bacia de cerâmica, entre outros. 

Cuidados e equipamentos essenciais

Cada planta tem suas próprias necessidades. O seu mini jardim vai ocupar um pequeno espaço da sua casa, mas antes de plantar a espécie escolhida, busque informações sobre quais cuidados são essenciais, como o lugar é apropriado, se demanda incidência de luz solar, cronograma de rega, entre outros. 

Atente-se ao recipiente ou solo em que o seu mini jardim será cultivado. No caso de plantas em vasos, recipientes ou caixotes, observe se os materiais se encontram em bom estado. Para o solo, foque em oferecer a ele nutrientes como adubo e fertilizante. Além disso, veja se a terra possui boa drenagem.

plantas para cultivar em casa

Uma boa dica é adquirir ferramentas de jardinagem que te auxiliarão neste processo e cultivo de suas plantas. Sabendo essas informações, seu mini jardim vai ter vida e beleza. Gostou das dicas? Conte-nos qual o seu modelo favorito. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário