Saiba como fazer um mini jardim

Compartilhar:


Como fazer um mini jardim

Não pense que um jardim para ser bonito precisa de grandes locais ou plantas altas para ser chamativo e elegante. Saiba que pequenos espaços e plantas podem se tornar o seu jardim pessoal. Então, caso queira saber como fazer um mini jardim, fique com a gente.

Com as nossas dicas, cada cantinho da sua casa poderá se transformar em um belo mini jardim. Dessa forma, você vai perceber que para um bom espaço verde, basta apenas dedicação e cuidados.

Escolhendo as plantas

Como estamos falando de montar um mini jardim, é interessante que ele seja composto por plantas pequenas

Para isso, na hora de escolher, prefira plantas que sejam com baixa estatura e raízes curtas.

Uma ótima opção para o jardim são, por exemplo, os cactos e suculentas em miniatura. Além de não necessitarem de muita água, essas plantas dão um aspecto elegante ao ambiente com suas cores chamativas e estrutura delicada.

Se você quer saber como fazer mini jardim de suculentas, basta apenas separar um recipiente, como vasos, caixotes ou até mesmo um bloco de concreto para inserir as mudas. 

No entanto, não dispense o uso de ferramentas para jardinagem para cuidar de suas plantinhas. Também não se esqueça de oferecer um solo com adubo para nutrir as moradoras do mini jardim.

Espaço para o mini jardim

Um dos benefícios do mini jardim é a possibilidade de ser feito e transportado de um lugar para o outro sem muita dificuldade.

Por esse motivo, prefira deixar seu pedacinho verde em um lugar com boa incidência de luz solar para beneficiar suas plantas.

Também tenha cuidado em locais com baixas temperaturas caso suas plantas sejam intolerantes ao frio.

Natureza em um recipiente

Como fazer um mini jardim

Com certeza a melhor vantagem para se ter um mini jardim é a possibilidade de criar ele em recipientes além do vaso. 

Um velho caixote de feira, a metade de uma garrafa pet ou até mesmo um aquário podem se tornar o local para seu mini jardim.

Para isso, escolha o recipiente de sua preferência e vamos ao trabalho:

  • Primeiramente, cheque se o recipiente se encontra limpo e sem rachaduras. Além disso, perceba se ele tem espaço para a inserção de plantas e o crescimento de suas raízes;
  • Segundo, insira a terra para as plantas. Para fazer com que seu mini jardim comporte diferentes plantas, você pode colocar uma camada de argila no fundo ou pedrinhas, para depois inserir a camada de terra;
  • Com o auxílio de uma pá, faça pequenos buracos para colocar as plantas. No entanto, não se esqueça de dar um pequeno espaço entre elas;
  • Por último, utilize a sua criatividade para oferecer ao seu mini jardim uma decoração única. Utilize pedras, pequenas esculturas e elementos em miniatura, dando um aspecto mais divertido a ele.

No entanto, se certifique que o mini jardim está em um local seguro, longe de animais e crianças e que não possa cair no chão.

Um pedaço da natureza como decoração

Após finalizar o seu mini jardim, coloque-o em um local visível para que você possa ficar de olhos nele.

Não se esqueça de adubar a terra quando necessário e de regar suas plantas. No caso de suculentas e cactos, prefira apenas umedecer o solo e não jogue a água por cima das plantas.

Caso notar que alguns ramos apresentam folhas secas, retire com uma tesoura de poda.

Por fim, aproveite o seu mini jardim para fazer parte da decoração de sua casa. Com certeza seu pequeno tamanho não será um obstáculo para chamar a atenção de quem passar por ele.

E se quiser saber mais dicas de como criar um jardim diferente, temos outros conteúdos que podem te interessar:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário