Como dar comprimido para cachorro?

4 de março de 2021

Saúde e Cuidados
tutora dando comprimido para cachorro

O ato de dar um comprimido para cachorro é o pesadelo de alguns tutores. Isso porque nem todos os pets engolem o medicamento de primeira. Entretanto, não há motivo para desespero, visto que a medicina canina evoluiu bastante e já existem diversas formas de dar remédio para cachorro.

Aprenda como você pode dar um comprimido para o seu cão e dicas para acostumá-lo. Assim você evita chateações nas próximas doses do tratamento.

Pode dissolver comprimido para cachorro?

Uma das ideias que passa pela cabeça dos tutores é fracionar o remédio, porém para isso é necessário a aprovação de um veterinário pois pode ocorrer de perder a eficácia do mesmo. Além disso, fica mais difícil saber se o cão realmente engoliu.

Hoje já existem diversos comprimidos palatáveis, ou seja, com gosto de petisco, que facilitam a ingestão e que os pets se sentem mais confortáveis para mastigar.

Como dar um comprimido para o cachorro?

Porém, se o tratamento envolve algum remédio não saborizado, existem técnicas para dar um comprimido para cachorro

A primeira dica é abrir a boca do animal pelas laterais. Para isso, você deve forçar as bochechas do pet com o dedão e indicador. Após aberta, coloque o medicamento na parte central da língua, mais para o fundo, e evite as laterais, pois ele pode cuspir.

Feito isso, feche a boca do animal com a mão e massageie sua garganta para garantir a ingestão.

Uma segunda tentativa que inclusive é menos estressante, é a de esconder o comprimido em um petisco. Todavia, verifique se o bichinho realmente engoliu a comida e o remédio junto.

Como abrir a boca de um cachorro?

dicas para dar comprimido para cachorro

Uma das melhores formas de acostumar o pet com o contato na área da boca é estimular o tato desde os primeiros meses do bichinho. Para isso, coloque seus dedos na boca dele com frequência, nas laterais dos dentes, e após o manejo, recompense o cachorro com um petisco e carinho.

Um erro comum que os tutores cometem é perder a paciência, só que é preciso entender que a boca é uma região sensível para o animal. Caso a drágea se dissolva, o ideal é pegar outra para não comprometer a eficiência do tratamento.

Se o bichinho tem muita dificuldade, você pode usar o recheio de um petisco para dar remédio para cachorro. Na Cobasi estão disponíveis ossinhos e bifinhos recheados que possibilitam a inserção do remédio no meio. Também vale tentar a ração úmida.

Aplicador de comprimido para cachorro

No mais, quando o medicamento é líquido, uma seringa para dar remédio para cachorro resolve em poucos instantes o problema. E lembre-se que não é recomendado inserir o objeto tão fundo na garganta.

No caso de animais bravos, o ideal é procurar orientação veterinária para dar comprimido para cachorro, visto que existem chances do pet se estressar e acabar atacando por instinto. Um cão necessita de paciência, ainda mais se está doente, momento que se sentem frágeis e precisam de carinho em dobro.

O nosso blog está cheio de conteúdos novos! Qual você gostaria de ler agora?