Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dálmata: das telinhas para a sua casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro Dálmata

Se você não conheceu os dálmatas através dos filmes da Disney, no mínimo sabe de qual longa estamos falando. De origem inglesa, a raça Dálmata é uma das mais famosas do mundo. Sua aparição nos cinemas colaborou muito, mas eles são cães lindos e cheios de personalidade.

Saiba mais as características do cachorro Dálmata. Ou seria um sorvete de flocos com quatro patas?

Comportamento do Dálmata

Um filhote de Dálmata tem energia de sobra e é muito brincalhão. Quando adultos, continuam curiosos e donos de um olfato apuradíssimo, característica presente nos cães farejadores. Por ser uma raça ativa, brincalhona e esperta, o ideal é que você eduque o seu pet desde pequeno.

O Dálmata late pouco, mas para que ele não acabe fazendo nenhuma travessura na sua casa, é indispensável que você passeie diariamente e ocupe o tempo dele. Brinquedos com dispenser são ótimas opções caso o pet fique sozinho. Mas quando estiver em casa, aproveite e se divirta junto com seu dálmata usando bolinhas, cordas e pelúcias. Eles adoram!

Esta não é uma raça preguiçosa, muito pelo contrário, os Dálmatas adoram exercícios. Sejam com brincadeiras dentro de casa ou ao ar livre, eles são ótimos companheiros para pessoas que gostam de aventuras e praticar atividades físicas.

Equilibre a rotina de exercícios do seu pet com brinquedos interativos e os mais tradicionais, para vocês se divertirem juntos, com atividades ao ar livre. Passeios longos, corridas e idas ao parque são ótimas opções!

Como cuidar de um Dálmata

Dálmata correndo

Todo cachorro exige cuidados e com Dálmata não é diferente. No entanto, este é um cão de trato fácil. São poucas as doenças comuns na raça, entretanto, com a chegada dos anos, o Dálmata pode ter problemas de surdez, cálculo renal ou displasia de quadril. Faça exames periódicos e consulte seu médico veterinário de confiança duas vezes ao ano.

Por ser um pet atlético que não dispensa atividades físicas, também é importante ter cuidado neste campo. Não deixe de lado a rotina de exercícios, isso poderá acarretar no ganho de peso e na obesidade. Além disso, muita atenção com pisos muito lisos, o pet pode escorregar durante uma brincadeira e se machucar.

Outro cuidado importante com os cães Dálmatas é relacionado à água. Eles adoram piscinas, lagos e, claro, o mar, por isso fique de olho para evitar acidentes. Esta raça também costuma sentir bastante frio em dias gelados por causa dos seus pelos curtos e finos. Tenha sempre uma roupinha de cachorro, além de uma caminha confortável e um cobertor para o pet.

Além disso, não se esqueça das vacinas anuais e de cuidados com parasitas. Faça a vermifugação do seu Dálmata periodicamente e aplique o antipulgas de acordo com a embalagem do medicamento. Outro cuidado fundamental é oferecer ração de qualidade para o pet.

Curiosidades sobre a raça

Filhotes de cachorro

Você sabia que a surdez é comum em Dálmatas? Por isso, os tutores de cães da raça devem se preparar para ter uma comunicação um pouco diferente com eles. Mas não pense que isso é um problema para os cães. Eles se adaptam muito bem à condição!

São tão habituados que estão entre os cães mais fáceis de adestrar. Eles se divertem aprendendo truques e, no passado, já foram comuns em apresentações de circo.

Por falar em cães artistas, não podemos esquecer do filme e das animações “101 Dálmatas”, sucesso da Disney. Quem não se lembra que os cães da raça nascem sem as famosas pintinhas? Mas o que talvez você não saiba é que nem todos os Dálmatas são brancos com manchas pretas. Também existem exemplares da raça com as famosas pintas marrons.

Interessante não é mesmo?! O Dálmata é um cão cheio de personalidade. Você sabe mais curiosidades sobre a raça? Compartilhe com a gente nos comentários!

Quer saber mais sobre saúde e comportamento de cães? Confira os posts que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Sonia Prado disse:

    Eles são lindos e perfeitos eu ganhei um filhote na véspera de Natal estou amando cuidar dele

Deixe o seu comentário