Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com prisão de ventre: saiba como ajudar o pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com prisão de ventre

Encontrar o gato com prisão de ventre é bastante comum. Por isso, nós vamos ajudar você a descobrir quando o animal está com prisão de ventre e como ajudá-lo a solucionar o problema. Acompanhe!

Os motivos da prisão de ventre em gato

O gato pode ter prisão de ventre por uma série de motivos que acabam criando a obstrução nas fezes do pet, fazendo com que ele fique muitos dias sem conseguir fazer cocô. Conheça os principais motivos da prisão de ventre em gatos.

1. Má alimentação da prisão de ventre em gatos

A má alimentação é um dos motivos mais comuns da prisão de ventre em gatos. Uma rotina alimentar com baixo teor de fibras e pobre em vitaminas colabora para o animal ficar constipado. A melhor maneira de prevenir isso é oferecendo rações para gatos ricas em nutrientes, fibras e minerais.

2. Falta de água deixa o gato com prisão de ventre

A falta de hidratação também contribui para deixar o gato com prisão de ventre e, em casos mais sérios, problemas renais. Por gostarem de água fresca, muitas vezes o pet evita beber em bebedouros tradicionais. Um jeito de estimular o pet é com os bebedouros em formato de fonte de água para gatos, que deixam o líquido sempre fresco.

3.  Medo da caixa de areia

O medo da caixa de areia é um motivo de ajuda para o gato ficar sem fazer coco. Por serem animais sensíveis e que estranham qualquer mudança do ambiente, muitas vezes eles podem se tornar arredios e evitar usar o banheiro.

4. As famosas bolas de pelo

Você sabia que as bolas de pelo também são responsáveis por deixar o seu gato com prisão de ventre?  Dependendo da quantidade de bolas que o pet não conseguir expelir, elas podem bloquear o sistema digestivo e ser a causa da prisão de ventre em gatos.

5. Diabetes

Se o seu animal de estimação tiver diabetes, ele tem boas chances de ter prisão de ventre, pois a doença dificulta a retenção de água no organismo. Por isso, é essencial que o tutor mantenha uma dieta balanceada com rações especializadas para minimizar as chances do gato ficar constipado.

6. Hipotireoidismo

Gatos com hipotireoidismo também são suscetíveis a sofrer com prisão de ventre. Isso acontece devido ao metabolismo mais lento do organismo do pet. Por isso, toda atenção à alimentação é essencial.,

Gato está com prisão de ventre: diagnóstico

Acha que gato está com prisão de ventre, mas não tem certeza? O jeito de confirmar se ele está com problemas ou não é observar o comportamento. Os principais sintomas de prisão de ventre em gatos são:

  • Ficar muito tempo na caixa de areia;
  • tentar fazer cocô fora da caixa;
  • apatia;
  • medo da caixa de areia;
  • miado constante;
  • letargia;
  • irritabilidade;
  • falta de higiene (quando ele não se lambe);
  • vômitos;
  • sangue ou muco nas fezes.

Todos esses sintomas podem ser um indicativo de prisão de ventre no gato. Nesse caso, o tutor pode adotar algumas práticas simples para resolver o problema e evitar que ele fique constipado por muito tempo.

Prisão de ventre em gatos: tratamento

A prisão de ventre em gatos é um problema que pode ser resolvido com a mudança de alguns hábitos simples na rotina do animal. Conheça algumas soluções simples que podem evitar tratamentos mais severos. 

  • ofereça rações ricas em fibras;
  • troque o bebedouro para melhorar a hidratação.

Em casos mais graves, onde a mudança de hábitos não surtir efeito, será necessária uma consulta a um médico-veterinário. Só um profissional especializado poderá fazer um  acompanhamento e tratamento com remédios indicados para a condição de saúde do felino.

Laxante para gatos: posso usar?

Essa é uma pergunta frequente entre os tutores que têm gatos com prisão de ventre. A resposta é não. Pois, se não for administrado na quantidade e da maneira errada, o laxante para gatos pode ser fatal.

Atenção:  A mesma recomendação do não uso de laxante para gatos, serve óleos minerais. Já que essa substância, se aspirada, pode causar pneumonia felina. Antes de começar qualquer tratamento, procure sempre a ajuda de um médico-veterinário.

O seu felino já esteve com prisão de ventre? Então, conte para gente como você fez para ajudar o seu gato a fazer coco. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Luzimar disse:

    Muito importante vou ver raçao com fibras.pode me indicar alguma?

  2. Giully disse:

    Tenho uma “filhote”… Filha dos meus gatos, que já tem um ano e não faz de jeito algum xixi e cocô na caixa, sempre no chão da sala, porém em locais definidos por ela.
    Uso mais três caixas com areia e comprei uma pra ela e pus jornal. As com areia, ela vai a mãe, vê o pai e a tia usando, mas não repete e não de jornal, ela brinca, dorme, mas não urina.
    Como faze-la usar a caixa higiênica?

    • Cobasi disse:

      Oi Giully, como vai? Isso pode ocorrer por vários motivos como, a caixa está em local movimentado e barulhento, algumas areias com perfume, levanta poeira ou incomoda o felino; Deixarei um conteúdo aqui que pode te auxiliar neste momento!

  3. Vania gisseia fontana disse:

    Tenho 16gatos e vários tem prisão de ventre,da dó…dou azeite de oliva ,funciona,mas tenho medo…tenho uma persa,e 2 SHITZU. Preciso encontrar um hospital público, e tdo.mto.CARO….

  4. Sergio Rodrigues disse:

    Meu gato tem dois meses e ele comeu largatixa e ficou muito rui levei no médico e ele tratou agora e tá com prisão de ventre o que eu faço pra fazer ele evacuar

    • Cobasi disse:

      Olá, Sergio! Tudo bem?
      A prisão de ventre em gatos é um problema que pode ser resolvido com a mudança de alguns hábitos simples na rotina do animal. Converse com um médico-veterinário para verificar quais mudanças você pode fazer na rotina do seu pet de acordo com as características dele.

  5. Sergio Rodrigues disse:

    Meu gato está com prisão de ventre o que eu faço pra fazer ele evacuar

    • Cobasi disse:

      Olá, Sergio! Tudo bem?

      Se você já testou as duas opções indicadas no post e mesmo assim o seu gato está com prisão de ventre, leve o animal ao médico-veterinário. Pois só um profissional especializado poderá fazer um acompanhamento e tratamento com remédios indicados para a condição de saúde do felino.

  6. Idina disse:

    Minha gata , é castrada tem 8 anos ultimamente passava uns 8 dias p fazer cocô,levei no veterinário e ela passou umas duas semanas levando todos os dias para fazer lavagem pois fez ultrassom e RX e o cocô estava bem duro parecia uma pedra , resumindo ela conseguiu durante essas duas semanas tirar todo cocô duro e disse que a gata só pode comer ração úmida ou seja das de sachê ou latas a gata voltou ao normal só que sai bem caro

  7. Adriana disse:

    Oi Idina
    Entendo perfeitamente sua dificuldade! Mas sua gatinha precisa de sua ajuda, ela não tem culpa e está sofrendo muito com isso, existe uma alternativa para vc não gastar muito e as duas ficarem bem, comida caseira , sim, vc mesma fazer o que vem dentro das latinhas! Procure (de preferência com sua veterinária) saber quais alimentos pode dar a ela, talvez vc não consiga acertar de primeira o paladar da sua gatinha , pois os gatos são bem críticos em se tratando de comida… mas tenha certeza que com persistência você e sua gatinha terminarão felizes!!

  8. Denize Cardoso disse:

    Meu gato tá com prisão de ventre o Coco não sai o qui posso fazer por favor ele tá sofrendo e não tenho condição de levar ele al médico obrigada

  9. Brucio disse:

    Meu gato tem prisão de ventre há anos, em menos de 3 anos já fez 3 cirurgias pra retirar fecaloma. Só dou ração úmida pra ele. Vivo pesquisando algo que possa ajudá-lo. Mas infelizmente ainda não achei nada que possa alivia-ló. Em menos de 1 ano, Já foram inúmeras lavagens, nada melhora. Estou tentando a a ração úmidas gastrointestinal. Agora é mais uma batalha. Mas não perco a fé. Um dia quem sabe, encontro algo que possa melhorar o intestino dele🥲

    • Cobasi disse:

      Olá! A ração úmida gastrointestinal pode ser um bom passo, visto que alimentos úmidos ajudam na hidratação e podem facilitar o trânsito intestinal. É importante continuar trabalhando em conjunto com o veterinário para ajustar a dieta e, possivelmente, incluir suplementos que possam auxiliar na digestão e na saúde intestinal é essencial.

  10. Tânia Maria Cavalcante Alves disse:

    Meu gato está com prisão de ventre o que faço?

    • Cobasi disse:

      Tânia, o ideal é ter a orientação de um médico-veterinário. No entanto, a prisão de ventre em gatos é um problema que pode ser resolvido com a mudança de alguns hábitos simples na rotina do animal. Conheça algumas soluções simples que podem evitar tratamentos mais severos.

      ofereça rações ricas em fibras;
      troque o bebedouro para melhorar a hidratação.

Deixe o seu comentário