Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer salsicha?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato pode comer salsicha?

Macias, baratas, coloridas, elas se parecem com um ótimo petisco, mas será que gato pode comer salsicha? Tudo começa com a vontade de agradar seu bichinho e uma despensa vazia. Os biscoitos do seu pet acabaram, os bifinhos também, mas aquele resto de cachorro-quente está ali dando sopa e um pedacinho não vai fazer mal, certo?

Carne sim, mas não só

Na verdade, não é bem assim. Quem acompanha o blog da Cobasi sabe como é importante fornecer uma nutrição adequada e balanceada para nossos amigos peludos. A alimentação vai impactar diretamente a saúde e o desenvolvimento dos animais. É por isso que os fabricantes de ração gastam tanto tempo em pesquisas antes de lançarem seus produtos.

No entanto, a salsicha é feita de carne e os gatos são animais carnívoros, não é mesmo? Não por acaso eles vivem caçando insetos, roedores e passarinhos. E se tais embutidos são feitos de carne isso não é o bastante para afirmar que o gato pode comer salsicha?

Salsicha faz mal para gato?

Para convencer ao leitor que salsicha faz mal para gato, a primeira coisa a se saber é que elas certamente não estão no grupo de alimentos adequados ao desenvolvimento dos animais. Afinal, estamos falando de um embutido que possui altas doses de gorduras saturadas, conservantes, corantes e sódio. E nenhum desses elementos fará bem ao seu bichinho. Na verdade, até o consumo por humanos é desaconselhado por profissionais de nutrição.

Os tutores atentos sabem que o excesso de sódio pode provocar problemas nos rins e pressão alta nos animais. Mas não é só por isso que a salsicha faz mal para gato. Um dos conservantes utilizados na fabricação de salsichas, por exemplo, é o nitrito, um composto químico associado ao desenvolvimento de tumores na bexiga e no estômago.

Além dos muitos aditivos químicos, existem outros elementos que os tutores precisam saber antes de afirmar que o gato pode comer salsicha. Na verdade, além de não fornecer uma alimentação adequada, esse tipo de embutido é feito com ingredientes de baixíssimo valor nutricional.

O que dar e o que não dar para gato

Os melhores alimentos para os pets são aqueles que utilizam ingredientes de qualidade superior como as rações super premium. E esse, certamente, não é o caso dos ingredientes da salsicha.

No geral, as salsichas são feitas com os restos de carne, pele e tendões que sobram nas máquinas de separação dos cortes de bois, porcos e aves em açougues industriais. O que resta desse processo é moído, peneirado e acrescido de amido e açúcar. Difícil acreditar que essa combinação vai fazer bem ao seu pet, não é mesmo?

Quando um gato pode comer salsicha?

Assim, se você quer saber quando um gato pode comer salsicha, a resposta é: de preferência nunca. Porém, os danos que esse alimento pode provocar nos animais aparecem com o consumo continuado e no médio e longo prazo. 

Então, se em alguma ocasião o gato come salsicha, mas isso não faz parte de sua dieta, não entre em pânico. Basta observar a reação do animal. Porém, caso note alguma alteração no comportamento do seu pet, entre imediatamente em contato com o veterinário.

Gostou de conhecer os riscos de dar salsicha ao gato? Veja mais posts sobre nutrição animal em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário