Conheça tudo sobre a raça Pastor da Mantiqueira

Por Cobasi

Compartilhar:

Pastor da mantiqueira

O Pastor da Mantiqueira, como o seu próprio nome sugere, tem as suas origens na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. A raça é muito utilizada no manejo com as ovelhas e gados, facilitando assim o trabalho dos peões.

O cão Pastor da Mantiqueira, ou Policialzinho, é conhecido por sua agilidade e resistência, além de ser um ótimo companheiro. Abaixo você confere mais características da raça e dicas de cuidado. Boa leitura!

Características do Pastor da Mantiqueira

Entre as características do Pastor da Mantiqueira se destacam a agilidade, a coragem, a inteligência e a resistência.

Além disso, ele possui um instinto de rebanho, não necessitando ter muito treinamento para desempenhar essa função.

Entre as características físicas se destaca o seu porte forte e robusto, pois trata-se de uma raça média. As orelhas são triangulares e voltadas para a frente, além de terem focinho fino.  

Confira outros aspectos marcantes dessa raça nos tópicos abaixo.

Pelagem do pastor da mantiqueira

O pelo do Pastor da Mantiqueira é sólido, ou seja, não possui manchas. O pelo dessa raça também pode ser liso ou crespo, denso e com textura média. Esses cães têm três tipos de pelagem: a curta, a média e a longa. 

Essa raça pode ser encontrada em várias tonalidades de pelo, mas as mais comuns são:

  • Azulêgo, que é com a base do pelo dourado e o restante do pelo preto ou cinza interpolado;
  • Branco;
  • Castanho;
  • Dourado
  • Preto;
  • Também há bicolores.

Tamanho

Como dito anteriormente, essa é uma raça de porte médio, podendo chegar até 53 cm de altura, nos cães machos, as fêmeas são um pouco menores.

O peso ideal para a raça é de 25 kg, tanto para a fêmea quanto para o macho. 

Origem brasileira

A raça Pastor da Mantiqueira é originária da região sudeste do Brasil. Não se sabe exatamente quais as raças que deram origem, mas especula-se que é descendente do Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor Holandês, Pastor Branco Suiço, entre outros. 

Cuidados com o pastor da mantiqueira

Para garantir que o seu Pastor da Mantiqueira fique saudável, alguns cuidados são necessários, como exercício físico diário, higienização, além de uma alimentação equilibrada. Descubra quais os principais cuidados com a raça nos tópicos abaixo:

Exercício físico diário

O Pastor da Mantiqueira é um cão que precisa ficar em movimento, garantindo assim que o pet fique calmo e saudável. Você pode usar bolinhas para incentivar o seu cão a brincar ou pode fazer caminhadas diariamente. 

Caso você escolha caminhadas, certifique-se de que o chão não esteja muito quente, evitando assim queimaduras nas patinhas. 

Alimentação equilibrada

Para que o seu pet fique no peso ideal, mantendo a sua agilidade e saúde, é importante que ele siga uma alimentação saudável. 

Para saber a quantidade de ração e o número de porções, consulte um médico veterinário, só ele poderá indicar a melhor maneira.  

Higienização constante

Por possuir pelos razoavelmente densos, é importante que o Pastor da Mantiqueira seja escovado com frequência, entre uma a duas vezes por semana. Essa tarefa garante que os pelos mortos sejam retirados, então seu pet ficará com o pelo brilhante e viçoso.

Além disso, é importante dar banho uma vez por mês, retirando assim o excesso de sujeiras do pelo. 

Os banhos devem ser dados com água morna ou fria e shampoo específicos para cachorros, evitando assim alergias. Outras opções, são banhos com shampoos secos. 

Outro ponto de atenção são com a tosa e o corte das unhas. Os tutores devem tosar os pelos entre as patas, evitando assim o acúmulo de sujeira e incômodo nas patinhas. 

Além disso, deve ser feito o corte das unhas uma vez por mês, auxiliando no caminhar do cão. 

Tanto para a tosa quanto para o corte das unhas deve-se usar tesouras e alicates específicos para essa função. 

Também deve-se ter cuidado para não machucar o pet. Sendo recomendado levar o animal no pet shop para isso. 

Curioso sobre o mundo dos animais? Veja mais conteúdos sobre pets no nosso blog:

 

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário