Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode tomar probiótico?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro que tomou probiotico

Você já leu o rótulo de alguma ração e encontrou probiótico ou prebiótico nos ingredientes? Isso acontece porque, hoje em dia, a maioria das marcas busca preparar alimentos mais funcionais com o maior número de nutrientes e minerais. 

Os probióticos são bactérias saudáveis que ajudam na regulagem do sistema digestivo, garantindo maior digestibilidade e uma melhora na qualidade do fluxo intestinal do pet. Eles ajudam a regular a quantidade, consistência e os odores das fezes. 

O sistema digestivo fragilizado não consegue absorver todos os nutrientes necessários para o animal. Isso pode acarretar em algumas doenças. Por isso, os animais não só podem como devem ingerir probióticos, sempre com recomendação veterinária. Claro!

O que são os probióticos e qual a diferença dos prebióticos?

Os probióticos são suplementos alimentares a base de microorganismos vivos que já habitam o intestino do cachorro. Ele é responsável por melhorar a microbiota intestinal e, desta forma, acelerar o desenvolvimento de bactérias boas. 

Já os prebióticos são fibras alimentares capazes de estimular o crescimento das bactérias já existentes no intestino, basicamente, é como se o prebiótico fosse um suplemento nutricional para as bactérias. 

Eles colaboram com a melhoria do trânsito intestinal do pet e com a diminuição do odor das fezes. Além disso, são ótimos reguladores para a glicemia, ou seja, os níveis de açúcares no sangue dos bichinhos. 

Além disso, também é possível encontrar nas rações os simbióticos, que nada mais são do que a mistura entre dos probióticos e os prebióticos. 

Como oferecer probiótico para o cachorro?

A melhor forma de escolher o melhor probiótico para fazer essa suplementação é consultando o médico veterinário. Ele será capaz de avaliar a saúde do pet e indicar a quantidade ideal a ser consumida. Além de presentes em algumas rações secas, esses suplementos estão disponíveis em pasta e comprimidos.

Os probióticos costumam ser indicados em casos de diarréia, prisão de ventre ou transtornos gastrointestinais.

Pode oferecer probiótico de humanos para cachorro?

cachorro comendo

Faz algum tempo que começou a febre dos probióticos naturais. Não sabe o que é isso? Por acaso, você já ouviu falar de kefir, kombucha e caspian? Muitas pessoas passaram a ingerir essas substâncias e até mesmo oferecer para os pets. 

No entanto, é importante consultar o veterinário antes de oferecer qualquer alimento humano para o cachorro. Isso porque nem tudo que consumimos pode ser indicado, podendo causar intoxicação, alergias e até doenças mais graves.

Hoje em dia existem probióticos específicos para os animais que podem ser encontrados no nosso site.

Além disso, existe uma quantidade máxima de probióticos que o pet deve ingerir por dia para ter um bom efeito sobre o sistema digestivo do animal. Oferecer mais que o indicado, pode acabar ocasionando no efeito reverso, causando diarreia e outros distúrbios. Antes de oferecer ao seu pet, consulte um veterinário!

Gostou desta publicação? Leia mais sobre cachorros em nosso blog!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Marlene disse:

    minha cachorra tem 13 anos ela está obesidade ,com a barriga inchada e dura o que eu faço por favor estou muito preocupada

  2. Mary disse:

    Marlene, a minha estava assim. Levei na veterinária e ela deu vermífugo .Normalizou !

  3. Euripedes disse:

    Olá meu cachorro de pequeno porte tem problemas de vômitos desde pequeno vai fazer 5anos,os vômitos são de cor amarelo esverdeada,e as vezes com raias de sangue,de segunda pra cá, ele tem vômitos com muito sangue e muco,não quer comer,e fezes preta,sexta feira o veterinário médico ele ele disse que é o estomago,ele e ansioso desde filhote,agitado,estou triste,eu pergunto as fezes demora voltar ao normal,ele tá tomando probioticos,e tomou antibióticos e outros,e reversível,obrigado.

  4. Carliane disse:

    Boa tarde, dei medicação pra verme ele vomitou a verme e está sem apetite só vomitando, dei probiótico ontem pro meu cachorro, hoje ele acordou com diarréia e não para, dei a quantidade que a veterinária passou, não sei mais o que faço.

    • Cobasi disse:

      Olá Carliane,

      Espero que esteja tudo bem. Recomendo que consulte um veterinário imediatamente para avaliar a situação do seu cachorro. Ele poderá fornecer orientações específicas com base no histórico de saúde do seu pet.

  5. fernanda disse:

    Meus pais resgataram uma filhotinha de rua de um casal que não queria ela. O dono deu probiótico pra ela,e depois de chegar em casa ela ficou com a barriga enxada e chorando muito,além de estar mais quieta. Devo me preocupar?

Deixe o seu comentário