Cachorro pode tomar probiótico?

23 de março de 2021

Cachorros
cachorro que tomou probiotico

Você já leu o rótulo de alguma ração e encontrou probiótico ou prebiótico nos ingredientes? Isso acontece porque, hoje em dia, a maioria das marcas busca preparar alimentos mais funcionais com o maior número de nutrientes e minerais. 

Os probióticos são bactérias saudáveis que ajudam na regulagem do sistema digestivo, garantindo maior digestibilidade e uma melhora na qualidade do fluxo intestinal do pet. Eles ajudam a regular a quantidade, consistência e os odores das fezes. 

O sistema digestivo fragilizado não consegue absorver todos os nutrientes necessários para o animal. Isso pode acarretar em algumas doenças. Por isso, os animais não só podem como devem ingerir probióticos, sempre com recomendação veterinária. Claro!

O que são os probióticos e qual a diferença dos prebióticos?

Os probióticos são suplementos alimentares a base de microorganismos vivos que já habitam o intestino do cachorro. Ele é responsável por melhorar a microbiota intestinal e, desta forma, acelerar o desenvolvimento de bactérias boas. 

Já os prebióticos são fibras alimentares capazes de estimular o crescimento das bactérias já existentes no intestino, basicamente, é como se o prebiótico fosse um suplemento nutricional para as bactérias. 

Eles colaboram com a melhoria do trânsito intestinal do pet e com a diminuição do odor das fezes. Além disso, são ótimos reguladores para a glicemia, ou seja, os níveis de açúcares no sangue dos bichinhos. 

Além disso, também é possível encontrar nas rações os simbióticos, que nada mais são do que a mistura entre dos probióticos e os prebióticos. 

Como oferecer probiótico para o cachorro?

A melhor forma de escolher o melhor probiótico para fazer essa suplementação é consultando o médico veterinário. Ele será capaz de avaliar a saúde do pet e indicar a quantidade ideal a ser consumida. Além de presentes em algumas rações secas, esses suplementos estão disponíveis em pasta e comprimidos.

Os probióticos costumam ser indicados em casos de diarréia, prisão de ventre ou transtornos gastrointestinais.

Pode oferecer probiótico de humanos para cachorro?

cachorro comendo

Faz algum tempo que começou a febre dos probióticos naturais. Não sabe o que é isso? Por acaso, você já ouviu falar de kefir, kombucha e caspian? Muitas pessoas passaram a ingerir essas substâncias e até mesmo oferecer para os pets. 

No entanto, é importante consultar o veterinário antes de oferecer qualquer alimento humano para o cachorro. Isso porque nem tudo que consumimos pode ser indicado, podendo causar intoxicação, alergias e até doenças mais graves.

Hoje em dia existem probióticos específicos para os animais que podem ser encontrados no nosso site.

Além disso, existe uma quantidade máxima de probióticos que o pet deve ingerir por dia para ter um bom efeito sobre o sistema digestivo do animal. Oferecer mais que o indicado, pode acabar ocasionando no efeito reverso, causando diarreia e outros distúrbios. Antes de oferecer ao seu pet, consulte um veterinário!

Gostou desta publicação? Leia mais sobre cachorros em nosso blog!