Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo dura a gestação de um hamster?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Quanto tempo dura a gestação de um hamster

Quem tem hamster fêmea sabe que o pet pode engravidar e ter lindos filhotes. No entanto, você sabe quanto tempo dura a gestação de um hamster?

Normalmente, a gestação desse pet pode durar até 20 dias. Porém, como cada espécie é diferente, esse tempo em que a hamster fêmea fica grávida pode variar.

Os hamsters possuem uma expectativa de vida pequena, de dois a três anos. Dessa forma, é comum que o ciclo do animal gestacional seja mais curto.

Além disso, durante esse período, o hamster passa por mudanças físicas. Por isso, é importante que o tutor saiba o tempo que esse ciclo irá durar.

Quanto tempo dura a gestação de um hamster anão russo?

Conhecido pelo seu pequeno tamanho, o hamster anão russo tem um período de gestação de 20 dias. Com seus 10 cm de comprimento, esse roedor pode ter seis filhotes a cada ciclo gestacional.

Ao crescerem, esses filhotes terão um corpo arredondado e um rabo curto. 

Quanto tempo dura a gestação de um hamster chinês?

Já a fêmea do hamster chinês possui um tempo de gestação um pouco maior. De 18 a 21 dias, seu pet pode dar à luz a até seis filhotes por ninhada.

Como o hamster chinês pode procriar dois meses após o nascimento, a fêmea pode engravidar a qualquer momento a partir desse período.

Como acontece a gestação de um hamster?

quanto tempo dura a gestação de um hamster

Para que sua hamster fique grávida, ela precisa estar no período fértil. Esse período ocorre semanalmente, durante três ou quatro dias.

A fêmea só ficará em período fértil por até 24 horas. Por outro lado, o macho da espécie pode procriar a qualquer momento.

Caso seu casal de hamsters compartilhe o mesmo espaço, será comum que eles procriem com frequência.

Ao engravidar, é possível notar algumas mudanças na hamster fêmea. A primeiro delas é o tamanho e peso do pet, que vai aumentando conforme o avanço da gestação.

Mamilos mais evidentes também são outra característica que sua hamster revela ao estar grávida. Além disso, é comum que o pet sinta mais fome e sede.

Também é possível notar certa mudança de comportamento no hamster. No período gestacional, seu pet pode ficar mais sensível.

Por isso, é necessário que o tutor prepare um ambiente especial e longe de estresse para o animal.

Cuidando da hamster grávida

Logo após perceber que sua hamster está grávida, separe a pet do macho para que ele não a machuque.

Se atente a manter a gaiola do pet limpa e troque o granulado que reveste o ambiente a cada dois dias. Dessa forma, o tutor evita que o animal fique estressado.

Não toque muito no animal durante o período de gestação. A mesma dica vale para quando os filhotes nascerem.

Sempre deixe disponível água limpa e fresca e comida para a hamster grávida. Nesse período, seu pet vai sentir mais fome e irá precisar de mais nutrientes. 

Por fim, leve sua hamster grávida ao veterinário para se certificar que todo o período gestacional dela ocorra de forma tranquila.

Assim, sua hamster poderá aproveitar melhor esse momento.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário