Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Rough Collie: como é essa raça?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

O Rough Collie é uma raça de cão bela e elegante, usada geralmente para pastoreio de rebanhos. Além disso, são ótimos em brincadeiras, interagindo bem tanto com as crianças, como também com os adultos. 

A raça ficou conhecida após o filme Lassie, que mostrava uma fêmea surpreendendo uma família com toda a sua inteligência e energia.

Curioso em saber mais sobre essa raça? Então, confira o nosso guia e bom proveito!

Características do Rough Collie

Enérgicos, brincalhões e quando adestrados, ótimos no pastoreio. Não faltam adjetivos para descrever essa raça. 

O seu pelo é longo e o ideal é que ele viva no campo, onde terá bastante espaço para correr e se exercitar. Além disso, os Rough Collies também são:

Famosos por serem bastante inteligentes

Assim são conhecidos os cachorros Rough Collie. Eles são ótimos em entender comandos, além da linguagem dos seus tutores. 

Essa característica faz eles serem ótimos cães para serem adestrados, se saindo bem em treinos de repetições. 

Para incentivá-los durante o adestramento você pode oferecer petiscos, como rações específicas ou brinquedos

Conhecidos por sua pelagem marcante

Os seus pelos são longos e densos, formados por pelo e um subpelo, sendo uma ótima raça para lugares mais frios, com a temperatura não passando dos 25º. 

No verão, os Rough Collie trocam sua pelagem e a coloração deles pode ser: Marta, Tricolor, Azul Merle e Branca. 

Uma das características marcantes dessa raça são as manchas brancas, que devem estar presente em alguns lugares específicos como: na juba, patas, pés e cauda. 

Cães de porte médio

Os Rough Collie são cães de porte médio, com sua altura variando entre 55 e 66 cm. 

O peso de um cão saudável fica entre os 22 e 34 kg. Para manter essa estrutura, devem ser feitos exercícios diários, lembrando de não exceder 45 minutos e manter uma alimentação saudável. 

Cuidados com o Rough Collie

Alguns cuidados devem ser seguidos para garantir que o seu Rough Collie fique saudável e feliz. Os tutores devem proporcionar uma alimentação equilibrada, além de exercícios físicos. Confira abaixo as recomendações:

Manter exercício físico diários

Os Rough Collie são cães agitados, que precisam de espaço e brincadeiras para gastar a sua energia

Eles são ótimos em atividades físicas na água, como natação e podem facilmente desempenhar o papel de salva vidas. Recomenda-se que eles vivam em casas com espaço ou no campo, para assim poder se exercitar.

Cuidar da higiene do seu Rough collie

Para garantir um pelo brilhante e viçoso, a escovação deve ser feita quase diariamente, tirando assim nós e pelos mortos. 

Mas lembre-se que a escovação deve ser feita com materiais específicos para não agredir o pelo do pet. Além disso, passe a escova da raiz para as pontas, deixando o pelo mais alinhado. 

Os banhos não devem ser rotineiros, sendo o ideal uma vez por mês. Os tutores devem utilizar água morna ou fria e shampoos específicos, evitando assim alergias

As unhas e os pelos entre as patinhas devem ser aparados com frequência, evitando assim acúmulo de sujeira e incômodo na hora de caminhar.

Ambas as tarefas devem ser feitas com material específico e com atenção, para evitar machucados nos pets

Oferecer rações saudáveis

Os Rough Collie devem ter uma alimentação balanceada e saudável, sempre com a ração adequada, garantindo assim saúde e energia para as brincadeiras. 

Assim, recomenda-se rações com alto índice de proteína e pouco teor de gordura.

Consulte um médico veterinário para escolher o melhor alimento, além do número de porções e quantidade necessários para seu cão. 

Além disso, o médico veterinário irá explicar como deve ser feita a tosa e o corte das unhas. Por fim, é só ele que poderá adequar a alimentação conforme a necessidade nutricional do seu pet.

Quer saber mais sobre o mundo dos caninos? Veja mais conteúdos sobre pets no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário