Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de marimbondos: conheça os mais famosos no Brasil

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de marimbondo na natureza
Marimbondo é o nome popular da vespa em algumas regiões do Brasil

Os marimbondos são insetos muito populares no Brasil, sendo conhecidos em algumas regiões como vespas. Pertencente à família dos Vespidae, eles são parentes próximos de abelhas e zangões. Para ajudar você a entender melhor sobre esse animal, nós vamos listar os principais tipos de marimbondo e falar um pouco sobre eles. Confira!

Tipos de marimbondo: características

Os marimbondos, de maneira geral, são insetos que gostam de viver em comunidade, sendo muito raro encontrá-los sozinhos na natureza. Apesar de terem aparência bastante semelhantes, com um olhar mais minucioso é possível identificar qual tipo de marimbondo acabamos de encontrar.

As principais diferenças entre um tipo de marimbondo e outro são o ferrão e o formato do abdômen, também conhecido como a cintura do animal. Parece confuso? Não se preocupe, iremos explicar isso a seguir. Continue com a gente.

Todos os tipos de marimbondos

Para entender melhor todos os tipos de marimbondos que existem na fauna brasileira, é importante saber que eles são divididos em diferentes classificações. Conheça melhor cada uma delas com seus respectivos nomes científicos.

Tipos de marimbondo: vespas de pólen

Os tipos de marimbondos designados como vespas de pólen têm um comportamento bem semelhante às abelhas, principalmente quando se pensa na dieta alimentar. A base de sua alimentação consiste em pólen e néctar das flores.

Quanto às características físicas da espécie Masarinae, se destacam a coloração escura do dorso do inseto com alguns detalhes em tons mais claros. Os mais comuns são na tonalidade amarela, branca e vermelha. Seu habitat natural são as regiões desérticas do continente Americano e da África.

Tipos de marimbondo: vespas de pote

vespas de pote na colméia
A vespa de pote é conhecida pela combinação amarela e preta de seu corpo

Os marimbondos pertencentes às famílias Eumeninae, são chamados popularmente de vespas de pote. Isso acontece por uma característica peculiar: os ninhos são feitos de barro e assumem o formato de panela ou pote. Diferente das vespas eussociais, esses insetos têm o hábito de viver em isolamento, o que é muito raro nessa espécie. 

Outra característica desse tipo de maribondo é serem insetos carnívoros, se alimentando basicamente de pequenas lagartas e larvas de besouro. Seu corpo pode variar entre preto e marrom com detalhes amarelos ou puxados para o laranja.

Marimbondos Polistinae

casal de marimbondos Polistinae
Os marimbondos Polistinae são conhecidos pelo abdômen estreito

Os marimbondos Polistinae são chamados de vespas tropicais ou subtropicais, devido à região onde se encontram. A principal características dessas espécies é o abdômen estreito e, nos casos dos machos, ter as antenas curvadas. Entre os gêneros dessas espécies, dois deles, os Brachygastra e Polybia são capazes de produzir mel.

Marimbondos Vespinae

vespa pousada se alimentando
Os marimbondos Vespinae são a única espécie carnívora de vespa

A família dos marimbondos Vespinae é composta por quatro subfamílias,são elas: 

  • Vespula;
  • Dolichovespula;
  • Provespa;
  • Vespa. 

O que as une é o desenvolvido senso de socialização e serem insetos carnívoros, já que se alimentam de outros insetos e restos de carne de animais em decomposição.

As colônias de marimbondos dessa espécie são feitas a partir de fibras de madeiras mastigadas e, normalmente, ficam localizadas na copa das árvores ou embaixo da terra. Eles são considerados agressivos, pois é muito comum invadirem outras colônias, matarem a rainha e escravizarem as operárias.

Marimbondos Euparagiinae

marimbondo na flor
Os Euparagiinae são tipos de marimbondos que vivem em colônias isoladas

Esse tipo de marimbondo pode ser considerado híbrido, pois há subfamílias que vivem em colônias como os Marimbonos Vespinae e aquelas que preferem viver isoladas. Muito comum nos Estados Unidos e no México, elas chamam a atenção por seu voo e o bater das asas, muito semelhante às abelhas.

Tipos de marimbondo famosos no Brasil

Entre os diversos tipos de marimbondos presentes no mundo, há aqueles que são fáceis de encontrar no Brasil. Com certeza você já deve ter visto um marimbondo-cavalo, marimbondo-amarelo. Saiba como identificar cada um deles.

Tipos de marimbondo-amarelo

marimbondo-amarelo
A picada do marimbondo-amarelo pode causar alergia em tutores e pets

O marimbondo-amarelo é considerado um dos tipos de marimbondos mais perigosos que existem no Brasil. Isso acontece devido ao veneno proveniente de sua picada, que pode causar inflamações e reações alérgicas, inclusive em animais de estimação que, por descuido, se aproximam de suas colônias.

Com o nome de Vespula germánica, esse tipo de marimbondo é muito fácil de se identificar. O corpo do inseto é marcado por uma combinação forte de tons de preto e amarelo, além de possuírem antenas totalmente pretas.

Tipo de marimbondo-cavalo

marimbondo-cavalo pousado na planta
O marimbondo-cavalo é famoso por ter a picada mais dolorosa entre as vespas

Por sua vez, o marimbondo-cavalo é famoso por sua picada, que é descrita por especialistas como uma das mais dolorosas entre os insetos. Dependendo da região do Brasil onde você lê esse texto, o animal pode ser conhecido como marimbondo-caçador, cavalo-do-cão, vespa-caçadora ou caçador-de-aranha.

Aliás, esse último apelido do marimbondo-cavalo reflete o seu papel importante no equilíbrio da natureza. É isso mesmo! O inseto é um predador natural das aranhas para que elas sirvam como hospedeiras e alimento para as larvas da vespa.

Cachorro picado por marimbondo: o que fazer?

Ter um cachorro picado por marimbondo é uma situação bastante comum vivida por tutores tanto de zonas urbanas quanto rurais.  Afinal de contas, cães são animais exploradores por natureza, não é mesmo?

A melhor solução nessa situação é acalmar o seu animal de estimação e lavar local da picada com água e sabão neutro para evitar a contaminação por bactérias. Além disso, caso você perceba que ele está tendo uma reação alérgica à picada, busque a orientação de um médico-veterinário de confiança.  

Para evitar maiores problemas para a saúde do seu animal de estimação e de toda a família, a maneira ideal é apostar na prevenção. Por isso, tenha sempre à mão um frasco de inseticida. Dessa maneira você irá manter insetos e pragas longe da sua casa.

Agora você já conhece os principais tipos de marimbondos e como manter a família protegida. Se ficou alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário para que possamos te ajudar. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário