Saiba como identificar verme no coco do cachorro e como tratar o pet

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
verme nas fezes do cachorro

Encontrar vermes nas fezes do cachorro é indicativo de que seu pet pode estar com parasitas no trato gastrointestinal. Normalmente esse sintoma vem acompanhado de um cão com fraqueza e falta de apetite.

Aprenda a identificar a presença de verme no coco do cachorro e como garantir o restabelecimento da saúde e bem-estar do pet.

Sintomas de verme em cachorro

Os vermes nas fezes do cachorro se caracterizam por pequenos pontinhos brancos misturados ao cocô mole do pet.

Em alguns casos, é possível identificá-los a olho nu, dependendo do parasita que está alojado no intestino do animal. Para ajudar na confirmação da verminose, se atente aos seguintes sintomas:

  • presença de sangue nas fezes;
  • alteração na consistência do cocô;
  • queda severa da pelagem;
  • cachorro arrastando a bunda no chão;
  • vômito;
  • falta de apetite;
  • barriga inchada.

Ao notar um ou mais sinais, procure um médico-veterinário com urgência. Só ele conseguirá determinar qual é o tipo de verme nas fezes do cão e prescrever o tratamento adequado.

Tipos de verminoses em cachorro

Os vermes de cachorro podem ser divididos em duas categorias: os nematoides e os cestoides. O que difere esses dois tipos é o formato do corpo.

Enquanto os nematoides possuem forma cilíndrica e redonda, os vermes cestoides possuem o corpo achatado. Conheça os principais tipos de vermes em cachorro.

Ancylostoma caninum

O Ancylostoma caninum é um tipo de verme nematoide, com aproximadamente 10 mm de comprimento, o que o torna um dos mais difíceis de se detectar nas fezes do animal.

Mais comum em filhotes, esse verme é considerado hematófago, já que se alimenta do sangue do intestino delgado. Para isso, ele produz pequenos ferimentos na mucosa que reveste o intestino do cachorro.    

A transmissão acontece por contato oral ou cutâneo com a larva do parasita. De maneira geral, ela se aloja nas fezes de um animal hospedeiro, gramados ou terra úmida.

Ascaris lumbricoides

O Ascaris lumbricoides é o nome científico de um parasita conhecido como lombriga. Com comprimento médio de 10 cm, esse verme possui corpo arrendado e cilíndrico.

Apesar de afetar cães de todas as idades, a incidência de casos é maior entre os filhotes.

A transmissão ocorre por via oral com a ingestão do parasita presente na água ou fezes de um pet hospedeiro, no caso de coprofagia.

O contágio também pode se dar por meio da placenta ou da amamentação caso a mãe esteja com o parasita.  

Tricuríase (Trichuris vulpis)

A Tricuríase, conhecida popularmente por “verme chicote” devido ao seu formato, é um parasita intestinal bastante agressivo.

Com cerca de 7 cm de comprimento, esse verme de cachorro causa diarreia crônica e desidratação severa. Além de abrir espaço para infecções intestinais severas.

Tênia (Dipylidium caninum)

A Tênia é um verme nas fezes do cachorro mais conhecidos que existem. Com formato achatado, o parasita pode medir até 70 cm de comprimento, o que torna mais fácil sua identificação.  

O meio de transmissão está na ingestão de pulgas infectadas com a larva do parasita, fezes de animais infectados ou água contaminada.

Ao se fixar no intestino do cão, a larva passa a se desenvolver até ser eliminada nas fezes do cão.

Giardíase (Giardia lamblia)

A giárdia canina é uma verminose canina transmissível para os humanos. Com cerca de 20 micrômetros de comprimento, esse verme “chato” é transmitido por meio do contato com as fezes de um animal com a doença. 

O que fazer ao encontrar verme nas fezes do cachorro?

Young French Bulldog on the visit to the vet.

Se você notar pequenos pontinhos brancos nas fezes do cão associado a algum sintoma de verminose, procure um médico-veterinário com urgência.  Se possível, fotografe o cocô do animal para ajudar no diagnóstico.

O diagnóstico para determinar qual verme está nas fezes do cachorro é feito a partir de uma série de exames.  

O principal deles é o coproparasitológico que, a partir de uma amostra do cocô do cachorro, procura identificar a presença de ovos ou larvas de parasitas. Assim, ele poderá determinar qual verme está afetando o pet.

Além deles, o veterinário pode solicitar hemograma e sorologia completa para entender qual é a extensão da doença.

Tratamento para verme em cachorro

O tratamento para verminose canina combina a administração de vermífugos com a higienização completa do ambiente e acessórios.

Para evitar reinfestação parasitária, é essencial limpar caminhas, brinquedos, bebedouros e comedouros.  

Como evitar vermes nas fezes do cachorro

A melhor maneira de evitar vermes nas fezes do seu cachorro é investir na prevenção. Para isso, basta adotar as seguintes recomendações:

  • evite deixar as fezes do cão muito tempo expostas;
  • não deixe o pet comer ou tocar as fezes de animais de outros animais;
  • faça a vermifugação preventiva;
  • mantenha a vacinação atualizada;
  • disponibilize sempre água limpa e fresca para o pet;
  • visitas regulares ao médico-veterinário;
  • administre antipulgas e carrapatos;
  • em caso de mais de um pet em casa, cada um deve ter seus próprios acessórios de alimentação.

Gostou de saber como identificar vermes nas fezes do cachorro, tipos de tratamento e prevenção? Para conhecer mais sobre a saúde dos cães, continue no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Elizabeth disse:

    Dei vermífugo a uns 20 dias para a minha cadela de 5 meses e agora, depois de 20 dias ela fez cocô com muitos vermes vivos. E ela dorme comigo.

    • Cobasi disse:

      Oi Elizabeth, como vai? É sempre bom consultar um profissional pra tirar dúvidas, por isso sempre trago conteúdos informativos com meus colaboradores especializados.

  2. Valter jose da cunha disse:

    Percebi nas fezes do pet umas minúsculas larvinhas, as fezes estava pastosa e com um tipo de gelatina avermelhada. Qual medicamento eu poderia administrar ? eu moro em acentamento e estou longe da cidade e não tenho condições de pagar um veterinário e os exames que com certeza ele ira pedir. Desde já o meu muito obrigado.

    • Cobasi disse:

      Olá, Valter! Tudo bem?

      Apenas um profissional pode receitar medicamentos ao seu animal de estimação, pois os médicos-veterinários são qualificados e capacitados para diagnosticar e tratar as doenças e enfermidades dos animais.

      Deixaremos aqui o link de um conteúdo completo para que você saiba onde encontrar um hospital veterinário público perto de você!

      https://blog.cobasi.com.br/hospital-veterinario-publico/

  3. Lisete disse:

    Boa tarde a todos,encontrei vermes nas fezes do meu cachorro, fui pesquisar e um verme chamado planarias,como tratar ele tem 7 anos tenho mais 2 cadelas uma de 17 anos e a outra de 4,será que elas tem também…..,o que fazer socorro……

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Muitas vezes, apenas a administração de um vermífugo será o suficiente para curar seu pet, porém, caso o médico-veterinário julgue necessário, pode-se associar o uso outros medicamentos como vitaminas, portanto, converse com o profissional.

  4. Maciel disse:

    Boa noite tenho um Yorkshire e ele tem 11 anos de uma semana pra cá começou a dar muita diarreia e agora com sangue é muitos vermes brancos de 1 centimetros +ou- o que dar para ele melhorar? E tem uma pessoa aqui que tudo que come da para ele é eu desconfio que foi algo que ele comeu e fez mal porque antes era só ração e água. E agora ele não quer comer mais nada. Vou ter que levar ao veterinário. Espero resposta desde já agradeço.boa noite.

    • Cobasi disse:

      Boa noite Maciel! Lamento ouvir sobre a situação do seu pet. Diarreia com sangue e vermes brancos podem ser sinais de algo não vai. Recomendamos procurar um veterinário imediatamente para avaliação e tratamento adequado.

Deixe o seu comentário